quarta-feira, 4 de abril de 2012

Desejo Subtil, Lisa Kleypas [Opinião]



Título Original: Secrets of a Summer Night
Autoria: Lisa Kleypas
Editora: 5 Sentidos
Nº. Páginas: 336
Tradução: Cláudia Ramos e Helena Ramos


Sinopse:

Quatro jovens da sociedade elegante de Londres partilham um objectivo comum: usar os seus encantos femininos para arranjarem marido. E assim nasce um ousado esquema de sedução e conquista. A delicada aristocrata Annabelle Peyton, determinada a salvar a família da desgraça, decide usar a sua beleza e inteligência para seduzir um nobre endinheirado. Mas o admirador mais intrigante e persistente de Annabelle – o plebeu arrogante e ambicioso Simon Hunt – deixa bem claro que tenciona arruinar-lhe os planos, iniciando-a nos mais escandalosos prazeres da carne.
Annabelle está decidida a resistir, mas a tarefa parece impossível perante uma sedução tão implacável… e o desejo descontrolado que desde logo a incendeia.
Por fim, numa noite escaldante de verão, Annabelle sucumbe aos beijos tentadores de Simon, descobrindo que, afinal, o amor é o jogo mais perigoso de todos.


Opinião:

Tal como um jogo de xadrez, também o amor e a paixão são feitos de avanços e recuos, segurança e perigo, dedicação e persistência. E numa sociedade onde quem não tem posses financeiras ou título aristocrático é colocado de parte, uma jovem luta pela sobrevivência da sua família enquanto um simples e arrogante plebeu busca desanuviar a mente de uma lembrança que o tem vindo a atormentar desde há dois anos. Mas tanto no amor como na guerra, nunca até ao fim se pode declarar um dos lados vencedor... e a provocadora e instável relação tecida entre estes dois indivíduos está longe de ser fácil ou linear.

Desejo Subtil é a tão, por mim, aguardada estreia numa autora que se clama ser uma das rainhas dentro do seu género. Engenhosa nos vários caminhos que vão dar a um tórrido romance, estimulante no uso simples da palavra escrita e esplêndida na medida em que mantém o leitor expectante sobre o que irá um grupo de quatro jovens senhoras desencadear a seguir, Lisa Kleypas é uma escritora que, com relativa facilidade, me conquistou imediatamente ao primeiro virar de página. Iniciando-se com um prólogo aparentemente – e de modo enganador! – banal e terminando num epílogo de deixar água na boca, Desejo Subtil trata-se de um romance histórico escaldante que qualquer – e todo – o apreciador do estilo não poderá – nem, certamente, quererá – perder.

Focando-se nas inexperiências e desejos de um leque divertidíssimo de intervenientes femininas, esta obra abre as portas para todo um inebriante ambiente de ingenuidade e liberdade que, numa casa nos arredores de Londres, estas personagens podem dar-se ao luxo de transparecer. Com personalidades vincadas e indiscutivelmente distintas entre si, estas quatro jovens «encalhadas» que procuram um marido que as sustente financeira ou socialmente, farão as delícias do leitor ao verem-se enredadas nas mais variadíssimas formas de embaraço, sedução comprometedora e planificação maquiavélica.

A nível pessoal, fiquei encantada com a irreverência e comportamento inesperado de Lillian que, mesmo indo contra o que se espera, de uma senhora, na capital inglesa, consegue o feito de se distinguir e elevar entre as demais. A sua rebeldia e instinto protector foram, por mim, muito apreciados e confesso que estou desejosa de ler o próximo romance onde esta ianque inveterada assumirá o papel principal de futura noiva casamenteira (ou assim se espera!). No entanto, e numa perspectiva um pouco mais geral, todas as quatro personagens femininas conseguiram, de uma maneira ou de outra, cativar-me de sobremaneira.
Enquanto Lillian é um espírito selvagem, Evie é um autêntico doce. Sarapintada com sardas indomáveis e detentora de uma inocência e naturalidade assombrosas, esta personagem é verdadeiramente enternecedora. Depois temos Daisy, a alma mais jovem mas que, nem assim, deixa de ser a menos espevitada. Seguindo as passadas da irmã Lillian, esta interveniente avizinha-se espantosa e (ao que tudo indica) sendo a última lady de casamento cuidadosamente planeado será, certamente, dos destinos que mais interesse suscitará ao longo da série. Finalmente, temos Annabelle, a nossa protagonista. Uma pessoa devota aos seus, honesta para consigo e para com as suas dificuldades e que, num último acto de desespero, só deseja ser capaz de arranjar um marido endinheirado que, de alguma forma, a retire a si – e à sua família – da penúria. Mesmo que para isso tenha de deixar o amor para outra vida.

