domingo, 24 de julho de 2011

45 Dias de Desafios Literários - Dia 3: Livro Subvalorizado

Esta é outras das categorias que não é nada fácil. E porquê? Por que é preciso um imenso sentido de reflexão de modo a encontrar-se “aquele” livro que julgamos ser definitivamente subvalorizado. A minha escolha recai em A Casa do Sono, de Jonathan Coe.
Não é por ser um dos meus livros favoritos de todos os tempos que escolho este título mas sim por ter tido um impacto gigantesco em mim ao ponto de não ter conseguido ler o que quer que fosse durante uns quantos dias. Só conseguia pensar na história, nos personagens ricos e excêntricos, na escrita simples e muito fluida e na estrondosa recta final.

Julgo estar perante um livro – e autor – subestimado por raramente ter ouvido ou lido, no passado e no presente, qualquer referência a ele. Muito poucas são as pessoas que conhecem este magnífico escritor e ainda menos são aquelas que se deixam aventurar em páginas complexas e decididamente complicadas. A Casa do Sono não é um livro fácil... mas também creio que os verdadeiramente bons livros não o são. E este é, sem sombra de dúvida, um livro excelente e que recomendo a qualquer pessoa numa idade já adulta de modo a que possa compreender o real sentido das palavras de Coe. Quase que é um apelo à leitura deste livro – talvez o seja mesmo – mas não se deixem levar pela intricada narrativa. As personagens são soberbas e aprendi imenso com elas – aprendi a encarar os sacrifícios de outra forma e a lutar por aquilo que realmente quero mas, melhor que isso, encontrei um refúgio fora do comum onde ninguém é perfeito... onde todos apresentam vícios, manias e defeitos próprios do ser humano.
Este é um livro real sobre coisas reais, um livro que merece muito mais valor e atenção do que aquela que tem vindo a receber... e qualquer pessoa que o folheei vai perceber isso. 

3 comentários:

Carla disse...

Olá Patricia
Concordo plenamente contigo, este livro a mim tirou literalmente o sono.
Boa leitura!

isa disse...

não conheço o autor nem o livro, mas pelo que descreveu deixou-me bastante curiosa para o ler :)

Pedacinho Literário disse...

Leitora,
Foi mesmo uma Casa do Sono espectacular. :)

Isa,
É um livro difícil pelos temas que aborda mas é também uma leitura que vale a pena. :)

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.