segunda-feira, 14 de março de 2011

Vidas Trocadas, Sandra Brown



Título Original: The Switch
Autoria: Sandra Brown
Editora: Quinta Essência
Nº. Páginas: 456
Tradução: Margarida Malcato


Sinopse:

As gémeas Melina e Gillian Lloyd são praticamente iguais, ambas empresárias de sucesso e solteiras. Mas numa coisa são diferentes: Melina é impulsiva, enquanto Gillian gosta de ponderar bem as suas decisões. Além disso, Gillian quer um filho. Sentindo o relógio biológico a avançar inexoravelmente, opta por se submeter a uma inseminação artificial, utilizando esperma de um dador anónimo. A história começa no dia em que ela faz a inseminação.
Nesse dia, Melina acompanha, na sua qualidade de relações públicas, o coronel da NASA Christopher ‹‹Chefe›› Hart à cerimónia de entrega de um prémio. Mas terá sido mesmo Melina?
A vida do coronel choca, depois interliga-se, com a das gémeas. Uma partida aparentemente inofensiva acaba em catástrofe. Na manhã seguinte a terem trocado de identidades, Melina recebe uma notícia terrível: a irmã fora brutalmente assassinada — e o coronel, apesar de inocente, é o principal suspeito. O que parece de início ser um homicídio de fácil resolução acaba por conduzi-los às montanhas do Novo México onde um louco, cujos planos diabólicos requerem a substituição de Gillian por Melina, está a criar uma ‹‹nova ordem mundial››. Mesmo que seja apenas parcialmente bem-sucedido, as consequências serão catastróficas e afectarão o mundo inteiro.

Opinião:

Vidas Trocadas é tudo o que um bom romance com algumas influências de policial pode aspirar a ser. Escrito de forma sublime e entusiástica, Sandra Brown apresenta uma história envolvente e extremamente empolgante. Apesar das constantes dúvidas e suposições, é só mesmo no final que o leitor chega a fechar o enorme puzzle até então construído peça a peça... e que peças, essas. Constantemente em modo surpreender, as reviravoltas e as surpresas que a autora, de um momento para o outro, revela são simplesmente arrebatadoras. Somente com muita dificuldade e determinação é que o leitor consegue colocar este fabuloso romance de lado. E é quase doloroso fazê-lo.

Gillian e Melina Lloyd são aquele tipo de irmãs que partilham tudo entre si e buscam, uma na outra, aquela opinião final sempre que sentem necessidade de tomar uma decisão importante que afectará as suas vidas. Para além disso, são gémeas e a verdade é que não poderiam ser mais diferentes. Gillian é ponderada e analista, bastante prudente e comedida, enquanto que Melina é o seu total oposto. É selvagem, destemida e impulsiva. As suas personalidades reflectem-se ainda no seu trabalho – Gillian trabalha no ramo imobiliário e Melina é relações-públicas.
Tudo tem início quando Gillian toma a decisão final de querer ser mãe, acorrendo a uma clínica de inseminação artificial (uma vez que o seu companheiro é estéril), e as duas combinam almoçar e comemorar. É também durante esse almoço que Melina sugere que as duas troquem, uma vez mais, de posições. Visto Melina ter de acompanhar um magnata do espaço a uma cerimónia de entrega de prémios, e querendo provar à irmã que esta pode divertir-se e aproveitar um pouco mais do que a vida tem para oferecer, sugere-lhe que façam uma troca de lugares, ou seja, Gillian iria no lugar de Melina, fazendo-se passar pela mesma, enquanto Melina ficaria descansada à espera de novidades. Se houve efectivamente esse troca ou não, o leitor só chega a descobrir mais tarde, mas o problema é que, nessa mesma noite, Gillian é brutalmente assassinada no seu quarto por uma série e maus infortúnios. A partir desse momento, Melina não descansa até apanhar o culpado de escabroso crime, e mesmo quando este é encontrado, ela persiste em descobrir todas as razões, motivações e desejos ilegais escondidos por detrás de uma imensa rede de culto religiosa que, milagrosamente, se encontra envolvida no assassínio da irmã. Com a ajuda de Christopher Hart, o poderoso astronauta, e de uma série de agentes das forças policiais, Melina deixa-se envolver num universo clandestino, perigoso e até fatal.
Sandra Brown cativa o leitor a entrar profundamente na história logo desde o primeiro momento. Com uma refeição e conversa casual entre irmãs, o leitor é aliciado e questionar todos os pequenos pormenores deixados aqui e ali, e a tentar, também ele, encontrar não só o assassino mas igualmente a desvendar todas as pistas que se vão colocando no caminho. A viagem, essa, é alucinante, veloz, turbulenta, arriscada. E a recompensa é em tudo primorosa e perfeita. Dotado de personagens fortes, bem estruturados e focados, com uma linguagem simples, casual e agradável, Vidas Trocadas é um romance aprazível e imensamente interessante.

Gostei deste livro por toda a envolvência sua inerente. Os capítulos curtos e com conteúdo motivam o leitor a prosseguir na narrativa e penso que, Vidas Trocadas, é um daqueles livros que fazem pensar, a altas horas da noite, que ler por cinco minutos mais não será demasiado problemático. Foi o que me aconteceu, complicadíssimo de largar e colocar de lado.
Um romance perspicaz e com uma audácia incrível, constantemente espicaçando o leitor com novas descobertas e afiliações. Uma personagem principal rija, possante e intelectualmente atrevida. Uma história atraente, com todos os ingredientes necessários de modo a garantir várias e muito boas horas de leitura e sofreguidão.
Adorei e recomendo. 

2 comentários:

Tinkerbell disse...

Olá adorei a tua opinião! vi esta opinião em destaque no facebook da quinta essência mas como pertencente ao blogue http://dmagia.blogspot.com/2011/03/opiniao-vidas-trocadas.html ...como anda para aí uns rumores de plágio...n sei se tb cooperas com o blogue dmagia se sim peço dsc senao era só para avisar! bjs*

Pedacinho Literário disse...

Obrigada, Tink! Foi muito porreiro da tua parte avisares. Por acaso, e ainda bem, não foi situação de plágio. Participei num passatempo deles em que enviei esta opinião, apenas a assinei com o meu nome e não com o nome do blogue... por isso está tudo bem. Mas, mais uma vez, obrigada pelo aviso. A verdade é que nunca se sabe... :)
E obrigada também pelo comentário. :) Foi uma das opiniões que mais prazer me deu em escrever. E é uma das que gosto mais. :)

Beijinho*

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.