quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Uma Mulher de Sonho, Fern Michaels



Título Original: Pretty Woman
Autoria: Fern Michaels
Editora: Editorial Presença
Colecção: Champanhe e Morangos, N.º 44
Nº. Páginas: 300
Tradução: Ana Mendes Lopes


Sinopse:

Uma Mulher de Sonho é um livro inspirador que nos conta a história de Rosie Gardener, uma mulher que, já nos trinta e com excesso de peso, se deixa seduzir por Kent Bliss, um mulherengo muito atraente que apenas está interessado no dinheiro e no estilo de vida luxuoso que Rosie lhe pode proporcionar. Apesar dos avisos bem-intencionados de Vickie, a sua melhor amiga, Rosie acaba mesmo por casar com Kent, e o desastre confirma-se. Humilhada pelo desprezo a que o marido a vota ao longo de três dolorosos anos de casamento, Rosie reúne finalmente coragem para o mandar embora e decide recuperar a sua auto-estima através de um regime de dieta e de exercício físico. Só que, por um capricho do acaso, exactamente no dia em que toma esta difícil decisão ganha 302 milhões de dólares num bilhete de lotaria... Mas mais do que tudo, são os amigos e a inabalável vontade de vencer da própria Rosie que a levam a agarrar a vida com uma paixão que nunca imaginara possuir.


Opinião:

O romance é um estilo de escrita que aprecio pela abordagem simples e, por vezes, muito directa que faz de temas que, inconscientemente, tentamos complicar no nosso dia-a-dia. A dissecação do amor pode ser mostrada de inúmeras formas e é com este imenso e verdadeiramente profundo e enternecedor género literário que o leitor tem acesso a todas elas, desfrutando assim de horas infindáveis e agradáveis de leitura e de momentos tanto de reflexão como de entretenimento ou de refúgio face os problemas e as inconstâncias da vida.
Fern Michaels é uma excelente contadora de histórias românticas. Fazendo uso de uma escrita clara e suave, a autora sabe exactamente onde e quando colocar este ou aquele momento. E embora Uma Mulher de Sonho não esteja totalmente desprovido de clichés ou de circunstâncias previsíveis, todos esses instantes trazem algo de novo e de rejuvenescedor à essência final do enredo, que, numa última análise, alberga uma mensagem extremamente importante e que é necessária ser passada entre mulheres.

Rosie Gardener é uma personagem feminina comum passível de ser facilmente encontrada no nosso percurso diário. Está na casa dos trinta, tem um emprego estável e rentável, está apaixonada e, para seu infortúnio, não se consegue ver livre daqueles quilinhos a mais acumulados com o tempo. Porém, o seu amor somente é correspondido quando dinheiro ou bens materiais se encontram, e em proporções bem superiores, na mesma equação – o que é uma constante. E se, inicialmente, Rosie se deixa levar por inúmeras humilhações e por um descontentamento persistente, rapidamente ela ganha vontade própria e força suficiente para fazer frente ao mal feitor do seu marido (de há já três longos anos) e para começar a amar-se a si mesma. Será a sua determinação e empenho em contornar as adversidades do caminho e em procurar alcançar a verdadeira felicidade que guiarão o leitor numa história consciente, romântica e repleta de pequenas surpresas e encantos.
Kent Bliss é, de igual modo, uma personagem peculiarmente interessante e que, de uma forma algo incompreensível e até desprezível, consegue apelar à simpatia e desespero do leitor, deixando-o pertinazmente no limiar do espanto e da repulsa. As suas acções são abomináveis e o seu intelecto encontra-se centrado num único objectivo – conseguir deitar mão a parte do dinheiro da lotaria –, o que servirá também de mote para incontáveis momentos de suspense e sobressalto.

As personagens secundárias que seguem de perto os dois protagonistas deste romance são igualmente apelativas. Por exemplo, Jack Silver seduz qualquer coração feminino ao demonstrar apreço e segurança face não só o rigoroso treino de Rosie como também relativamente ao seu aspecto exterior e (principalmente) interior. Temos ainda Luna Mae que, como governanta, faz o leitor soltar uma ou outra gargalhada e Vickie que confere uma certa descontracção e casualidade a toda a trama.

O enredo é credível e fluído e, como referi anteriormente, ainda que ofereça uma certa previsibilidade em termos narrativos, não deixa de surpreender à sua maneira. Para os amantes de outros géneros que procuram uma ruptura ou algo diferente num outro tipo de literatura, esta não será, certamente, uma leitura extraordinária e viciante mas que, no entanto, permitirá ao leitor desfrutar de uns quantos momentos de relaxamento, desprovidos de preocupações. Contrariamente, para quem elege a literatura romântica como a sua favorita, não tenho dúvidas de que Uma Mulher de Sonho será um livro apropriado e que trará incalculáveis alegrias e sensações aprazíveis.

Uma Mulher de Sonho, mesmo não se tratando de um romance por aí além, não deixa de ser uma leitura que recomendo por representar uma obra inteligente, com uma abordagem diferente tanto no que diz respeito ao amor como sobre a confiança que devemos de ter em nós mesmos, perfeita para se ler numa tarde solarenga de Verão. O aspecto mais importante referido neste livro é mesmo a segurança, confiança e amor que temos obrigatoriamente que ter por nós próprios... penso que, de uma forma pouco literal, se centra no ditado popular «primeiro nós e depois os outros». Para quê sofrer quando podemos ser felizes?
Com uma capa bonita, um leque para afugentar o calor e uma história dotada de uma mensagem alerta e imprescindível nos dias de hoje, Fern Michaels é uma autora que espero ter oportunidade de continuar a seguir e Uma Mulher de Sonho perfaz-se como mais uma excelente aposta da nossa Editorial Presença

Para mais informações sobre a obra, consulte aqui! 

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.