domingo, 1 de maio de 2011

O Desejo, Alexandra Bullen



Título Original: Wish
Autoria: Alexandra Bullen
Editora: Planeta Manuscrito
Nº. Páginas: 270
Tradução: José Luís Luna


Sinopse:

Para a infeliz Olivia Larsen nada pode alterar o facto de que a sua irmã gémea, Violet, morreu... Vive angustiada e isolada e um dia as suas incursões levam-na a uma velha loja onde uma misteriosa costureira lhe oferece um vestido, dizendo-lhe que é mágico e que lhe pode conceder um desejo. Céptica, veste-o e pede a única coisa que deseja, que Violet volte.
Com Violet de novo ao seu lado, ambas têm uma segunda oportunidade na vida. Mas nem tudo é o que parece, como em breve descobrem... Por insistência de Violet voltam à loja e obtêm mais dois vestidos — e mais dois desejos. Mas a magia não pode resolver tudo e Olivia é obrigada a confrontar os seus fantasmas para aprender a rir, amar e viver outra vez.
O Desejo é uma impressionante estreia literária de Alexandra Bullen e faz-nos a seguinte pergunta: Se pudéssemos ter o que quiséssemos, o que pediríamos?


Opinião:

Um sopro que nos revolve a respiração, uma suave brisa que eriça os pêlos da nuca, milhares de borboletas que não relaxam no estômago ... estas são algumas das sensações que qualquer pessoa experiencia ao intensamente formular um desejo – um estado frenético de desconforto e antecipação, que nos mexe por completo. Estas são também mensagens sentimentais que O Desejo, romance de estreia da autora Alexandra Bullen, facilmente transmite ao leitor, ao longo de toda a narrativa. Uma obra jovem, genericamente suave e encantadora, com um leve mas bastante presente toque de magia e um sabor incrivelmente doce e açucarado.

A ligação que une dois (ou mais) irmãos gémeos é tão profunda e complexa que dificilmente alguém que não a tenha experimentado alguma vez a conseguirá definir. E é por isso que, ao se perder uma parte de nós, aquele vazio existente transmitido pela inevitável perda e que se torna impossível de se ver novamente preenchido, encaminha muitas destas pessoas a vidas monótonas e desleixadas. Olivia Larsen, após perder a sua irmã gémea num trágico acidente e mudar de cidade com os pais, iniciando uma escola nova, vai de encontro à oportunidade da sua vida, ao, de um instante para o outro, se ver portadora de um vestido que lhe permite formular um desejo. Assim, que mais poderia ela desejar que não a sua adorada e estimada irmã de volta? Com o regresso de Violet, parece que os dias custam um pouco menos a passar... mas a verdade é que alguns problemas persistem – os seus pais continuam a afastar-se cada vez mais um do outro (e de si também), na escola deixa-se apaixonar por um rapaz que descobre ser namorado de uma rapariga cuja amizade, de um momento para o outro e com a ajuda de Violet, subitamente se torna necessária e a própria escola não detém aquele entusiasmo e familiaridade que Olivia tanto apreciava na sua antiga escola. Por isso, é com o auxílio de mais dois vestidos (e dois desejos) e da sempre presente companhia de Violet que Olivia se vai deixar aventurar num mundo que desconhece devido à sua timidez (Violet era a gémea divertida, que tomava riscos e não se importava com as consequências) e com o qual vai aprender a crescer, a apreciar as verdadeiras coisas boas da vida e a transformar-se numa pessoa sozinha mas mais completa e destemida, diferente.
O Desejo é um daqueles livros ternos que constantemente deixa um sorriso nos lábios de quem o lê. Nele não há maldade nem twists acentuados, algo que não me deixou totalmente satisfeita, pois trata-se de um romance apaixonante sobre uma rapariga adolescente que tem de aprender a desejar não só o que é bom para si mas também o que é o mais correcto. Embora a história não se centre nos desejos em si, na magia que está por trás deste fabuloso conceito, e sim no prolongar e adaptação da personagem principal ao seu novo estilo de vida, gostava de ter lido um pouco mais sobre isso – como surgiu exactamente, saber mais sobre a personagem irrequieta do Mariposa da Missão e de como funciona todo o processo da concretização do desejo e das borboletas. Fora isso, é uma obra delicada direccionada a uma camada mais jovem e que vai prender com um final deixado em aberto mas que antecipa muitos mais desejos.

Alexandra Bullen tem uma escrita muito fluida e neutra, transmitindo ao leitor exactamente o que pretende, incrivelmente clara nas descrições de ambientes e paisagens. A sua imaginação foi posta à prova mas acredito que um segundo volume vá surpreender ainda mais numa série que tem tudo para ser um sucesso. Um livro afectuoso, carinhoso nas suas palavras, que deixa uma mensagem muito forte: cuidado com o que desejam ... pois pode tornar-se realidade.
Será capaz de resistir a uma premissa destas? Eu não fui capaz e apesar de alguns aspectos negativos, como acontece em todos os livros, achei este O Desejo uma obra bastante enternecedora e jovial. 
Gostei. 

5 comentários:

d311nh4 disse...

"Enternecedora e jovial", hummm... Confesso que a sinopse e o que me levou a adquiri-lo não era bem esse género de, digamos, história carinhosa.
Mas vamos ver que sai daí né?
Beijinhos*********

Filipa disse...

É romance histórico?

Pedacinho Literário disse...

Deia, mas acredita que é isso mesmo que vais encontrar. Foi como disse na opinião, tive um pouco de pena de não haver assim uma maldade palpável durante a narrativa ... mas pronto, acredito que seja uma outra forma de abordar o tema e de certeza que a autora vai crescer no próximo volume. :)

Filipa, não, não é um romance histórico. Nem por sombras.

Beijinhos***

Juanitah Nunes disse...

Sou sincera.. tive para o adquirir na FLP, pois foi livro do dia, mas a capa não me fascina tal como a sinopse.. talvez venha a lê-lo um dia :)
Miga pelo que vejo também não foi dos teus livros favoritos, e como temos gostos parecidos acho que não tenho de me apressar a lê-lo eheh

Pedacinho Literário disse...

Não foi, miga, mesmo. Sim, tem uma premissa gira mas acho que a parte mágica, dos desejos, podia ter sido mais desenvolvida. Acho que se insere mais num romance com um toque de sobrenatural do que no género sobrenatural em si. Não sei... Quero ler a continuação mas não achei o livro assim nada de especial...

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.