quinta-feira, 3 de julho de 2014

Literatices em Comum #1



Confesso que não tenho por hábito planear o que vou ler num dado mês, semana ou mesmo dia. Deixo-me, mais vezes do que devia dada a extensa pilha de livros a ler, levar pelo sabor do vento, e ir escolhendo as minhas leituras de forma gradual, conforme o meu estado de espírito e/ou estilo de narrativa ou género que me está a puxar 'naquele' momento em particular. No entanto, dei comigo esta manhã absolutamente surpreendida com o plano que, mentalmente e quase sem dar por isso, fiz das minhas próximas três ou quatro leituras. Terá sido porque se trata de histórias que quero há muito percorrer? Ou será que existem algumas 'segundas intenções', como quem diz e para mim ainda desconhecidas, por detrás do que estou a 'escolher' ler? Sinceramente, não consigo dar-vos uma resposta, mas o que sei, e isso sim, é que não apaga, em nada, a surpresa que foi para mim ter um plano de leitura — ainda que relativamente pequeno. Conseguirei cumpri-lo? Veremos! Assim, deixo-vos a mesma pergunta... 

Costumam planear as vossas leituras?
Se sim, que métodos utilizam?
Se não, porque não?

2 comentários:

Carla disse...

Olá,
Houve um tempo em que fazia planos dos livros que ia ler, não no mês, mas os que ia ler e só depois desses é que poderia pegar noutros. Isto tornou-se para mim quase claustrofóbico pois com tantos livros em casa porquê ter que ler aqueles?
Agora o que faço é pegar num livro que me apeteça e ler, mas tenho sempre muita dificuldade em escolher o livro que vou ler. Terminar um livro é sair de um mundo e ter de escolher outro mundo para começar a ler é complicado...complicadinha que eu sou.
Boas leituras!

Pedacinho Literário disse...

Olá, Leitora
Não és nada complicadinha! Compreendo-te perfeitamente porque já passou/às vezes ainda passo pelo mesmo. Escolher um novo livro depois de uma história que nos encheu as medidas é algo extremamente difícil, até porque ainda nos sentimos muito agarrados a essa história. E fazer planos, também. Conheço essa claustrofobia mas a minha é ligeiramente diferente — refere-se mesmo à quantidade de livros que tenho por ler. É algo difícil, sem dúvida, mas concordo contigo no que diz respeito a muitas vezes ser melhor simplesmente ler o que nos apetece... =)

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.