terça-feira, 7 de junho de 2011

O Jardim Encantado, Sarah Addison Allen



Título Original: Garden Spells
Autoria: Sarah Addison Allen
Editora: Quinta Essência
Nº. Páginas: 267
Tradução: Eugénia Antunes


Sinopse:

Num jardim escondido por trás de uma tranquila casa na mais pequena das cidades, existe uma macieira e os rumores que circulam dão conta de que dá um tipo muito especial de fruto. Neste encantador romance, Sarah Addison Allen conta a história dessa árvore encantada e das extraordinárias pessoas que dela cuidam...
As mulheres da família Waverle são herdeiras de um legado mágico – o jardim familiar, famoso pela sua macieira, que produz frutos proféticos, e pelas suas flores comestíveis, imbuídas de poderes especiais que afectam quem quer que as coma.
Proprietária de uma empresa de catering, Claire Waverley prepara pratos com as suas plantas místicas – desde as chagas que ajudam a guardar segredos até às bocas-de-lobo destinadas a desencorajar intenções amorosas. Entretanto, a sua idosa prima Evanelle é conhecida por distribuir presentes inesperados cuja utilidade se torna mais tarde misteriosamente clara. São elas os últimos membros da família Waverley – com excepção da rebelde irmã de Claire, Sydney, que fugiu da cidade há muitos anos.
Quando Sydney regressa subitamente a Bascom com uma filha pequena, a tranquila vida de Claire sofre uma reviravolta, bem como a fronteira protectora que erigiu tão cuidadosamente em redor do seu coração. Juntas uma vez mais na casa onde cresceram, Sydney reflecte sobre tudo o que deixou para trás ao mesmo tempo que Claire se esforça por sarar as feridas do passado. E em pouco tempo as irmãs apercebem-se de que têm de lidar com o seu legado comum para viverem as alegrias do futuro que se anuncia.


Opinião:

Sarah Addison Allen é das autoras com a escrita mais doce, mais ternurenta e encantadora que tive o prazer de folhear. Retratando sempre romances deliciosamente mágicos, com uma componente mística forte e bastante presente, a autora tem a extraordinária capacidade de transportar o leitor exactamente para o mundo onde as suas personagens vivem, sofrem e amam, tornando-o assim parte integrante da história. Ler Addison Allen é uma experiência única, que fica profundamente enraizada e marcada no coração do leitor, deixando-o com uma sensação inevitável de saudade aquando terminada a obra, e que somente se sente saciada após cada novo romance devorado.

O Jardim Encantado centra-se, essencialmente, na história das quatro mulheres Waverley e da macieira que faz parte da família há mais gerações do que aquelas possíveis de contar. Segundo os rumores locais, quem se atrever a provar o fruto de tão especial macieira será assombrado com a visão da sua morte. A pessoa não saberá o onde nem o quando tal acontecerá, somente o como. E é por isso que o dever das Waverley se cinge em guardar a árvore das garras de possíveis curiosos e interessados, de modo a permanecer intacto o mistério que é viver a vida em pleno. Assim, seguimos as passadas de Claire Waverley, a protagonista do livro, que com o seu dom para confeccionar saborosas refeições temperadas com plantas comestíveis criadas também no seu jardim, faz circular por toda a cidade de Bascom os mais deliciosos pratos com a ajuda da sua conhecidíssima empresa de catering. Sendo apaixonada por comida, Claire nunca teve a oportunidade de conhecer o verdadeiro prazer do amor, deixando esse assunto para a sua irmã rebelde, Sydney que, desde muito jovem, se deixou aventurar em viagens extraordinárias por locais infindáveis em busca da liberdade e do esquecimento familiar pelo qual tanto ansiava. Porém, dez anos depois, Sydney regressa a Bascom com uma menina pequena, Bay, a sua filha, com o intuito de se esforçar em refazer uma vida perdida e recheada de violência e de más decisões, procurando assim refúgio onde sabe ter a possibilidade de oferecer um melhor futuro à sua preciosidade, também ela abençoada com o dom de saber com exactidão o local a que as coisas e as pessoas pertencem. Quanto a Sydney, não existem melhores mãos para tratar de cabelos que as dela e para Evanelle, a prima já de certa idade e restante membro vivo dos Waverley, não há nada como abençoar as pessoas ao oferecer-lhes objectos estranhos que, mais cedo ou mais tarde, acabarão por lhes encontrar o uso.
Recheado de pequenas grandes riquezas, O Jardim Encantado é um romance enternecedor que fará aquecer o coração de qualquer um que o leia. Um livro que ficará eternamente no interior do seu leitor pelo simples facto de retratar o conhecimento de um símbolo – o amor – ao qual todos deveriam de ter acesso e sem o qual é impossível viver. Uma história divertida sobre uma macieira com vontade própria, uma família excentricamente dotada, um amor por descobrir e uma rivalidade transmitida em inúmeras desavenças entre duas irmãs que, aparentemente não tem nada a ver uma com a outra mas que, no fundo, não poderiam ser mais semelhantes.

Amoroso, romântico e, ao mesmo tempo, com uma carga de suspense e perigo iminente, Sarah Addison Allen presenteia o leitor com uma obra diferente, especial e, sem dúvida, excepcionalmente singular. Um livro que terá vontade de reler mais tarde e no qual conseguirá sempre encontrar um pormenor que lhe passou despercebido.
Se acredita no poder da amizade e do amor, em ambientes mágicos, em personagens fantásticas e lugares onde desejaria viver, então este é o romance perfeito para si. Não o deixe escapar, prometo que não se arrependerá.

5 comentários:

Tita disse...

Li este livro no mês passado e adorei, desde a história às personagens. Foi um livro que devorei.
Mas tenho uma correcção a fazer.
As maças, da macieira das Waverley, não dão a visão da morte da pessoa. Mas sim, um acontecimento futuro marcante, que pode ser ou não, a morte. Tens, por exemplo, o "sonho" do Tyler após comer a maça.

Pedacinho Literário disse...

Então será uma excelente oportunidade para participares no passatempo da autora, que está actualmente no ar. :)

Ká Guimarães - Mk Design e Arte disse...

Quero ler \o/. Lá vai eu atrs do livro para comprar kkkkk Amei sua resenha, fiquei com vontade de ler.

Bjks
Ká Guimaraes
Acordei com vontade de ler.

Unknown disse...

Preciso urgentemente de um pequeno resumo do livro....lio ha uns 3 meses, e resolvi ultiliza-lo para apresentar o seu resumo na aula de port. sok nao sou mto boa para resumos e preciso de uma excelente nota...por isso memo...ajudem-me com este resumo -.-
por favor...mto obgd

Pedacinho Literário disse...

Olá, Cristiana
Parte de mim quer acreditar que esta tua mensagem é na brincadeira, tudo porque, como deves compreender, não é um pedido que se faça — ainda para mais via online (além disso, não sei se reparaste mas esta opinião/leitura tem já 3 anos). Espero, contudo, que tenhas conseguido escrever um bom resumo sobre este livro e que tenhas tido uma excelente nota no teu trabalho...

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.