Este é, decididamente, um enredo profundamente inventivo e intrigante. Kleypas consegue não só deslumbrar o leitor com uma escrita assertiva e interessante, imersa em sensualidade e carisma, como o deixa estarrecido face um conjunto tão espectacular e evidenciado de personagens. É que não são só as mulheres a causar expectativa e fascínio, também dois homens em particular merecem o seu destaque – o inconfundível Simon Hunt e o erudito Lorde Westcliff. Ao passo que, este segundo, entretém pelos modos civilizados e, por vezes, agressivos quando uma certa senhora se encontra em cena, o primeiro trata-se de um homem galanteador cuja faceta menos convidativa e espírito afiado o transforma num partido a evitar, mesmo sendo de uma beleza indomável e sombria e o que, a par com a sua perversa insistência, deixará o leitor louco de esperança e curiosidade.

Muitos são, realmente, os aspectos positivos que embelezam este romance. Desde as descrições primorosas da natureza, do vestuário ou dos espaços sociais, passando pela leveza da sensualidade e tensão expectante presente entre os dois protagonistas, seguindo para a delicadeza e adoração das personagens em si e terminando nas reviravoltas, encontros e desencontros, sorrisos e irritações de uma trama que em tudo causa admiração, colocando inteiramente o factor «sei o que se segue», de parte, não me restam incertezas de que Desejo Subtil é um livro deliciosamente provocador e com o seu quê de novidade.

Uma vez mais confesso – adorei o estilo da autora, a estrutura com que delineou, e conta, a história e o importantíssimo pormenor de não se centrar, unicamente, no pré-envolvimento sério entre o casal principal oferecendo uma visão pós-envolvimento que, muitas vezes, acaba por ser camuflada ao leitor.
Um livro que simplesmente nos enche os sentidos, com sabores e gestos ternos, cheiros naturais e amizades de uma vida inteira, numa sumptuosa e deslumbrante primeira aposta de uma chancela da Porto Editora – 5 Sentidos – que, certamente, irá dar muito que falar! Altamente recomendável. 

2 comentários:

jen7waters disse...

Gostaste mesmo! ;D
O meu preferido desta série é o terceiro, o livro da Evie <3 mas toda a série é excelente.

Este inicialmente enervava-me por causa da Annabelle ser tão preconceituosa em relação ao Simon mas ele também não tinha as melhores intenções em relação a ela, por isso fez-lhe bem esperar. xD

Outra coisa que gosto nesta autora é que ela não se esquece das suas personagens e em todos os livros da série insere momentos de todos os casais, se bem me lembro a Annabelle e o Simon estão em todos os livros. E noutras séries também, ainda há pouco li os Hathaways da mesma autora, e fiquei maravilhada porque há uma cena em que entra o Simon e a Annabelle a dançar num baile e escandalizar toda a gente! <3

Pedacinho Literário disse...

Gostei mesmo muito, tanto da Kleypas como da Quinn. Foram estreias maravilhosas!
Cheira-me que a Evie dá um romance fantástico! Embora a Lilian deixe a sensação de dar muita luta. :D

Por acaso esse foi um aspecto que não me fez confusão. Achei ser bastante comum da educação dela, mesmo tendo dificuldades económicas. E sim, de certeza que as intenções dele para com ela, pelo menos as iniciais, não eram das melhores, eheheh.

Oh, isso é fantástico! Gosto sempre de revisitar velhos “amigos”. Espero que também publiquem a série Hathaways por cá, caso contrário terei mesmo de a ler em inglês, uma vez que esta é uma autora sublime.

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.