Com o ano de 2011 prestes a terminar, chega aquela altura do ano em que os vários blogues da blogosfera dedicam algumas horas do seu tempo a escrever textos e mensagens de cariz mais pessoal, a fazer balanço de leituras, de filmes vistos, de desafios cumpridos e de uma ou outra resolução para o ano seguinte. O Pedacinho, não é excepção.
Infelizmente, 2011 não foi um ano de excelentes leituras. Li mais – relativamente ao ano passado –, li melhor, li com mais afinco, com mais curiosidade e vontade mas, ainda assim, não foi o suficiente. Olhando para trás, poucas são as obras que deixaram algum tipo de marca ou recordação na minha memória... e muitas as que tinha decidido ler este ano – e que acreditava serem magníficas – mas que ficaram por ler.
2012 será um ano de mudanças, tanto na minha vida pessoal como aqui no blogue. Começarei a ler em inglês – o que se traduzirá em algumas opiniões nesse idioma –, tentarei concluir mais desafios literários, farei os possíveis por ultrapassar as 112 leituras deste ano (110 + 2 que ainda estão por comentar) e darei o meu máximo para manter o blogue sempre actualizado.
Antes de entrar em jeito de balanço, quero desejar a todos os leitores, seguidores, amigos, companheiros de leitura e editoras (principalmente a estas últimas uma vez que possibilitaram que o Pedacinho tivesse muitas e novas leituras neste ano de 2011), uma excelente saída e uma ainda melhor entrada no ano que aí vem. Para mim, é um final e começo de ano algo agridoce, com muita tristeza e mágoa, mas com a qual espero aprender, crescer e recuperar em breve. Para vocês... que a esperança por algo melhor continue.
Balanço 2011
Os livros (e autores) que mais gostei:
Grande parte do género fantástico, estas foram as obras que mais me chamaram a atenção, que me cativaram sobremaneira e que me roubaram incontáveis sorrisos, suspiros e até algumas lágrimas. Destaco, em particular, Patricia Briggs – uma autora que nunca esperei que se tornasse a minha favorita de 2011; Quando Sopr@ o Vento Norte – uma leitura frenética num romance delicado e actual, que me levou às gargalhadas e que pelo qual aguardo a publicação da continuação; e O Ladrão de Sombras – uma estreia que adorei, com a qual vibrei, em que derramei lágrimas e que me deixou o coração apertado.
Estatisticamente:
Livros lidos: 112
Fantasia/Terror: 56
Romance: 32
Romance Histórico/de Época: 11
Policial/Thriller: 8
Outros: 5
Autores conhecidos: 10
Novos autores: 65
Autores Portugueses: 7
Autores mais lidos:
Gabrielle Lord (7)
Patricia Briggs (4)
Sarah Addison Allen (4)
Laurell K. Hamilton (3)
Sherrilyn Kenyon (3)
Editora mais lida:
Saída de Emergência (21)
Quinta Essência (21)
Os objectivos literários traçados para 2011 foram cumpridos. Li mais de 75 livros e o desafio Fantasia foi superado com sucesso. Para melhorar, descobri 65 novos autores, que segui durante o ano e que quero (pelo menos grande parte) continuar a seguir nos anos que vierem.
P.S.- Já viram que 3, dos meus 5, autores mais lidos este ano são do género fantástico? Eu bem tento dispersar-me por outras terras, mas volto sempre a casa. Ah, e são todas mulheres!
Resta-me somente desejar-vos continuação de um excelente dia, umas boas entradas e que o melhor de 2011 seja o pior de 2012.
Beijinhos, Boas Leituras e... até para o ano!
6 comentários:
Feliz 2012 :)
Que possas concretizar todos os teus objectivos!
Boas entradas, e que o ano que entra seja fantástico. Espero sinceramente que as coisas melhorem. ;)
Também gostei imenso da Patricia Briggs e da Kim Harrison... adoro ler as aventuras da Mercy e da Rachel. :)
Acho que fazes muito bem em começar a ler e a escrever as tuas opiniões em inglês... falando por mim, houve uma altura este ano em que dei por mim a conseguir exprimir melhor uma ideia em inglês do que em português. xD
Desejo-te um ano cheio de coisas boas e que todos os teus objectivos se tornem realidade.
Beijinhos e tudo de bom. :)
Bom Ano Novo!
Partilho muitas das tuas leituras amiga e adoro-as claro. Mas também partilho a tua opinião de que li muito e nem sempre da melhor qualidade.
Mas o ano que vem será melhor, verás :)
Beijinhos e boas leituras. Há e claro, BOM ANO!
Sofia,
Obrigada! O mesmo para ti, já sabes. :)
p7,
Também eu! E desejo-te igualmente tudo de bom. :)
Sem dúvida. Briggs transformou-se na minha heroína favorita de 2011 e Rachel não está muito atrás! Só tenho pena de, relativamente a esta última, ainda não ter conseguido pegar no “Antes Bruxa Que Morta”, mas a ver se resolvo essa questão.
É, claramente, uma boa maneira de treinar o inglês. De vez em quando dá-me para falar sozinha em casa, como os maluquinhos (lol) e quando dou conta já passei do português para o inglês... mas não há nada como passar isso igualmente para o papel. Até porque ler em inglês tem as suas vantagens... nomeadamente, a diversidade de géneros e autores que não existem publicados em PT. :)
Rita,
Muito, muito obrigada! Desejo o mesmo para ti, com um ano cheio de saúde, alegria e excelentes leituras!
Jojo,
Igualmente. Que tenhas em ano em grande!
Elphaba, miga,
O ano que entrou tem, decididamente, de ser melhor! Acho que temos de começar a seleccionar um pouco mais as leituras, não achas? Falo por mim, como bem sabes, fartei-me de ler este ano e metade ou mais de metade das leituras não foram assim nada de especial, o que não quer dizer que não tenham sido bons livros, etc., simplesmente não me tocaram.
Beijinhos para todas! E votos de um grandioso 2012!
Enviar um comentário