domingo, 3 de julho de 2011

Novidade Contraponto - "O Ladrão de Sombras", de Marc Levy

Um romance divertido sobre os silêncios que assombram o amor.

Título: O Ladrão de Sombras
Autoria: Marc Levy
N.º Páginas: 176

Lançamento: Já disponível
PVP.: 15,50€

Sinopse: Neste novo romance, Marc Levy conta a história de um rapazinho com um dom invulgar: ele consegue ‹‹roubar›› as sombras das pessoas com quem se cruza. Ao princípio, acontece-lhe involuntariamente e isso chega a assustá-lo. Sempre que se cruza com alguém - seja um amigo, um inimigo ou um desconhecido - a sombra da outra pessoa passa a segui-lo. 
Por vezes contra a vontade do rapaz, as sombras contam-lhe os mais profundos desejos, temores e aspirações das pessoas a quem pertencem. E o rapaz vê-se em mãos com um dom que traz uma grande responsabilidade: ao saber estes segredos, terá de ajudar as pessoas - ajudá-las a recuperar ‹‹essa pequena luz que lhes iluminará a vida››.
Durante umas férias de Verão à beira-mar, apaixona-se por uma rapariga muda, chamada Cléa, com quem comunica através da sua sombra. E a sombra deste primeiro amor acompanhá-lo-á durante anos.
Mais tarde, o ‹‹ladrão de sombras›› torna-se estudante de Medicina, e debate-se com a questão de usar ou não o dom que tem para ajudar a curar - tanto os pacientes como os amigos. Afinal, será ele capaz de adivinhar o que poderá fazer felizes aqueles que o rodeiam? E ele próprio, saberá onde o espera a felicidade?

Excerto:
‹‹Tenho medo da noite, medo das formas que se ofereciam nas sombras da noite, que dançavam nas dobras dos cortinados, no papel de parede de um quarto de dormir. Sombras que desapareceram com o tempo. Mas basta-me recordar a minha infância para as ver reaparecer, terríveis e ameaçadoras. Um provérbio chinês diz que um homem bem-educado não pisa a sombra do vizinho, e eu não sabia disso quando cheguei a esta nova escola. A minha infância estava ali, naquele pátio de recreio. Queria expulsá-la, tornar-me adulto, mas ela colava-se-me ao corpo delgado e pequeno de mais para o meu gosto.››

Sobre o autor:
Marc Levy é o autor de língua francesa mais lido em todo o mundo: já conta com mais de 20 milhões de exemplares vendidos em mais de 41 países. Levy não é só favorito entre os leitores, também a crítica lhe reconhece um talento excepcional como contador de histórias originais, provocantes e sempre comoventes. 
Nasceu em Boulogne Bilancourt, em 1961. Aos 18 anos, juntou-se à Cruz Vermelha Francesa, instituição com a qual colaborou durante seis anos. Paralelamente, formou-se em Gestão e Informática na Université Paris-Dauphine. Em 1983, fundou uma empresa especializada em design e informática, com projectos em França e nos EUA. Mais tarde, viria a dedicar-se ao design de interiores, fundando outra firma em Paris. Aos 37 anos, Marc Levy escreveu o seu primeiro romance. E Se Fosse Verdade... começou por ser uma história destinada ao homem que o seu filho viria a ser. Encorajado pela irmã, enviou o manuscrito a uma editora, que aceitou publicá-lo. O sucesso fez-se sentir imediatamente e, desde então, os seus romances são presença constante nas listas de best-sellers. Marc Levy tem-se dedicado inteiramente à escrita e dois dos seus romances já foram adaptados com grande sucesso ao cinema.

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.