segunda-feira, 1 de agosto de 2011

45 Dias de Desafios Literários - Dia 12: Saga Favorita

Eleger unicamente uma saga é-me impossível, principalmente por estarmos numa altura literária em que o que mais há por aí espalhado é isso mesmo – sagas. Assim, vou reduzir as inúmeras hipóteses e séries de que gosto para somente duas – nada mau, não acham?

Adorei todo este conjunto de livros. Um dos primeiros universos – se não mesmo o primeiro – verdadeiramente mágicos que li e que acompanhou grande parte da minha adolescência. Cresci com Harry Potter e comecei a amar a literatura com Harry Potter... pelo que sou incapaz de encontrar as palavras certas para descrever o quão influenciada fui por tão brilhante série retirada de uma ainda mais brilhante mente criativa. É-me impossível não agradecer a J.K. Rowling pelo escape e pelo mundo que me permitiu desfrutar – assim como a muitos outros milhares de jovens – e é por tudo isto e muito mais que nomeio esta série como uma das minhas favoritas.
Acrescento ainda que o meu livro favorito é, sem dúvida, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban.

A segunda é a série Mercy Thompson, da autora Patricia Briggs. Além de serem livros incrivelmente bem escritos pelo seu tom adulto e intelectual, Mercy Thompson é uma protagonista forte e de merecida reputação. Apaixonei-me pela sua força e destreza e é, também, pela forma criativa com que a autora consegue conduzir toda uma trama envolvente das mais diversas espécies sobrenaturais sem cair no comum ou no cliché, que encontro nesta série um grande favoritismo e apreciação da minha parte. Embora só estejam, actualmente, três volumes publicados em Portugal, Mercy Thompson Series conta já com 6 livros publicados no seu idioma original. Para quem não conhece e gosta do género de fantasia, esta é uma série que não vai querer deixar passar ao lado.
Dos três, o que mais gostei foi Vínculo de Sangue.

3 comentários:

Rita disse...

Olá!

Nunca li Harry Potte... Sei que marcou uma geração e que muitos são os fãs que cresceram a ler os seus livros. Contudo, como o bichinho literário me nasceu à relativamente pouco tempo, vi somente os filmes.

Em relação à Mercy, não a nomeei como sendo das minhas sagas preferidas, mas confesso que é das sagas que mais prazer me dá acompanhar. Tanto pela personalidade da Mercy, que gosto bastante, como pela escrita da Briggs, que é extremamente agradável. :)

Beijinhos

Pedacinho Literário disse...

Ai Rita, perdeste uma loucura dos diabos! Se não estou em erro, foi mesmo com o Harry Potter que comecei a gostar de ler e foi também com a série que o bichinho pela literatura fantástica nasceu. Sim, acredito que marcou toda uma geração, tanto a nível literário como cinematográfico, e embora agora os primeiros talvez façam alguma confusão por serem mais juvenis, digamos assim, penso que é uma série que deverias de ler na mesma. A sério.. experimenta! :)

Gosto muito das séries da SdE, tirando uma ou outra. Se não me engano, deve de ser das poucas editoras – se não mesmo a única – que edita uma série do princípio ao fim e com uma certa rapidez (do tipo, dois a três livros por ano). Nomeei a da Mercy porque, além de gostar mesmo muito, há outras que tenho a certeza de que vou gostar mas que ainda não li... como aquelas que referiste neste teu dia de desafio.

Beijinhos

Rita disse...

Conheço muitas pessoas da minha idade, que me dizem o mesmo, que foi muito bom crescer com esta saga e quase crescer com as personagens... Quanto a experimentar, vou seguir o teu concelho e irei comprar a saga. Já me disseram que um bom apreciador de fantasia, tem de ler Potter.eheh :P Obrigada pela sugestão, acredito que mesmo sendo um pouco juvenis, gostarei do mundo, pois sempre gostei de acompanhar os filmes. :)

Também é das minhas editoras preferidas e muito pelos aspectos que frisas, sendo das editoras que mais livros possuo. :) Em relação às outras sagas, acredito que irás gostar. :)

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.