sábado, 14 de julho de 2012

De Malibu, Com Amor, Elizabeth Adler [Opinião]




Título Original: One of Those Malibu Nights
Autoria: Elizabeth Adler
Editora: Quinta Essência
Nº. Páginas: 345
Tradução: Inês Castro


Sinopse:

Em Malibu, Mac Reilly é um especialista em crimes relacionados com o mundo do cinema. No entanto, o detective certamente não esperava deparar com uma mulher em negligée preto a apontar-lhe uma arma. Assim que se esquivou da bala, a desconhecida fugiu. Quem poderia ser aquela beldade misteriosa? Ao mesmo tempo, é anunciado o desaparecimento de Allie Ray, estrela de cinema, querida da América. Mac está convencido de que os dois casos se encontram relacionados... Mas como prová-lo? Para o ajudar, conta com a sua noiva eterna, a sublime Sunny Alvarez. Ambos irão envolver-se numa investigação que os leva da Califórnia às praias do México, das ruas de Roma ao interior da França em busca de um assassino e de uma actriz que quer a todo o custo recuperar o anonimato...


Opinião:

Perdida na paradisíaca costa californiana, abandonada à popularidade da fama e do dinheiro, Malibu é uma terra rica em personalidades importantes e excêntricas. Talvez por isso, não é surpresa nenhuma quando o crime conjugal e político serve de mote a uma série de viagens tanto belas quanto arrojadas. O perigo está à espreita, e esta recente dupla de detectives não logrará a meios para descobrir o verdadeiro culpado de uma sucessão de infortúnios pessoais.

De Malibu, Com Amor trata-se de mais um romance simples e algo natural de uma autora que já habituou o seu público a descortinar, desvendar, toda uma série de cenários idílicos e profundamente inebriantes. Seguindo as passadas de um casal de protagonistas ousado e eficiente, o leitor vê-se subitamente sugado para as mais belas e acarinhadas paisagens, assim como para o tumultuoso interior, íntimo, de uma relação pública pontuada pela infidelidade e pela perseguição anónima.
Elizabeth Adler é mestra na arte do policial soft, com laivos de romance, conferindo uma certa atmosfera de suspense, de mistério, que em muito agracia as suas histórias. Perseguições, conflitos de interesse, promessas quebradas, mortes suspeitas, no imaginário de Adler existe de tudo um pouco, e a forma como a autora consegue conjugar, com perícia, todas as afluências, todos os pequenos e grandes pormenores é, simplesmente, maravilhosa.

Este é um livro que vem dar um novo impulso, que vem dar a conhecer uma nova faceta de uma dupla imperdível de curiosos detectives e que, consequentemente, vem iniciar uma renovada «série» de enredos famosos onde estas duas personagens sem igual deterão o papel de destaque, o protagonismo da descoberta.
Mac é um homem maduro, experiente, com um passado bem activo no que diz respeito a situações criminosas. É por isso que o seu carisma se apresenta de forma sublime, cativando o leitor de imediato, e forçando-o a acompanhá-lo na árdua demanda que tem pela frente, em busca de um perseguidor astuto, de um magnata fugidio e de uma belíssima mulher que só deseja voltar ao anonimato da sua antiga vida. Sunny, por seu lado, é uma jovem «quase esposa» que vê em Mac o ideal de marido mas que, para sua grande infelicidade, ainda não foi honrada com um diamante no dedo anelar. Talvez por isso se sinta compelida a seguir os passos de Mac, auxiliando-o no que for necessário e deixando para segundo plano, por diversas vezes, a sua própria vida, em detrimento de uma procura que se apresenta mais complicada do que o inicialmente esperado.

Estas são duas personagens essenciais, especiais, no decorrer deste romance, mas também existem outras personalidades, um pouco mais secundárias, que exibem igual charme e atracção. Allie Ray, por exemplo, é o ímpeto de mulher perfeita que tem tudo na vida – fama, um trabalho de sonho, casas e roupas mil –, mas é também a sua intervenção que permite ao leitor desflorar um lado mais intriguista, mais negro da popularidade hollywoodesca. Ron Perrin e Sam Demarco são duas outras personagens que abrem o leque visionário do que o dinheiro em excesso e a facilidade, manipulação, política podem originar. Dois homens enganados e enganadores, impulsivos e até algo sombrios, que mistificam a atmosfera mais negra, mais pesada de um romance suave e que se desenvolve com naturalidade.

Sem dúvida, um dos grandes pontos fortes da criatividade de Adler é, claramente, os cenários de sonho que a autora consegue perpetrar nas suas obras, conferindo-lhes uma legitimidade, uma sensação de familiaridade e realidade tal, que o próprio leitor, às tantas, se sente capaz de cheirar a brisa rebelde do mar, de degustar os assombrosos sabores de iguarias ricamente confeccionadas, ou de se apaixonar, pura e simplesmente, pelas embriagantes, arrebatadoras, paisagens que tem diante de si.
Em De Malibu, Com Amor, em concreto, fica somente a nota menos positiva para a forma como a escritora criou o desfecho do enredo. Para mim, não houve surpresa no desvendar do perseguidor e assassino que aterrorizava a vida de tão complexas personagens, em vivência. Arrisco-me a «dizer» que essa descoberta surgiu com uma certa ingenuidade, singeleza, incompreensível, sem deter a carga emocional de suspense e mistério que esteve presente, até então, em todo o romance.

Ainda assim, esta foi uma leitura imensamente agradável, que me deixou apaixonada por mais um local banhado pelo sol e pelo mar, por uma França pitoresca e por uma Itália que em tudo se constitui grande. Uma narrativa fácil, leve e encantadora, com uma carga emocional palpável e relatada de forma harmoniosa, com descrições de cortar o fôlego e diálogos reveladores.
Mais uma excelente aposta por parte da Quinta Essência, numa autora apreciada por muitos e que já faz parte, obrigatória, na estante de ainda mais leitores. Gostei. 

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.