sábado, 6 de setembro de 2014

A Ascensão do Nove, Pittacus Lore [Opinião]




Título Original: The Rise of Nine
Autoria: Pittacus Lore
Editora: Editorial Presença
Colecção: Noites Claras, N.º 21
N.º Páginas: 368


Sinopse:
Neste terceiro volume da série juvenil iniciada com o título Sou o Número Quatro, a história é retomada a partir do ponto em que termina O Poder de Seis. Das nove crianças que conseguiram escapar à destruição do seu planeta de origem, Lorien, pelos cruéis Mogadorianos restam apenas seis. Estas crianças são os Garde, que se refugiaram na Terra em diversos continentes. À medida que crescem e desenvolvem poderes especiais, ou Legados, vão sendo preparados para um confronto final com os seus inimigos. Para conseguirem salvar o seu mundo e o nosso, têm de se reunir porque só juntos são suficientemente poderosos para enfrentar os seus inimigos. Mas entretanto, mais uma menina conseguiu escapar de Lorien…


Opinião:
Quatro.
Seis.
Sete.
John, Maren e Marina. Estas são as três personagens que dão voz ao terceiro volume da série Os Legados de Lorien, A Ascensão do Nove, proporcionando verdadeiros momentos de pura acção e adrenalina. Creio que nunca antes uma série young adult desvendou tão grandiosos mistérios enquanto encena tão espectaculares batalhas, que numa constante roçam o épico, transformando uma simples série alienígena em algo que vai muito para além da ficção e do impossível. Com tantos entraves à vitória, tantos segredos escondidos e poderes a serem descobertos, esta é uma série dotada de uma legião de fãs tão sólida e transparente que, enquanto leitores, nos é quase inadmissível percorrer as suas páginas sem sentirmos que estas são, também, as nossas lutas e as nossas vidas. E não há sentimento mais poderoso do que aquele de pertencermos aos ligamentos de uma história.

A acção deste terceiro tomo inicia-se muito, muito perto dos acontecimentos que marcaram o desfecho do volume que lhe antecede, O Poder de Seis, proporcionando assim uma continuidade já anteriormente experienciada mas que vem, somente, reforçar a ideia de que o leitor se encontra perante uma história sem pausas, sem quebras narrativas.
Durante grande parte do enredo, com Quatro são-nos apresentadas as dificuldades que este e Nove enfrentam ao tentarem decidir qual o próximo passo a dar — se procurar os restantes Garde, se partir em busca da batalha final com Setrákus Ra, ou se voltar ao local de maior perigo e tentar libertar Sam ou encontrar Sarah. Com Seis e Sete, é-nos mostrado o caminho que estas traçam, juntamente com Ella (a número Dez) e Crayton (o seu tutor) à procura de Oito, nos confins da Índia, ao mesmo tempo que vão desvendando Legados e segredos, e se aproximam do confronto conclusivo que salvará a Terra dos Mogadorianos.

Confesso-me bastante agradada e satisfeita com os desenvolvimentos descritos nesta continuação e com a forma como Pittacus Lore, personagem integrante — ainda que escondida — do enredo, embala o leitor nos perigos e encontros que os Garde vão defrontando no cumprimento dos seus destinos. Dotada de três perspectivas distintas, esta história mostra-se duplamente enriquecida não só pelas vozes já conhecidas do leitor — de Quatro e Seis — como pela sensibilidade e afectividade únicas de Sete. Oito, Nove e Dez ganham, também, uma renovada dimensão em A Ascensão do Nove, adquirindo contornos ora humanos ora sobrenaturais que antes se encontravam escondidos do leitor. Gostei, particularmente, das minuciosidades envolventes da personalidade de Oito, e do temperamento irascível e algo impulsivo de Nove.

A recta final deste terceiro volume deixou-me curiosa pelo que poderá ocorrer na próxima etapa desta série, até porque algo inconclusivo e até meio estranho aconteceu que deixou os Garde tanto confusos quanto aliviados. Sem querer ofertar spoilers, admito estar especialmente expectante com os contornos narrativos dos próximos volumes, uma vez que um dos grandes objectivos dos Garde finalmente se concretizou, e talvez por isso encontro-me, actualmente, sequiosa pelo lançamento de The Fall of Five, quarto volume da série no original. Sem dúvida, que venha o próximo!

Para adquirir ou ler mais informações sobre o livro A Ascensão do Nove, consulte aqui.

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.