sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Novidades Bertrand

Aqui ficam as novidades da Bertrand para o mês de Novembro:

Título: Comer Animais
Autor: Johnathan Safran Foer


Face à perspectiva de ter de explicar ao filho por que razão comemos uns animais e não outros, Johnathan Safran Foer, um dos mais originais e brilhantes jovens autores de língua inglesa da actualidade, dispôs-se a explorar as origens de muitas tradições alimentares e as ficções que ajudaram a criá-las…Um debate sobre o vegetarianismo. Best-seller nos EUA e Reino Unido.



Título: A mão de Fátima
Autor: Ildefonso Falcones


Um país dividido entre duas religiões. Um homem que luta pelo seu próprio destino. Um amor sem limites. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Ildefonso Falcones é autor dobest-seller internacional A Catedral do Mar (com cerca de 12.000 exemplares vendidos em Portugal).




Título: O Perfil do Monstro
Autor: Arundhati Roy


Vencedora do Booker Prize em 1997 com O Deus das Pequenas Coisas, Arundhati Roy traz-nos neste livro, através de um conjunto de entrevistas, a sua análise do mundo actual e das suas constantes mudanças traçando assim O Perfil do Monstro.




Título: A Insaciável
Autor: Meg Cabot


«A autora da popular série Diários da Princesa salta agora para o carro dos vampiros» Booklist

Meg Cabot, número 1 do New York Times, com mais de 15 milhões de livros vendidos, é considerada «A mestre do seu género» (Publishers Weekly).


A Insaciável é a versão moderna e divertida do Drácula.

Título: O Símbolo Perdido [Edição Especial Ilustrada]
Autor: Dan Brown


O livro mais vendido do ano em Portugal. Mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Ao revelar um mundo de mistérios antigos, sociedades secretas e uma História impressionante, a Edição Especial Ilustrada desvenda toda uma nova dimensão de intriga e fascínio. Com mais de cem imagens a cores, é um complemento essencial ao original.


 
Título: Um amor imenso
Autor: Danielle Steel


Danielle Steel, a autora mais lida do mundo, com 580 milhões de exemplares vendidos, acredita em finais felizes. No regresso da sua viagem de noivado, Edwina passa de uma jovem e feliz noiva a órfã com os cinco irmãos mais novos a seu cargo. Poderá ela voltar a amar e ser feliz?


 
Título: Bimby – Receitas com História


As melhores receitas para saborear com a família e amigos Com inúmeras receitas para experimentar na sua Bimby, este livro revela um pouco mais sobre a invenção que veio revolucionar a forma de estar na cozinha.
Para o dia-a-dia ou para ocasiões especiais, este livro reúne mais de 60 receitas para se inspirar quando reúne amigos, família ou, porque não, quando está sozinho e resolve ter um momento de pura degustação “home alone”.




Título: Camarate – Um Caso Ainda em Aberto

Documento que se debruça e levanta novas questões sobre um dos casos mais enigmáticos e mediáticos da História portuguesa recente, pela mão de uma das figuras de maior prestígio do panorama político e social português.

Título: Dom Quixote de La Mancha

D. Quixote decide que é seu "ofício e exercício andar pelo mundo endireitando tortos, e desfazendo agravos" e parte à aventura na companhia de seu fiel e prosaico escudeiro, Sancho Pança. As hilariantes maluquices do Cavaleiro Andante liquidam, com a sua "moral do fracasso", as últimas ilusões da epopeia: aquilo a que Adorno chama "a ingenuidade épica". Depois de D. Quixote , nada mais será igual.


Título: A Paixão de Constança

A Paixão Segundo Constança H. traz consigo toda a violência e todo o sofrimento daquele a quem coube em sorte viver num mundo em transformação, onde os valores tradicionais da família e os afectos a que nos tínhamos habituado a considerar mais estáveis resvalam, gradualmente, para um terreno movediço e irrespirável.

Em Novembro... com a Contraponto!

O que Novembro nos reserva ... com a ASA



quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Rubi, Kerstin Gier



Título Original: Rubinrot
Autoria: Kerstin Gier
Editora: Contraponto
Nº. Páginas: 269
Tradução: Marta Dias


Sinopse:

O que fazer quando alguém se dá conta de que subitamente está no passado – num passado longínquo, não de décadas, mas de séculos?

