quinta-feira, 23 de junho de 2011

Novidade Porto Editora - "Purgatório", de Tomás Eloy Martínez


A Porto Editora publica, no dia 30 de Junho, Purgatório, o último romance de Tomás Eloy Martínez. Purgatório é uma odisseia sobre um casal de cartógrafos que sofre, em 1976, as consequências da ditadura militar argentina e que só volta a reencontrar-se passado 30 anos, em New Jersey. O exílio, o medo da morte e a esperança de encontrar o que se perdeu são peças que movem este maravilhoso romance, por muitos considerado o melhor e mais pessoal livro do escritor e jornalista argentino, falecido em Janeiro de 2010.

Título: Purgatório
Autoria: Tomás Eloy Martínez
N.º Páginas: 224

Lançamento: 30 de Junho
PVP.: 16,60€

Sinopse: No Inverno de 1976, em plena ditadura, Simón Cardoso é detido pelos militares argentinos e nunca mais volta a aparecer. Trinta anos depois, porém, a sua mulher, Emilia Dupuy, fica paralisada ao ouvir a sua voz num restaurante dos arredores de New Jersey. O mundo, que se desmorona com a tragédia, recupera então a luz. Será possível reaver o tempo perdido?
A partir deste inusitado encontro, Tomás Eloy Martínez enlaça a ansiedade de um amor perdido e recuperado com a reconstrução magistral da irrealidade criada pelo exílio - um exílio que ele próprio conheceu.
Aliando uma linguagem sóbria e uma história tão estranha quanto intensamente real, Purgatório ficará por ventura como a melhor obra de um autor já reconhecido como um clássico pela crítica internacional.

Sobre o autor:
Jornalista, professor e escritor, Tomás Eloy Martínez nasceu em Tucumán, Argentina, em 1934. Viveu vários anos no exílio e é autor de dois romances considerados clássicos da literatura argenina: La Novela de Perón (1985) e Santa Evita (1995), que foram traduzidos em mais de 30 línguas e publicados em mais de 60 países. Galatdoado com inúmeros prémios, foi finalista da primeira edição do Man Booker Internacional em 2005. Faleceu em Janeiro de 2010. 

Imprensa:
Tomás Eloy Martínez confirma o seu lugar entre os melhores escritores da América Latina.
The New York Times

E porque a História foi o que foi, a Literatura oferece-nos o que a História nem sempre pôde ser.
Carlos Fuentes, El País

Tomás Eloy Martínez foi o principal autor de romances políticos da Argentina.
Expresso

Purgatório liberta uma história credível como testemunho e como delírio.
Juan Villoro, El Periódico

Desde Santa Evita que Tomás Eloy Martínez não escrevia um texto tão comprometido e pessoal.
La Nation

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.