sexta-feira, 22 de junho de 2012

Pequenos Prazeres, Arthur de Pins [Opinião]




Título Original: Péchés Misgnons e Chasse à L’Homme
Autoria: Arthur de Pins
Editora: Contraponto
N.º Páginas: 171
Tradução: Susana Silva


Sinopse:

Arthur é um rapaz um pouco tímido, mas bem-disposto, desportista ocasional, fumador (também) ocasional, amigo do seu amigo, divertido, girinho, segundo as amigas... e absolutamente obcecado por mulheres. Não pode ver uma rapariga bonita que fica a pensar nela horas a fio, e consegue seguir um fio dental a sair de uns jeans durante quilómetros. É capaz de cortar o cabelo quase à máquina zero só para espreitar o decote da cabeleireira mais uns minutos, e o seu sorriso palerma é conhecido por todas as miúdas giras do bairro.
Mas Arthur não é nenhum Don Juan; é bem capaz de se apaixonar e de entregar o seu coração, e vive relações muito felizes... até ao momento fatal em que elas perguntam: «Em que é que estás a pensar, querido?»
Tudo muda no dia em que conhece Clara. Esta miúda de espírito livre, respondona e muito senhora do seu nariz apanhou-o pelo coração (e outros órgãos). Mas será que Clara e Arthur conseguirão prescindir dos pequenos prazeres da vida de solteiros?


Opinião:

Entre as saias de uma mulher, o decote de uma jovem ou as pernas de uma senhora, existe uma personagem animada capaz de tudo por um pequeno, ínfimo, vislumbre de pele humana. Alta ou baixa, magra ou com uns quilitos a mais, morena, ruiva ou loura, o que interessa é que esteja bem equipada... e que seja, não só versátil, como aventureira. Mas o que estará este rapaz disposto a fazer, a prescindir, quando o cúpido lhe acertar com a sua famosa flecha do amor?

Pequenos Prazeres trata-se de um livro verdadeiramente humorístico, brilhantemente ilustrado com imagens apelativas, de tons exuberantes, e excelentemente escrito quando o objectivo é entreter o seu leitor e, acima de tudo, fazê-lo soltar umas quantas, muitas, gargalhadas.
Arthur de Pins é magnífico no seu estilo descontraído e até algo mundano, cativando ao virar da primeira página quando fica bem patente o conteúdo explícito, provocador, e deveras divertido, da restante obra que se encontra pela frente. A sua escrita é simples, em concordância com o género da banda desenhada, e as suas ilustrações são maravilhosamente estupendas, sendo não só portadoras de uma graça sem igual como, em equivalente medida, de uma grafia decididamente atractiva ao olhar.

Os habitantes destas páginas são muitos, e todos eles especiais à sua maneira. Mil rostos percorrem mil e um quadradinhos de BD, mas quem asseguradamente capta a atenção do leitor é um Arthur em desespero, lascivo, exuberante e recheado de todo o tipo de artimanhas e facetas. O seu modo de estar, a sua personalidade e a esperteza com que se apresenta em situações de vergonha extrema, sensualidade ritmada ou provocação dissimulada, é a cereja no topo do bolo de uma viagem inigualável pelo campo travesso da mente masculina. Uma personagem que deixa muito a descoberto, e que não tem qualquer receio ou pudor em se mostrar exacta e precisamente tal e qual como é.

Dividido em duas partes, dois momentos bastante promissores e revolucionários na vida de um protagonista decididamente singular, este enredo permite percepcionar dois lados, comportamentos, distintos. Enquanto que no «antes» se observa um desligamento sério, seguro e fiel em relação a uma vida pontuada pela companhia de uma só mulher, no «depois» sente-se uma certa necessidade de que isso venha a acontecer, embora todos os ensinamentos, hábitos e desejos anteriores se continuem a manifestar. Contudo, são esses instantes, ocasiões remotas no tempo, os pontos ostentosamente cómicos que, por consequência, acabam por originar outras situações inacreditavelmente espirituosas.

Este é, sem dúvida, um livro que qualquer tipo de leitor ou mero apreciador de banda desenhada irá adorar ler, pois é um facto que inseridos na trama se encontram inúmeros temas actuais, modernos, da sociedade em que vivemos. Abordando questões como a infidelidade, a insegurança pessoal, o descompromisso ou a necessidade de se chegar a um acordo consensual dentro de uma relação, no seu conjunto, estes «assuntos» formam somente uma pequena, fragmentada, parte de um enredo que se revitaliza, que se exibe, pela eterna tentação, desafio e jovialidade. Mas, ainda que algo dissimuladas, estas pequenas mensagens e situações não deixam de ser parte integrante no conteúdo narrativo.

Para mim, Pequenos Prazeres foi uma leitura magnificamente deliciosa, sempre em constante delírio e simplicidade que, no final, me deixou com um gigantesco sorriso nos lábios. Um livro que li de uma assentada, que não descansei enquanto não terminei, e ao qual não consegui resistir.
Uma belíssima aposta por parte da Contraponto, que continua a surpreender os seus leitores com obras únicas e diferentes. Sempre a marcar pela diferença...  

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.