segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O que 2012 trouxe, e o que ficou...



Passou rápido. Sim, sem dúvida que 2012 foi um ano veloz, que, subitamente, se viu às portas de uma nova entrada. Em termos literários, foi com algum pesar que mais um ano se passou. Não foram muitas, as mudanças, mas os desejos, esses sim, foram bastantes, aqueles que ficaram para trás, por se concretizar, por alcançar. Ainda assim, não posso dizer que tenha sido um ano mau, muito pelo contrário, prefiro denominá-lo como um ano que poderia ter sido melhor...
Com algum desalento, constato que foram percorridas menos páginas, menos histórias, em comparação com o ano anterior, e, numa análise profunda e inteiramente geral, as que vim a conhecer ao longo de todos estes dias, não foram, no real termo da palavra, assim tão impressionantes. Sim, algumas narrativas destacam-se, pela sua magnificência, pelo espanto que causaram, pela alegria que transmitiram, mas quando vou a contabilizá-las... não foram assim tantas quanto isso. Desse modo, este será um top ligeiramente mais pequeno mas, nem por isso, menos interessante.
Ainda em jeito de balanço, as opiniões podem não ter sido tantas quanto gostaria (algumas encontram-se ainda em atraso, de leituras de 2012, mas as quais espero publicar brevemente e, assim, inclui-las na sua lista correspondente), mas dúvidas não restam de que o Pedacinho continuou a crescer, ganhando novos seguidores, novos amigos, novos leitores. A todos vocês, companheiros das letras, bloguers e editoras parceiras, deixo-vos um gigantesco obrigado, do fundo do coração, pela companhia, pelo apoio, pelas oportunidades que me têm ofertado. Sem vocês, este cantinho não seria nem um terço do que é hoje! Assim, desejo-vos ainda uma excelente entrada em 2013, com os votos sinceros de que todos os vossos sonhos se vejam realizados, e de que todas as vossas preocupações se vejam ultrapassadas. Em suma, quero-vos tudo do melhor. =)

Agora... as leituras que mais marcaram o Pedacinho. Aviso, novamente, que nem todas se encontram com opinião publicada, mas, não haveria de ser por isso que as faria passar ao lado. Sem ordem de preferência, deixo-vos: 

os favoritos do ano

    
    
  

Para variar, deixo ainda três Menções Honrosas. Tratam-se de leituras que foram do meu inteiro agrado mas que, de alguma forma, se encontram um pouco abaixo dos mais espectaculares do ano mas, também, um pouco acima de todos os outros. 


as menções honrosas

  
  

Para 2013, e exlusivamente em termos literários, espero que não só o número de leituras aumente, como também a qualidade das mesmas. Quero impressionar-me. Quero deleitar-me com mundos maravilhosos, enredos dominantes e personagens fervorosas. Quero, essencialmente, que seja um excelente ano... para mim, e para vocês.

Até já!
Boas Leituras & Uma Excelente Passagem a Todos

6 comentários:

Ivonne Zuzarte disse...

Excelente post ;)

Também inclui 'Divergente' na minha lista ;)

Li 'A Culpa é das estrelas', mas mesmo assim, acabei por chegar à conclusão de que não me surpreendeu tanto como as leituras que acabei por incluir no meu TOP 5 (fiz apenas uma, não diferenciei internacionais e nacionais)

Um excelente ano 2013, minha querida, com tudo de bom e melhor que 2012.

Espero que consigas alcançar as resoluções a que te propuseste ;)

beijinho*

Paula disse...

Feliz 2013!!

p7 disse...

Menos histórias, mas nem por isso de menor qualidade. ;) Um ano que meta a Lauren Oliver, a Veronica Roth ou a Rebecca Maizel nos favoritos (ou a Anne Bishop e a Julia Quinn nas menções) é um ano mesmo bom. ^-^

Pedacinho Literário disse...

Obrigada, Ray =)
O «Divergente» é tão, mas tão bom! *.* Quero o próximo, tipo, bem rápido!
Oh, que pena. É um excelente livro, «A Culpa é das Estrelas», sem dúvida, mas reduzir não sei quantos leituras a um mero top 5... deve ter sido obra! O.O
Um maravilhoso 2013 para ti também, com muita alegria, saúde, livros e tudo o que desejares! **

Um excelente 2013 para ti, Paula. =)

Cat, nem mais! x) Não foram muitas as histórias, mas as que foram boas... foram mesmo, mesmo boas! =)

Ivonne Zuzarte disse...

Só li 47 ;) foi mais fácil do que julgas! Como só para o fim soube escolher melhor as minhas leituras, até foi bastante fácil ;)

Pedacinho Literário disse...

Olha, então estivemos/estamos em sintonia. Leste cerca de metade do que eu li, e a verdade é que também não tive grande dificuldade em escolher o meu top. Eheheheh =)
Vais ver que este ano vais ler mais e melhor!

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.