domingo, 31 de julho de 2011

45 Dias de Desafios Literários - Dia 11: Livro que não conseguiste acabar

Não tenho muitos livros que tenha deixado pelo caminho... páginas intermináveis de tortura que abandonei num abrir e fechar de olhos, pelo que se torna algo difícil lembrar com precisão os livros que, efectivamente, ficaram para trás. Ainda assim, o primeiro título que me ocorreu foi Amanhecer, de Stephenie Meyer.

 Não sei sob que efeito alucinógeno estava a autora quando decidiu escrever Amanhecer mas não tenho dúvidas de que devia de ser uma coisa em grande! Completamente ridículo, por vezes sem qualquer nexo ou fluxo construtivo, Amanhecer foi, para mim, uma enorme desilusão – tão grande que nem o terminei! Pessoalmente, acho que Stephenie Meyer quis apressar as coisas (embora o gigantesco tamanho do livro) e oferecer a possibilidade de um final feliz a toda a gente... por isso é que até Jacob, personagem que andou a antagonizar com Edward durante três longos livros, conseguiu encontrar a sua companheira numa personagem de si só pouco reconfortante. Por mim, tudo tinha terminado com Eclipse. Sempre seria melhor do que ir por caminhos estupidamente incompreendidos e descabidos onde o único pormenor que ainda confere alguma alegria à história é o humor sarcástico de Rosalie.
Mil e um perdões a quem adorou e/ou adora esta saga mas, como se sabe, ainda bem que todos somos intitulados a uma opinião.

3 comentários:

Daisy disse...

Desde já queria dizer que tenho acompanhado o blog já algum tempo (apesar de não estar na parte dos 'Seguidores') e decidi então comentar.
Não posso concordar mais com o que disseste. Amanhecer foi algo totalmente absurdo, sem nexo e que eu só acabei mesmo por acabar. Lembro-me de ter ficado bastante ansiosa por ler o livro, mas cheguei ao final da primeira parte (narrada pela Bella) e pus o livro de parte durante pelo menos um mês.
Aborrecido, estúpido e não sei como mais o descrever, acho que neste livro ela conseguiu mostrar o quanto a história em si não faz sentido. Por mais que fosse à procura das respostas no site da autora, metade delas continuam sem fazer qualquer sentido para mim. Acho que a fama dada ao livro levou a tudo isto.
Não quero estar a dizer mal da saga até porque eu gosto da saga e tenho acompanhado os filmes. Adorei Crepúsculo e Lua Nova, mas sinceramente teríamos mesmo parado pelo Eclipse. Não precisava daquele final, principalmente sendo ridículo como foi. Nem comento a luta, porque sinceramente, depois de tanto bluff (só se pode chamar assim) que aconteceu? Exactamente : nada.

Enfim, era um dos livros que definitivamente iria escolher para esta categoria se estivesse a fazer o desafio. E espero sinceramente que ninguém leve a mal o teu comentário ou o meu, porque afinal de contas, são apenas opiniões :)

celina disse...

Eu comecei a ler O segredo e não consegui. Já li vários livros que não quis acabar mas fiz sempre um esforço, mas com O segredo não consegui, achei mesmo péssimo e repetitivo!...

Pedacinho Literário disse...

Daisy, antes de mais um muito obrigado pelo comentário :) Concordo plenamente consigo, como referi no desafio. Infelizmente, o livro perde muita da sua credibilidade logo ao começo... e isso, pelo menos a mim, dificultou imenso a sua leitura, tanto que continua na estante por terminar. Gostava que a autora tivesse dado um final mais dramático, que não tivesse medo de matar algum personagem principal, que conferisse um pouco mais de entusiasmo e vivacidade... visto que teve um início tão prometedor. Não foi esse o caso, paciência... é em obras/sagas destas que se fica a conhecer e imaturidade de certos escritores "novos".

Celina, nunca li "O Segredo". Conheço o livro, penso que já lhe peguei uma ou duas vezes mas como não faz muito o meu género, nunca pensei em lhe dar uma hipótese. Contudo, e tendo em conta o seu comentário, certamente, não irei pegar mesmo nele. :)

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.