quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Só te amo até terça-feira, Rosa Luna



Título: Só te amo até terça-feira
Autoria: Rosa Luna
Colecção: Tiara
Editora: Livros d’Hoje
Nº. Páginas: 197


Sinopse:

Mariana nasceu sete minutos depois de Rosa Maria. A sua vida estava destinada a ser pequena e esquecida, com um namorado sem dinheiro que ainda vivia coma mãe. Num finca-pé pouco habitual, conseguiu tirar um curso administrativo, um de inglês e outro de francês e começou a trabalhar numa grande empresa. Era a Mariana ao fundo da sala, competente mas sem história. Tudo se transforma quando chega o filho do patrão, Diogo Vargas, um homem estonteante, bem vestido, perfumado, com um sorriso irresistível. Ainda não tinham trocado uma palavra e Mariana já imaginara o casamento, os filhos, o sexo extraordinário. Nada seria possível sem uma autêntica revolução. Esta chega pelas mãos de duas amigas – um par de lésbicas bem dispostas e atrevidas – que obrigam Mariana a mudar o visual. Radicalmente. O patinho feio torna-se um cisne com cabelo assimétrico, roupa de outlet e sapatos de cunha. Depois? Diogo repara na Mariana ao fundo da sala e vão jantar. Nada corre como seria de esperar. Ou será que Mariana conseguirá atingir o seu sonho?


Opinião:

Uma autora desconhecida com uma obra delicada e contemporânea capaz de agarrar o leitor com tal intensidade e afinco às suas páginas que se torna praticamente impossível fazer qualquer outra coisa que não folhear uma atrás da outra. E é também com Só te amo até terça-feira que se dá início a uma nova colecção dedicada ao romance no feminino – presenteada pela Livros d’Hoje –  intitulada de Tiara e que promete – e irá com certeza cumprir! – fazê-la sonhar e sentir-se que nem uma princesa!

Repleta de paixão e sofrimento, é sobre páginas em branco que Mariana se debruça em busca de um refúgio para a imensidão de sentimentos e histórias que tem para contar a ele, ao homem da sua vida. Nessas folhas soltas ela explica como conhecer Diogo alterou por completo e simplicidade e possível insignificância do seu futuro transformando-a, através das circunstâncias da vida e do destino, numa mulher corajosa, destemida e, principalmente, apaixonada. Como um livro escrito exclusivamente para ele, a nossa protagonista relata a sua inexperiência face um namoro pobre e uma família extravagante e tipicamente portuguesa, a paixoneta que fervorosamente desenvolveu pelo filho do patrão da empresa onde trabalha e as pequenas mas infalíveis formas que encontrou de se manter actualizada perante os estados emocionais e sociais dele e como algumas atribulações e eventualidades inesperadas levaram a que esse amor se tornasse, subitamente, em algo bastante mais palpável e físico – real.

Só te amo até terça-feira é como um pequeno diário privado que o leitor quer conservar, a todo o custo, bem pertinho do coração. Partilhando as várias emoções e diversões de Mariana, este é transportado para um enredo cuidado e actual, estruturalmente bem pensado e magnetizante de tão feminino e pessoal que é, absolutamente centrado no que é importante, ou seja, nas palavras que a protagonista tanto quer expressar e deitar para fora, quase como um desabafo.  

Mariana é simplesmente fenomenal na sua singeleza. Conseguindo captar total atenção do leitor logo desde o princípio, ela esforça-se por transparecer uma autenticidade e naturalidade genuínas, seja através da amizade que partilha com Joana e Sofia – duas confidentes sem as quais nunca conseguiria o que acabará por alcançar –, pelo amor incondicional que oferece a Diogo ou pela generosidade com que envolve os seus companheiros de leitura naquilo que a incomoda, a faz vibrar e enfurece.
Relativamente a personagens secundárias, pessoalmente, não há descrição possível. Rosa Luna fez um trabalho exímio no que diz respeito a transformar Só te amo até terça-feira num tipo de romance muito particular em que é estritamente necessária a sua leitura por forma a encontrar a sua verdadeira essência e profundidade.

Com um cenário português feito de belas paisagens, personagens chamativas e uma trama de mérito, Só te amo até terça-feira é um romance simples, de rápida leitura mas que qualquer alma ávida pelo género não quererá, de certo, perder! Dotado de uma linguagem tanto acessível como “corriqueira” e de uma capa bastante atractiva, está-se decididamente perante um excelente início de colecção que agradará a um vasto leque de personalidades literárias.

No final de contas, talvez somente seja necessário um “só te amo até terça-feira” para que a mais importante das decisões seja tomada – amar... ou não amar?

Gostei muito e, por isso, recomendo.  

2 comentários:

Patrícia Cálão disse...

Comecei a ler este livro agora. Por enquanto, estou a gostar e a simpatizar muito com a Mariana e as amigas dela. ;)

Pedacinho Literário disse...

É um romance simples que se lê num abrir e fechar de olhos.. :) Ainda bem que estás a gostar, vou aguardar a tua opinião :D

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.