A Porto Editora acaba de publicar o livro que se está a tornar um sucesso internacional, Por Favor, Cuida da Mamã, da sul-coreana Kyung-sook Shin.
Este romance conta a história de uma mulher que desaparece numa estação de metro de Seul e a busca desesperada da sua família para a encontrar. A narrativa está dividida em quatro capítulos, cada um com o seu narrador e ponto de vista: a filha, uma escritora que nunca se conseguiu relacionar com a mãe, o filho que julga nunca ter conseguido a sua aprovação, o marido, que se culpa por ter perdido a mulher de vista, e, por fim, a própria mãe, alguém que a família nunca chegou realmente a conhecer.
Kyung-sook Shin apresenta-nos a história de uma família igual a tantas outras e associa um drama pessoal ao retrato de uma sociedade. Neste romance envolvente, a descrição dos sons, dos cheiros e dos próprios sabores permite-nos conhecer a actual Coreia do Sul e a sua cultura, de que tão pouco ouvimos falar.
A autora já escreveu outros livros, mas nenhum atingiu este sucesso: mais de 1 milhão e 500 exemplares vendidos na Coreia do Sul e traduzido para 23 países. O interesse foi tal que a autora foi convidada para uma digressão europeia, organizada em conjunto pelas suas diversas editoras. Por cá, esperamo-la ansiosamente a 21 de Maio, dia em que começa a sua digressão.
Por todas estas razões, chamamos a atenção para este livro e, acima de tudo, para a visita de Kyung-sook Shin, que será apenas de dois dias. É uma oportunidade que consideramos imperdível.
Título: Por favor, Cuida da Mamã
Autoria: Kyung-sook Shin
N.º Páginas: 224
PVP.: 16,60€
Sinopse: Chegada de uma pequena aldeia do interior à movimentada Seul, Park So-nyo, de sessenta e nova anos, é separada do marido pela multidão, numa estação de metro, e desaparece sem deixar rasto. A família inicia então uma busca frenética e desesperada por toda a cidade. Enquanto discutem sobre a recompensa a oferecer a quem a encontrar, apercebem-se de que não possuem uma fotografia recente dela. Mas logo emerge uma questão muito mais importante: até que ponto conhecem a mulher a quem chamam "mãe"?
Narrado por quatro vozes distintas (a filha, uma escritora que se interroga pela primeira vez se a mãe seria feliz; o filho, que teme não ter correspondido às suas expectativas; o marido, que se culpa por a ter deixado para trás; e, num final tocante, a própria mãe, uma mulher com segredos e desejos ocultos), Por favor Cuida da Mamã é uma poderosa evocação da vida familiar e da fragilidade dos seus laços, um retrato da sociedade coreana contemporânea e uma história universal do amor que une uma família.
Sobre a autora:
Kyung-sook Shin nasceu numa pequena vila rural da Coreia do Sul. Aos dezasseis anos mudou-se para Seul para trabalhar numa fábrica de componentes electrónicos, enquanto frequentava a escola nocturna. Quando a empresa iniciou um período de greve, Kyung-sook Shin decidiu aproveitar os momentos de paragem: colocava um caderno de apontamentos no tapete rolante e copiava os textos do romance que lia. Foi assim que deu os seus primeiros passos na escrita. Mais tarde, frequentou o curso de escrita criativa no Instituto de Artes de Seul, publicando a sua primeira novale aos 22 anos. Actualmente tem publicados sete romances, sete colectâneas de contos e três obras de não-ficção. Foi agraciada com vários prémios literários na Coreia, destacando-se o Young Artist of Today Award (1993), o Hyundae Literary Award (1994), o Manhae Literature Prize (1995), o Dong-in Literature Prize (1997) e o Yi Sang Literary Prize (2001).
Em 2006 ganhou o prémio internacional L'Inaperçu, em França. Com uma tiragem de um milhão e meio de exemplares, Por favor Cuida da Mamã é o seu sexto romance e o primeiro a ser publicado nos Estados Unidos. Os direitos de tradução foram cedidos para 23 países, entre os quais o Reino Unido, a Alemanha e a França. Actualmente, Kyung-sook Shin é professora convidada na Columbia University, em Nova Iorque.
1 comentário:
Parabéns pelo blog!
Abraços.
Enviar um comentário