sábado, 24 de setembro de 2011

Fama, Amor e Dinheiro, Menna Van Praag



Título Original: Happier than she’s ever been
Autoria: Menna Van Praag
Editora: Quinta Essência
Nº. Páginas: 157
Tradução: Dina Antunes


Sinopse:

May Fitzgerald tem, de repente, tudo o que sempre quis. Depois de anos a sentir-se gorda e pouco atraente e a procurar o amor nos sítios errados, tem finalmente a vida e o homem dos seus sonhos. Tudo devia ser tão perfeito – seguira a sua voz interior e ela conduzira-a à vida mágica com que sonhara.
Mas quando a sua nova vida como escritora de sucesso tem início, os velhos demónios de May surgem para a atormentar. As antigas inseguranças reaparecem e ela deixa-se fascinar pela lisonja e pelo brilho da fama. O seu comportamento começa a afectar o namorado e ameaça destruir a relação de ambos. Conseguirá ela dar a volta à situação e provar que realmente é possível ter tudo?


Opinião:

Menna Van Praag é fantástica na sua habilidade em deixar as mulheres deslumbradas com deliciosas passagens comoventes e espirituais sobre o amor, a felicidade e a beleza tanto interior como exterior, cuja magnitude e significado se encontram bem dentro de cada uma de nós em detrimento de nos outros. Depois de um Homens, Dinheiro e Chocolate extremamente feminino, divertido e sensível, Van Praag volta à carga com Fama, Amor e Dinheiro, um romance que continua a história de Maya (May) Fitzgerald no seu eterno percurso em busca de paz, criatividade e afecto.

Agora que está nos Estados Unidos a viver o verdadeiro sonho, com um namorado apaixonado e um livro que serve de inspiração a muitas outras mulheres, May julga ser impossível voltar a sentir-se insegura, melancólica e infeliz. No entanto, o percurso da vida nem sempre é regular e quando interferências inesperadas surgem no caminho, será preciso muito mais que a mera vontade ou desejo de ultrapassar algo para superar as adversidades na íntegra e de forma positiva. E, no final de contas, ninguém saberá melhor isso que a própria May...

A essência da autora continua fortemente presente neste segundo romance através de uma escrita magnetizante e melodiosa. O tom agradável e suave com que apresenta o seu enredo, pontuando as dúvidas e receios de May com pequenos diálogos repletos de sabedoria e oferecendo autênticos cenários paradisíacos – para quem respire livros – com as alegrias e sucessos da protagonista, aprisiona o leitor às suas palavras, mantendo-o constantemente alerta e curioso com o que poderá ainda advir.

May é instável na sua inocência perdendo, por vezes, o rumo e optando, ocasionalmente, por trilhos menos acertados arriscando, em consequência, tanto a felicidade como a segurança até então captadas. Contudo, é a sua vulnerabilidade e lado frágil que atrai o leitor até si, fazendo-o querer saber tudo sobre quem é e o que faz May Fitzgerald tão apelativa. O seu namorado, Ben, foi outra das personagens de relevo visto adquirir um destaque muito próprio e natural por representar o apoio e amor incondicional na vida de May. Porém, também as suas dúvidas e momentos mais dúbios serão um dos pontos altos de todo o livro.

Penso que, essencialmente, Fama, Amor e Dinheiro trata-se de um livro inspirador no sentido em que apela ao bom senso de quem o lê, inserindo-se bem no interior do seu leitor de modo a deixá-lo receptivo a uma mudança para melhor. Para além disso, retrata uma história sobre o real propósito e encontro de dois dos sentimentos mais importantes na vida do ser humano – o amor e a felicidade –, mostrando que na grande maioria das vezes, a pessoa comum acaba por procurar o que tanto anseia e deseja no local errado.

Tanto este como o romance anterior de Van Praag, Homens, Dinheiro e Chocolate, são obras que recomendo pela singeleza que as compõe. Sem dúvida uma muito boa aposta da Quinta Essência e, no final, volto a perguntar-me: quanto destes dois livros não terá sido baseado num caso verídico? Talvez até na vida da pessoa que lhe dá voz... 

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.