quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Noites de Paixão, Cheryl Holt



Título Original: Further than Passion
Autoria: Cheryl Holt
Editora: Quinta Essência
Nº. Páginas: 295
Tradução: Maria Emília Ferros Moura


Sinopse:

Kate Duncan concorda em ajudar a prima a conquistar um marido até que percebe que a jovem deseja usar uma suposta poção de amor para seduzir Marcus Pelham. Para provar que o elixir não passa de uma bebida sem qualquer efeito mágico, Kate bebe-o e vive o momento mais sensual da sua vida ao apanhar Marcus em plena sessão amorosa com outra mulher. Todos os nervos do corpo de Kate reagem ao observá-lo no meio das sombras, mas o despertar dos sentidos será uma consequência da poção ou do atraente homem? Felizmente, Marcus não repara que Kate o espia, ou pelo menos ela assim o pensa...
Na qualidade de conde de Stamford, Marcus tem a seus pés muitas mulheres. Contudo, nada o excitou tanto como a imagem de Kate a observá-lo. Marcus vai então tentar seduzir Kate e bebe, também ele, a poção. Contudo, o jogo assumo contornos inesperados quando Marcus se vê verdadeiramente atraído pela inocente Kate. Ao ensinar-lhe a excitante arte da sedução, será que se apaixona perdidamente pela primeira vez? E será ele capaz de amar uma única mulher para o resto da vida?


Opinião:

O romance histórico sensual, aparte da fantasia no geral, é dos géneros literários que mais estimo e gosto de folhear. Felizmente, já tive o prazer de conhecer grande parte das obras de algumas das autoras do género fortemente aclamadas pela critica internacional e encontro em Cheryl Holt mais uma referência de grande mérito e deleite. Apaixonante, espectacularmente bem escrito e cativante, são apenas alguns dos sinónimos que caracterizam tanto a escrita como a própria história com que a autora presenteia o seu público em Noites de Paixão. Tocado pela força do amor e pelo poder da amizade, este é um romance imperdível para todos os apreciadores do sensualismo inerente à História e, como se tudo isso não fosse por si só chamativo o suficiente, Noites de Paixão apresenta-se ainda num formato atraente com uma capa apelativa e uma fita de cetim rosa a simbolizar o seu conteúdo algo proibido e secreto.

Como habitualmente presente neste tipo de obras, o ponto forte e que verdadeiramente as enaltece centra-se na ligação tecida entre os dois protagonistas e, como seria de esperar, Holt não lhe foge à regra. A sua excepção recai, possivelmente, na profundidade com que assiste as suas personagens e nos pequenos e numerosos pormenores com que as embeleza. Perante o leitor dispõem-se pessoas comuns, com personalidades vincadas e muito próprias, de estatuto nobre, retratadas de belíssima e irrepreensível forma. Tendo, em última análise, cada um aquilo que merece, Holt transpõe para o papel todas as suas qualidades enquanto exímia contadora de histórias e mostra, acima de tudo, a um público sequioso por uma trama envolvente e expressiva que, por vezes, as aparências iludem – e de que maneira! É através das acções e das atitudes das suas personagens secundárias e até das de maior destaque que Cheryl Holt controla as reviravoltas inesperadas e os acontecimentos de forte impacto, mostrando não apenas um lado bom e confortável das suas personalidades como também os seus momentos mais mesquinhos e maquiavélicos.

Dou nota de destaque ao conteúdo mágico e enigmático que percorre as linhas desta narrativa. A poção que algumas – não é só uma! – das personagens ingere é verdadeiramente curiosa e até intuitiva o que faz com que o leitor entre num constante questionamento perante os acontecimentos amorosos dados e os sentimentos descritos. Será magia ou pura realidade? Esta é uma questão que fica em aberto, permitindo ao leitor dar asas à sua própria imaginação ao deixar-se embrenhar num universo inexplicável mas decididamente sedutor.

As personagens são implacáveis! Tanto o par principal como o secundário são revigorantes. Seguindo por caminhos ora conturbados ora atrevidos, conferem uma vitalidade e continuidade bastante interessantes e motivantes que possibilitam o desfrutar de uma leitura não só agradável como descontraída e fluida. Kate é simplesmente genial. De uma força e controle excessivo, faz o maior dos esforços por não se deixar corromper e quando os problemas lhe batem à porta, enfrenta-os de cabeça erguida e peito cheio. Sem medos ou receios, encara a vida e as suas inconformidades de frente e sem nunca vacilar. No caso de Marcus o cenário é ligeiramente diferente. Acostumado aos prazeres fáceis da carne e do álcool e escandalosamente provocado por uma fortuna que tende a fugir e por uma jovem inocente que procura apoio financeiro e titular nos braços errados, ele deixa-se influenciar por uma obscura e incontrolável sensação de familiaridade e conforto encontrada na presença de Kate e, mesmo sem o saber, será capaz de ir até ao fim do mundo para trazer de volta aquilo que verdadeiramente o faz feliz... e que, até então, esteve adormecido. Quanto ao segundo casal, vou manter o anonimato - para não estragar a surpresa. Contudo, posso afirmar tratar-se de uma relação pura e extremamente enternecedora, capaz de esboçar incontáveis sorrisos e suspiros. Um verdadeiro amor à moda antiga!

Em relação às restantes personagens, a calidez e qualidade persiste. Algumas irritantes outras hilariantes, Cheryl Holt oferece um pouco de tudo criando assim uma atmosfera diversificada e que facilmente apela à empatia entre leitor e personagens.
A trama em si é espectacular. Embora, por vezes, algo previsível, não deixa de manter o interesse e a expectativa bem elevadas e de cativar a cada capítulo percorrido. Com altos de baixos, picos de emoção e suspense, Noites de Paixão é, decididamente, uma obra que interage e provoca o leitor, deixando-o consecutivamente à beira do abismo e seja isso pela forte carga emocional retratada ou pela irritação em relação a algumas personalidades mais singulares.

Um livro interessante e perfeito para acompanhar uma ida à praia ou à esplanada. Uma história envolvente e que se verá percorrida com rapidez e avidez. Uma leitura breve mas incrivelmente satisfatória e aliciante que deixará um sorriso incontornável nos lábios de qualquer seu leitor. Uma autora que recomendo e mais uma excelente aposta da nossa adorada Quinta Essência

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.