sábado, 30 de julho de 2011

45 Dias de Desafios Literários - Dia 10: Livro mais curto que já leste

Não tenho por hábito ler livros de contos nem pequenas histórias pelo que o “curto” pode não ser tão curto assim. Provavelmente já li livros mais pequenos do que estes que vou mencionar de seguida mas, por agora, não me consigo recordar de mais nenhum. Assim... Aqui ficam eles!

O mais pequeno que encontrei arrumado na estante e que, efectivamente, já li foi Claridade, de Alyson Nöel. Não sendo, pessoalmente, uma autora brilhante nem totalmente capaz de me tirar o sono com as suas histórias, apaixonei-me por este pequeno pedaço de ternura ao encontrar uma personagem já minha conhecida em conjunto com toda uma inocência e pureza por ela retratadas. Mesmo não sendo uma obra-prima, Riley Bloom foi uma personagem que adorei explorar. Este livro conta com 144 páginas de texto. 


Segue-se Senhora Vingança, de Fernando Ribeiro. Também da 1001 Mundos e um dos primeiros volumes da nova aposta da editora, colecção Mitos Urbanos, este foi um livro que, no seu todo, não me agradou nem desagradou. Embora pequeno – tanto em tamanho como em formato -, somente com 150 páginas, é um livro com muitos conceitos explorados e desabafos íntimos transmitidos em forma de narrativa ficcional. Achei este livro demasiado descritivo e longe de retratar qualquer mito urbano mas, para quem goste do tipo de escrita do autor, não será uma má opção. 


Finalmente, nomeio Magia ao Vento, de Christine Feeham, com 157 páginas. Ainda que pequeno, este é um livro introdutório agradável e de leitura extremamente rápida. Adorei as irmãs Drake e o local onde toda a acção de passa, Sea Haven. Há quem não tenha achado este livro nada de especial mas, numa perspectiva unicamente pessoal, vi em Christine Feeham um grande potencial e, nesta série, muitos surpresas ainda por mostrar. Fico ansiosamente à espera da continuação!

1 comentário:

Vitor Frazão disse...

Realmente, não são muito grandes, mas também não podem ser considerados pequenos...

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.