quarta-feira, 22 de junho de 2011

O Feitiço da Lua, Sarah Addison Allen



Título Original: The Girl Who Chased the Moon
Autoria: Sarah Addison Allen
Editora: Quinta Essência
Nº. Páginas: 241
Tradução: Eugénia Antunes


Sinopse:

Emily Benedict vai para Mullaby, na Carolina do Norte, na esperança de resolver pelo menos alguns dos mistérios que rodeiam a vida da mãe. Porém, assim que Emily entra na casa onde a mãe cresceu e trava conhecimento com o avô, cuja existência sempre desconhecera, descobre que os mistérios não se resolvem em Mullaby, são um modo de vida: o papel de parede muda de padrão para se adequar ao estado de espírito do ocupante do quarto, luzes inexplicáveis dançam pelo quintal à meia-noite, e uma vizinha, Julia Winterson, cozinha esperança sob a forma de bolos, desejando não apenas satisfazer a gulodice da cidade mas também reacender o amor que receia ter perdido para sempre. Mas porque desencorajam todas as relações de Emily com o atraente e misterioso filho da família mais importante de Mullaby? Ela veio para a cidade a fim de obter respostas, mas tudo o que encontra são mais perguntas.
Um bolo de colibri poderá trazer de volta um amor perdido? Haverá mesmo um fantasma a dançar no quintal de Emily? As respostas não são nunca o que esperamos, mas nesta pequena cidade de adoráveis desadaptados, o inesperado faz parte do dia-a-dia.


Opinião:

Que romance mágico!
Com tanto talento misturado com uma imensa sabedoria e uma irrepreensível sensibilidade literária fica complicado elogiar ainda mais o excelente trabalho escrito que tem caracterizado Sarah Addison Allen até ao momento. Altamente recomendado e emocionalmente enternecedor, O Feitiço da Lua é a terceira obra, editada em Portugal, de tão magnífica autora. Voltando a presentear os seus leitores com uma narrativa profundamente doce e rica em pequenas particularidades mágicas, Sarah Addison Allen faz jus às suas promessas de duplamente deslumbrar a cada novo romance publicado. Cada vez mais se torna difícil e exigente acalentar o vício e a sofreguidão que esta autora deixa no leitor sempre que uma leitura sua termina, e não fosse a possibilidade e desejo de releitura de todas as suas anteriores obras, sem dúvida que seria extremamente complexo aguentar todo o passar de um processo imaginativo aguçado e, de certo, criativamente rigoroso.

Emily muda-se para Mullaby, onde vive o avô, após ficar órfã e sem outro parente a quem recorrer. Na esperança de desvendar alguns dos muitos segredos que envolvem a história da mãe, a nossa protagonista depara-se com toda uma comunidade misteriosa e algo bizarra que não só se recusa a falar sobre o assunto como, claramente, esconde algo que desperta ainda mais a curiosidade de Emily. Julia, gulosamente dotada, faz bolos que são uma delícia! Contudo, atrás desses simplesmente extraordinários e divinais bolos está Sawyer, uma lembrança antiga, que fará o possível – e o impossível – por remediar alguns dos erros cometidos no passado. Automaticamente simpatizando uma com a outra, e acompanhada de um papel de parede que muda sozinho consoante o humor presente e luzes que assombram o quintal durante a noite, Emily aprenderá uma grande lição sobre amor, amizade e auto-descoberta.
Com uma inteligência impecável e uma delicadeza exuberante, Sarah Addison Allen desperta a curiosidade para mais uma cidade atormentada por questões mágicas e inexplicáveis que conserva toda uma ambiência encantadoramente envolvente e dominante. Sempre com uma pitada de mistério e suspense, os romances de Allen mostram um leque vasto e único e possibilidades e esperança que, actualmente, são como uma lufada de ar fresco perante uma rotina diária que pouco oferece de entusiasmo ou diferença.

O ponto forte de romances como O Feitiço da Lua são os pequenos mas notórios detalhes. As peculiaridades enfeitiçadas por uma magia sedutoramente inebriante; o toque comestível que a autora especificamente confere às suas narrativa e que, pelas descrições e receitas, acresce um aguçar de uma gula poderosa e irremediável; a conquista de confiança e afinidade entre as suas personagens, seja a nível principal ou secundário, e que concede um certo grau de realidade e naturalidade facilmente presente no dia a dia do seu leitor e, claro, a não esquecer, o próprio mistério que tece uma teia envolvente e chamativa, que serve não só como fio condutor durante toda a história como também quebra um pouco todo o encantamento sobrenatural encontrado. De leitura compulsiva e grandemente cobiçada, O Feitiço da Lua é um romance extremamente absorvente, fascinante, ambicionado. O único aspecto menos positivo vai, efectivamente, para a recta final do enredo. Confesso que fiquei surpreendida, pois desagrada não seria o sinónimo mais adequado uma vez que apreciei bastante esta leitura, ao deparar-me com um final um pouco em aberto, sem definição concreta, e que permite à imaginação de cada um esvoaçar por campos indeterminados. Penso que, de certa forma, deixa aquela esperança de posteriormente se voltar a Mullaby mas, por outro lado, fica uma sensação algo agridoce pelo meio. Ainda assim, embora tenha gostado particularmente desta história, O Jardim Encantado continua a presidir o topo dos livros lidos de Sarah Addison Allen... a ver vamos o que acontece com A Árvore dos Segredos!

Mais um fantástico romance de Allen, mais uma história especialmente adorável e luminosa. Não tenho quaisquer dúvidas de que quem lê Sarah Addison Allen uma vez, não mais consegue sobreviver, literariamente, sem ela. A autora é simplesmente magnífica. Genial. Brilhante!
Gostei muito. 

2 comentários:

Sandra disse...

Olá passei por aqui para dizer que tomei conhecimento desta linda autora graças a si! OBRIGADA!!!!
E já agora não posso deixar de dizer que a sua opinião está maravilhosa! Adorei :) beijinhos

Pedacinho Literário disse...

Olá, Sandra :)

Oh... Obrigada. Fico muito contente. :) Sarah Addison Allen é simplesmente mágica. Uma excelente aposta!

Beijinhos*

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.