sábado, 9 de abril de 2011

Novidade Civilização - "Destinos Entrelaçados"

Marion e Shiva Stone, nascidos num hospital de missão na Etiópia nos anos 50, são filhos gémeos de uma união ilícita entre uma freira indiana e um médico britânico. Unidos pelo nascimento, mas com temperamentos muito diferentes, crescem juntos, num país à beira da revolução, até que uma traição os separa. Destinos Entrelaçados, o novo livro de Abraham Verghese, professor de Medicina em Stanford e autor de My Own Country, finalista do NBCC em 1994 e "Melhor Livro do Ano" da Time, e de The Tennis Partner, incluido na prestigiada lista "New York Times Notable Book", mantém-se nos tops de bestsellers nos EUA desde o seu lançamento. 

O autor de Destinos Entrelaçados tem recebido críticas extraordinárias por parte da imprensa internacional. O Independent comparou-o, desde logo, a Dickens e ao Prémio Nobel, V.S. Naipaul, e o New York Times afirmou que Verghese segue os modelos de Salman Rushdie e John Irving, outro autor da Civilização. Já sobre o livro, o Times assegura que este é "Um romance enorme, rico, ambicioso e belamente tecido que faz com que a insónia seja um prazer... espectacular", enquanto que o Daily Telegraph garante haver "uma gravidade e beleza na sua escrita que a distingue da maior parte da ficção contemporânea". 

Para John Irving, "Destinos Entrelaçados é um feito extraordinário" e Simon Schama, outro dos autores publicados em Portugal pela Civilização, escreveu no Financial Times que o novo livro de Verghese é "Estupendo (...) Um romance épico, onde a cirurgia anda de braço dado com a história. Belo e profundamente comovedor".

Abragam Verghese é Professor e Senior Associate Chair de Teoria e Prática de Medicina na Stanford University School of Medicine. Foi director fundador do Center for Medical Humanities & Ethics no University of Texas Health Science Center, San Antonio, onde é agora professor adjunto. Depois de se formar na Iowa Writers' Workshop, publicou ensaios e contos publicados na New Yorker, no New York Times, no Atlantic Monthly, no Enquire, na Granta, no Wall Street Journal, etc. Vive em Palo Alto, Califórnia. 

Título: Destinos Entrelaçados 
Autoria: Abraham Verghese
N.º Páginas: 688

PVP.: 22,90€

Sinopse: Marion e Shiva Stone, nascidos num hospital de missão na Etiópia nos anos 50, são filhos gémeos de uma união ilícita entre uma freira indiana e um médico britânico a trabalhar em "Missing", um hospital gerido por freiras em Adis Abeda. Unidos pelo nascimento, mas com temperamentos muito diferentes, crescem juntos, num país à beira da revolução, até que uma traição os separa. Mas o destino não os separa definitivamente — eles voltarão a reunir-se. Numa reviravolta espantosa, Marion tem de entregar a sua vida aos dois homens em quem pensava confiar menos no mundo. Percorrendo os anos 40 até ao presente, desde um convento na Índia até um cargueiro com destino ao Iémen, desde uma minúscula sala de operações na Etiópia até um hospital no Bronx, Destinos Entrelaçados é uma história inesquecível de amor e traição, medicina e milagres quotidianos — e de dois irmãos cujos destinos estarão sempre entrelaçados. 

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.