domingo, 30 de dezembro de 2012

Antes de Vos Deixar, Lauren Oliver [Opinião]




Título Original: Before I Fall
Autoria: Lauren Oliver
Editora: Editorial Presença
Colecção: Diversos, N.º 120
Nº. Páginas: 371
Tradução: Marta Mendonça


Sinopse:

Samantha Kingston tem tudo: o namorado com quem há anos sonhava, três melhores amigas formidáveis e todos os privilégios que a sua popularidade lhe pode oferecer. Sexta-feira, 12 de Fevereiro, devia ter sido um dia igual a tantos outros. Nada faria suspeitar que iria ser o último...
Mas então, inesperadamente, é-lhe concedida uma segunda oportunidade. Ou melhor, são-lhe concedidas sete oportunidades. Durante uma semana, Samantha revive o último dia da sua vida, tentando perceber os mistérios que envolvem a sua morte – o que pode ou não mudar e até onde seria capaz de ir para se salvar – e descobrindo o verdadeiro valor de tudo o que está prestes a perder.


Opinião:

Existem livros especiais, leituras que, de alguma forma e com uma intensidade imensa, tocam, marcam e embalam o leitor numa viagem impressionante pelos vários contornos da vida, pelas várias emoções de mil e um dia-a-dia e pelas incríveis nuances que as opções, que as escolhas e as decisões moldam em seu favor. Estas são narrativas enternecedoras e, por vezes, tão simples, tão ingénuas e francas, puras, que por algum motivo transcendente, se transformam em histórias poderosas, eficazes e determinantes. Se transformam em histórias que ficam gravadas no inconsciente, e, também, no coração de muitos, e muitos leitores.

Antes de Vos Deixar trata-se de uma narrativa peculiar, curiosa, sobre uma vida que poderia ter seguido caminhos tão distintos entre si, tão divergentes, que se torna uma absoluta maravilha percepcionar cada diferença, cada particularidade, cada pequena mudança originada ao longo de sete inevitáveis oportunidades. Seguindo uma linha narrativa original, muito interessante, Lauren Oliver apresenta uma Samantha Kingston comum, popular, que rapidamente agarra o leitor na sua teia de convivências sociais e o leva consigo numa aventura etérea, quase imortal, onde, se tiver um pouco de sorte, se jogar as cartas certas, talvez, mas somente talvez, lhe seja dada uma nova possibilidade de... viver.
Lauren Oliver é detentora de uma escrita perspicaz, muito intuitiva e impossivelmente atraente. A forma como coloca à flor da pele, nas suas páginas, nas suas personagens, nos seus acontecimentos, todo e qualquer sentimento, toda e qualquer alteração, toda e qualquer descrição, é, no mínimo, admirável. E vislumbrar tudo isso enquanto leitora, sentir todas as emoções, experienciar todas as situações, viver todas as brigas, todas as alegrias, todos os amores, raivas, incompreensões e esperanças, é algo assombroso que, simplesmente, não consigo descrever, não consigo colocar em palavras.

O leque de intervenientes que povoa esta trama é do mais diversificado possível, mas são as características que definem cada um deles, as personalidades que os distinguem, a real essência que constitui esta obra, pois as acções que praticam, as emoções que expressam e as palavras que pronunciam, ditam muitas das ocorrências, e possíveis consequências, criadas. Sem os seus gestos, sem os seus desejos e medos, nenhum dos acontecimentos alguma vez teria tido lugar, e sem a força que Samantha adquire após cada erro, cada má experiência, cada engano, e que posteriormente canaliza no que está certo, no que é correcto, nada nesta história faria, alguma vez, sentido.

O trio que acompanha, de perto, a demanda de Sam, inconsciente da realidade percepcionada pela mesma, é do mais invulgar e, ao mesmo tempo, estereotipado possível. Lindsay é o pulso que comanda o grupo, aquela que toma as decisões, aquela que dita o bem e o mal, mas por baixo de uma carapaça robusta e serena, até bastante alegre, reside uma jovem criança que não soube ser corajosa, que não soube ser mais forte. Enquanto isso, Ally é a eterna seguidora, aquela que quer ser bonita, que faz o que lhe pedem, lhe mandam, sem qualquer hesitação. Mas pior ainda é Elody, uma adolescente que não consegue ver para além da felicidade que lhe tolda a visão, da perfeição que a sua vida pode, tem de ser. Mas todas elas escondem segredos, todas elas se camuflam em pessoas mais inteligentes, mais alegres, mais desenvoltas... e será com a reviravolta de um acidente, com o reviver constante de um dia que deveria ser feliz, ser igual a tantos outros, que cada uma delas, Samantha incluída, irá crescer, amadurecer e tornar-se um pouco mais... verdadeira, um pouco mais real.

Embora com uma participação algo pequena, gostei muito de Juliet, e acredito que esta seja a representação, a personificação de muitos jovens adolescentes de hoje em dia, que se vêm na posição de bobo da corte, de incompreendido, de marginal. Juliet foi, sem dúvida, uma personagem que me fez compadecer, que não mereceu a minha pena (porque tal seria injusto) mas que teve, e isso sim, o meu apoio e a minha amizade incondicional. O mesmo sucedeu com Kent, um rapaz que esconde o seu esplendor, a sua singularidade, na timidez que o acompanha, mas que, graças a Samantha, teve a sua oportunidade de brilhar.

A verdade é que muito existe por dizer sobre este livro, sobre o seu enredo, sobre as vozes que o constroem, mas o importante – o mais importante, aliás – são as mensagens que Antes de Vos Deixar sabiamente transmite, de que nunca devemos perder a nossa identidade, de que nunca devemos mudar por algo ou por alguém, de que não devemos esquecer ou descurar os nossos sonhos, abdicar das nossas esperanças, e de que temos, necessariamente, obrigatoriamente, de agarrar todas as oportunidades, de ultrapassar todos os receios, de arriscar quando não temos a certeza e de viver, ao máximo, cada dia, cada hora, cada segundo, pois nunca sabemos quando o inesperado, quando a morte, quando o fim ataca e, como tal, não devemos deixar nada por dizer, nada por fazer, nada por desejar.

Quanto a mim, não sei se foi do momento em que o li, se dos tópicos que aborda, se da magnifica escrita da autora ou se das personagens com quem convivi, mas a verdade é que adorei este livro com uma tal intensidade, com um tal fervor, que ainda agora sinto uma dificuldade imensa em expressar, em escrever, em colocar os meus pensamentos, as minhas reflexões, em palavras. Samantha conquistou-me e fez-me arrepiar no final, deixou-me deslumbrada com as suas atitudes, e condoeu-me com os seus intentos, com as suas frustrações, com os seus desesperos e observações, meditações sobre a vida e a morte, sobre o amor e o ódio, sobre a amizade e a perda. Uma personagem que me impressionou, que me maravilhou, num enredo que não só me fascinou como me deixou, perto do final, perto do virar da última página, com uma lágrima rebelde no canto do olho e com um sorriso esperançado nos lábios.

Uma brilhante e inovadora aposta por parte da Editorial Presença, numa autora que espero, ansiosamente, venha a ser presença assídua não somente na minha estante... como no catálogo da editora. Um livro para todas as idades, para todo o tipo de público. Um livro que marcará a diferença, pelo seu conteúdo, pela sua magnitude, e pelas suas mensagens. Adorei.

Para mais informações sobre a obra, consulte Antes de Vos Deixar

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.