quinta-feira, 21 de julho de 2011

45 Dias de Desafios Literários - Dia 1: Livro Favorito

É com muito gosto (e algum debate necessário) que também o Pedacinho Literário se vai juntar ao desafio 45 Days Book Challenge, passível de ser encontrado um pouco por toda a blogosfera. Porém, deixo dois blogues que tenho vindo a acompanhar, nesta temática, e que têm apresentado resultados muito interessantes: a p7, do Bookeater/Booklover e a Rita, do A Magia dos Livros. Assim, e durante 45 dias, será postado o autor, livro ou personagem literária de eleição, para cada desafio, do Pedacinho Literário.
Vamos então começar!

É-me complicado escolher somente um livro, até porque não creio ter um que seja “o” preferido. Por isso, decidi escolher quatro obras de que gosto muito e com as quais a vontade de as reler nunca diminui ou desaparece. 

Para fantasia, o meu género literário preferido, deixo O Nome do Vento, de Patrick Rothfuss. Este foi um livro que me arrebatou por completo! Adorei Kvothe e a sua personalidade complexa, intrigante e quase desprovida de emoções claras a objectivas e a forma como o autor estruturou a narrativa, que se passa em três meros dias de um relato de vida estrondoso. Aguardo, com muita ansiedade, a publicação de O Medo do Homem Sábio, cuja primeira parte vai ser lançada já em Setembro. Fica a sugestão... 


Numa vertente mais cómica e de ficção, escolho Quando Sopr@ o Vento Norte, de Daniel Glattauer. Li este livro muito recentemente (este ano, até) e fiquei deslumbrada com a veracidade, realidade e ironia da situação relatada. Foi uma obra que simplesmente devorei e com a qual me diverti imenso, soltando inúmeras gargalhadas.


No romance puro, ROSAS, de Leila Meacham deixou-me boquiaberta. Embora tenha ficado algo relutante com o tamanho do livro e também por retratar uma época um pouco mais tradicionalista e rigorosa, logo ao fim dos primeiros capítulos já estava de tal maneira embrenhada na história que não havia forma de a largar. As personagens são deliciosas e o romance envolvente, para não dizer algo revoltante e triste. Um livro que todo o amante de literatura romântica deveria de ler. Adorei.



Para finalizar, fica A Casa do Sono, de Jonathan Coe. Este é um livro pouco conhecido e um autor que passa despercebido (não entendo porquê uma vez que os seus livros são realmente muito, muito bons). A leitura de A Casa do Sono deve de ter sido das poucas experiências de puro espanto e ânsia que me impediram de dormir e que indubitavelmente senti. É um livro intrincado, perturbador e algo difícil mas que absorve o leitor do princípio ao fim.

7 comentários:

Rita disse...

Olá Pedacinho Literário!

Fico contente que te tenhas juntado ao desafio. Espero que te divirtas a realizá-lo.

Em relação às tuas escolhas, concordo contigo relativamente ao primeiro volume, foi sem dúvida dos melhores livros que já li e pelas mesmas razões que mencionas. O Kvothe é realmente incrível.

Os restantes deixaste-me bastante curiosa relativamente às tuas escolhas. O segundo já se encontrava na minha wishlist e acho que os restantes para lá caminham também. Em especial o último que parece intrigante. :)

Beijinhos e boa sorte com o desafio. :)

Pendientes & Louboutins disse...

e que bom que é encontrar um espaço com tantas sugestões de leitura:)

p7 disse...

Bem-vinda ao desafio! :D

Fiquei curiosa quanto ao 3º e ao 4º livro que mencionas, tenho que investigar. ;)

Pedacinho Literário disse...

Rita,

Tenho a certeza de que me vou divertir imenso! Nem que seja a batalhar em busca de um livro para cada desafio (como é o caso de hoje que está difícil...) :)
O Kvothe é maravilhoso. Provavelmente é das minhas personagens preferidas de sempre... não sei, parece que tem assim qualquer coisa especial e chamativa, não concordas?
"Quando Sopr@ o Vento Norte" é muito bom, Rita. Quando tiveres oportunidade é mesmo aproveitar. É um livro que vale bem a pena. Os outros dois são livros mais complicados, pesados e/ou extensos... mas igualmente excelentes! É experimentares. :)

Pendientes,

Obrigado pelo comentário positivo. Adoro receber bom feedback.

p7,

Investiga, investiga! Acho que vais gostar, principalmente do quarto livro - "A Casa do Sono". Não é muito conhecido, o que me espanta, mas quando o lês vês que é qualquer coisa de extraordinário. :)

Beijinhos a todas! :)

Rita disse...

Pedacinho literário, acredito que as escolhas nem sempre sejam fáceis. O mesmo acontece comigo às vezes...

Em relação ao Kvothe tem uma personalidade muito forte e tudo aquilo porque passou e a forma como deu a volta por cima, suscitam-me interesse. É daquelas personagens bastante humanas e, como tal, extremamente cativantes.

Em relação aos livros irei lê-los, mal tenha oportunidade. Acredito que irei gostar.

Beijinhos.

isa disse...

já fiquei com vontade de ler mais um: rosas :)

Pedacinho Literário disse...

É muito bom, Isa. Muito mesmo. :)

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.