sexta-feira, 15 de abril de 2011

Uma Grandiosa e Terrível Beleza, Libba Bray



Título Original: A Great and Terrible Beauty
Autoria: Libba Bray
Editora: Gailivro
Colecção: 1001 Mundos
Nº. Páginas: 350
Tradução: Susana Serrão


Sinopse:

Gemma Doyle não é igual às outras raparigas de postura irrepreensível, que só falam quando interpeladas, que conservam a postura, que permanecem deitadas e que pensam na Inglaterra quando lhes é pedido.
Não, Gemma é uma ilha. Aos dezasseis anos é enviada para a Academia Spence, em Londres, após uma tragédia que assombrou a sua família na Índia. Sozinha, carregando o peso da culpa e propensa a visões do futuro que têm o mau hábito de se concretizar, Gemma é alvo de uma recepção gelada. Mas Gemma não está só... ela foi seguida por um jovem misterioso, que quer que a sua mente se feche às visões.
Em Spencer os poderes de Gemma ganham força. Ela vê-se enredada com as raparigas mais influentes da escola e descobre a ligação da sua mãe a um grupo obscuro conhecido por a Ordem. E será aí que o seu destino a espera... se Gemma acreditar nele.
Uma Grandiosa e Terrível Beleza é o tipo de livro que não conseguimos largar... É uma vasta tapeçaria de saias rodadas, de sombras dançantes e de coisas que se escondem na escuridão. É um retrato vivo da época vitoriana, altura em que as raparigas eram educadas para serem esposas de homens ricos... E é a história de uma rapariga que viu um caminho diferente.

Opinião:

Numa assombrosa mistura de romance histórico com literatura fantástica, Libba Bray apresenta um primeiro volume de uma trilogia maravilhosamente escrito, com um poder de absorção e subversão incrivelmente sombrio e viciante. Abordando uma época vitoriana em que as mulheres são talhadas para não mais serem do que meros fantoches nas mãos de homens ricos e poderosos, Uma Grandiosa e Terrível Beleza transparece uma vertente gótica e mágica de uma intensidade tal que, misturada com uma linguagem elegante e cuidada, será capaz de fazer as delicias de todo e qualquer leitor desejoso por encontrar uma obra diferente, revigorante e enternecedora.

Gemma Doyle não é como as outras raparigas da sua idade. Tendo sido criada na Índia, mas sempre com o pensamento nos espantosos bailes e paisagens inglesas, Gemma, de espírito irreverente e rebelde, num momento de puro instinto e desassossego, deixa-se levar pela indignação e, sem se aperceber das consequências da sua escolha, desencadeia uma viragem de vida e destinos que a levará, ainda que infortunadamente, à Academia Spence, em plena Londres. Este podia muito bem ser um sonho tornado realidade, mas assim não o é para Gemma. Agora privada da companhia de seu pai e de sua mãe, Gemma tem de aprender a socializar, dançar, falar e se comportar como uma autêntica senhora, pois só dessa forma conseguirá encontrar um casamento proveitoso. No entanto, não há maneira de pôr fim ao tormento das visões despoletado na Índia e é assim que Gemma se deixa enredar num todo mundo desconhecido, de magia e encantamentos, dor e felicidade, preso numa dimensão indistinta mas ao alcance de um simples olhar. Com a constante vigia por parte de Kartik, um misterioso rapaz de origem indiana, e o apoio de Felicity, Pippa e Ann, Gemma parte num viagem extraordinária pela história da Ordem e da magia, onde a verdadeira amizade e a real capacidade de sobrevivência, mais cedo ou mais tarde, serão postas à prova.
Uma Grandiosa e Terrível Beleza é, essencialmente, uma história sobre escolhas – a importância dos caminhos a tomar e o confronto com as consequências dessas mesmas opções – mas, também, é uma história sobre o verdadeiro poder e força da amizade e sobre personagens tão ricas, comoventes e adultas na sua juventude que abarcam toda uma envolvência na narrativa que, às tantas, o leitor se sente incapaz de interromper a leitura. Este livro é ainda singularmente estupendo nas descrições do ambiente e normas vitorianas e dos sonhos que por vezes perturbam as noites de Gemma, conseguindo, de forma espantosa, transmitir ao leitor as mesmas sensações, vislumbramentos e sentimentos pelos quais a personagem principal passa. O realismo é incrível e mais admirável ainda é a forma como a autora dá vida a um mundo paralelo totalmente novo e mágico, onde não se é preciso ser sobrenaturalmente dotado para experienciar algo que vai para além do humanamente possível. Esta é uma daquelas obras singulares, fascinantes, que facilmente cativam e agarram o leitor ao longo de cada página, propositadamente deixando a dúvida e o mistério a pairar no ar, com uma ambiência e certeza de que algo de errado e extremamente perigoso se aproxima.

Uma Grandiosa e Terrível Beleza foi uma leitura que, gradualmente, me foi agarrando e envolvendo numa ambiência gótica extremamente sonhadora, página atrás de página, até ao momento em que não descansei até ver o livro terminado. A essência invulgarmente humana de toda a narrativa, expondo o que de bom e de mau se pode encontrar nas pessoas, os seus desejos e impaciências, vontades e escolhas, foram, apenas, alguns dos aspectos mais importantes e atractivos que encontrei nesta obra.
Um livro completo, com a combinação perfeita entre a fantasia e o romance, o mistério e a intriga, mas sempre com um humor e divertimento presente. Uma leitura intensa e apaixonada, que irá agradar qualquer tipo de leitor. Uma excelente aposta da 1001 Mundos, a não perder!
Gostei muito. E recomendo.  

7 comentários:

Elphaba disse...

Finalmente! Adorei este livro e também te adoro a ti! Beijinho miga*

Pedacinho Literário disse...

És uma querida! :P*
A opinião estava difícil de sair ... mas consegui! Agora vou deixar-me envolver noutra leitura que adoraste, eheheh :)

Beijinho Grande*

p7 disse...

Gostei de ler a tua opinião. Estou contente que tenhas gostado. ^-^

Pedacinho Literário disse...

p7,

Eu também. De certa forma, até foi algo inesperado, porque senti-me um pouco afastada da história ao início ... mas pouco depois, já estava completamente viciada.

Anónimo disse...

Ando super curiosa com este livrinho... Só a capa chama logo a atenção e depois a sinopse só vem apoiar deixado!!

E de seguida uma opinião destas... estou a ver que é livro que tenho que ler!!

bjs*

Unknown disse...

Parece-me ser bastante interessante, acabei por ficar curiosa, se tiver oportunidade de o comprar, irei ler de certeza. =)

Pedacinho Literário disse...

É uma abordagem bem interessante para um romance do paranormal. Contudo, o mais provável é a saga não continuar a ser publicada em português, pelo menos não nos próximos tempos, pelo que, se não leres em inglês, o melhor é mesmo nem apostares nela. :)

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.