segunda-feira, 28 de julho de 2014

Diário de uma Maratona: Maratonas Literárias Viagens (In)esperadas — Check Point #2


Eu sou uma desnaturada, eu sei! Mas acreditem quando vos digo que pensei, seriamente, que ia conseguir dar conta do recado — a verdade é que não estou a conseguir. Demasiado stress, demasiadas coisas importantes para fazer ao mesmo tempo. Contudo, e mesmo sendo algo vergonhoso, venho deixar-vos a actualização da maratona até ao momento. A próxima semana correrá melhor! — I hope!


Check Point #2:
«De 3 em 3 dias vamos ter a rubrica 'Check Points'. Estas são paragens ao longo da maratona para fazermos o ponto de situação e avaliarmos o progresso das nossas leituras. Aqui o que queremos é que compartilhem o vosso bingo com as categorias já completadas marcadas com um X e que falem um pouco do que acharam dos livros que já leram.»

Como devem ter reparado, falhei o Check Point #1 mas isto porque, na altura, não tinhas muitas páginas para vos mostrar. Não é que hoje, ao fim de uma semana de maratona, as tenhas, mas tal é porque me encontro no processo de escrever a minha dissertação de mestrado e, por isso, o tempo anda bastante limitado. No entanto, fui capaz de terminar um livro e, assim, riscar 3 categorias do Cartão Bingo, com um total de 225 páginas. O livro que terminei foi Quando Éramos Mentirosos, de E. Lockhart, e deixem-me que vos diga que é uma das grandes surpresas do ano! E um dos favoritos também!
Espero que a próxima semana corra melhor, e caso não consiga terminar a maratona, que pelo menos seja capaz de ler metade dos livros a que me propus.


Lazy Sunday #1:
«Conta-nos como é que o livro que estás a ler veio parar às tuas mãos. Onde ouviste falar nele pela primeira vez e porque decidiste lê-lo?»


Bem, neste momento não estou a ler nenhum livro, pois terminei Quando Éramos Mentirosos e Ugly Love (que não faz parte desta maratona). No entanto, vou iniciar Deusa, de Josephine Angelini e posso dizer que este livro me veio parar às mãos graças à indescritível Planeta Manuscrito, que mo ofereceu em troca de uma opinião sincera sobre o mesmo — parceria literária.
Escolhi Angelini porque dentro da fantasia é das escritoras de que mais gosto, com uma voz que considero única e uma imaginação inigualável. Além disso, Deusa é, também, o volume final da trilogia Predestinados e, por isso, posso dizer que estou bastante ansiosa em conhecer o seu desfecho — embora, após o virar da última página, vá, com certeza, sentir saudades. 


Reading Pause #2:
«Para algumas pessoas Verão é sinal de roadtrip. Que tal fazermos uma roadtrip literária? Escolhe 4 países que gostarias de visitar no Verão e um autor de cada um desses países que te desperte a curiosidade.»

Confesso que adoro viajar e só não conheci ainda meio mundo porque o avião não é bem o meu transporte favorito. Por isso, limitar-me à escolha de quatro países que gostaria de conhecer ou que adoraria visitar numa roadtrip de Verão não vai ser coisa fácil.
Como estou actualmente a residir em Londres, a minha primeira escolha seria o Reino Unido, e isto porque existem lugares maravilhosos, para além da grande capital, onde se desfrutar de umas belas paisagens. No Reino Unido, gostaria de 'visitar' The Bone Season (A Estação dos Ossos) e tal porque já tive o prazer de conhecer a autora, Samantha Shannon, e trocar dois dedos de conversa com ela, o que me deixou ainda mais curiosa quanto ao seu livro.
De seguida, iria ali aos irmãos Ingleses, EUA. Muitos são os autores e locais que gostaria de percorrer mas desta feita irei ficar-me por Colleen Hoover. Hoover tornou-se rapidamente numa das minhas escritoras favoritas de contemporâneo e confesso que adoraria conversar com ela sobre as suas personagens enquanto desfrutaríamos de uma bela música country — a autora vive no Texas.
Voltaria então, depois, para a Europa onde aterraria em Paris, França. Sonho com uma viajem à cidade da luz e do amor e admito que embora não esteja familiarizada com muitos autores franceses, é um estilo de escrita que me atrai. Lá conhecia então A Delicadeza de David Foenkinos.
Antes de voltar a terras de sua majestade, faria uma pausa muito breve na Alemanha, um país que me tem vindo a atrair mais e mais, onde desfrutaria da companhia de Kerstin Gier, que dentro do young adult mais novo, é, sem dúvida, uma voz muito, muito interessante.

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.