Bem, em primeiro lugar há que manter a calma – é o que Gwendolyn pensa. E vai-lhe ser necessária muita calma, quando descobre ter herdado da família um invulgar gene que lhe permite viajar no tempo.
Com o arrogante (mas muito giro!) Gideon como companheiro de viagem, daqui em diante as surpresas não param. Por ser a mais jovem portadora do gene, Gwendolyn é escolhida para uma missão muito importante: viajar por várias épocas para impedir alguns erros e, basicamente, pôr o passado em ordem!
Entre alguns acidentes de percurso e algumas discussões, esta dupla tão desigual envolve-se em aventuras de toda a espécie... e ao longo de todos os tempos. Pouco a pouco, vão descobrindo que seja em que século for os opostos sempre se hão-de atrair, e que o passado já não é o que era...


Opinião:

Rubi – O Amor Atravessa Todos os Tempos foi um livro que me divertiu imenso. A capa é lindíssima, muito propícia ao toque, e a organização dos capítulos está muito elucidativa, suscitando automaticamente interesse por todo o passado histórico que a narrativa alberga.
É um livro de muito, muito fácil leitura. Aliás, lê-se num instante!, e a gargalhada e o sorriso são inevitáveis. A história de Gwendolyn não é nova, pelo menos no que se refere a ser uma adolescente “normal” que, de um dia para o outro, descobre ser portadora de um dom (ou maldição). Neste aspecto, não há nada de novo. Contudo, isto são cerca de vinte a trinta páginas do livro, o que permite com que as restantes fluam com uma criatividade pura e divertida. Toda a questão do gene é interessante, talvez até um pouco confusa, e como vai sendo explicado ao longo da trama isso deixa sempre presente, no leitor, uma impulsividade inerente em descobrir mais e continuar a ler mais e mais. As peripécias e aventuras, após Gwendolyn conhecer Gideon, e as conversas que esta vai tendo com a sua melhor amiga, Leslie, são simplesmente divinais. Inclusive, o próprio conteúdo e desenvolvimento da narrativa está muito bem construído e por isso este é um daqueles livros que custa horrores fechar e colocar de lado. Ter tempo para a escola, para um possível romance a, ao mesmo tempo, viajar diariamente pelo tempo, conhecendo os seus antepassados e tudo o que foi alterado com o avançar para o futuro, é simplesmente de agarrar o leitor às páginas. Ainda para mais, não podia ter escolhido um melhor momento para a história deste primeiro volume terminar, deixando um bichinho super curioso a saltitar no estômago. 

É uma leitura direccionada para os jovens adultos mas penso que qualquer pessoa conseguirá tirar proveito dela, uma vez que se trata, de facto, de um livro giro e engraçado.  Um óptimo presente de natal, para quem já está a pensar nisso, e uma excelente e descontraída leitura de Outono. Uma história que recomendo sem reservas pois não tenho dúvidas de que proporcionará, a qualquer leitor, um bom momento de deleite e prazer.

Gostei muito. Uma autora e uma personagem principal que, com muito gosto, irei continuar a acompanhar.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O Lobo de Wall Street, Jordan Belfort



Título Original: The Wolf of Wall Street
Autoria: Jordan Belfort
Editora: Editorial Presença
Colecção: Vidas d’Escritas, n.º 12
N.º Páginas: 628
Tradução: Fátima Andrade


Sinopse:

Esta é a autobiografia de Jordan Belfort, o jovem corretor de Wall Street que nos anos 90 se sobrepôs à lógica da economia, manipulou o mercado bolsista e ganhou uma fortuna incalculável. Uma história verídica e fulgurante, escrita num registo confessional a que não é alheio um apurado sentido de humor, onde Belfort relata ao pormenor a sua ascensão prodigiosa e inevitável queda. Como fundador e director da Stratton Oakmont, uma firma de investimentos de grande notoriedade, ganhou largas dezenas de milhões de dólares, mas o seu estilo de vida absurdamente megalómano – onde não faltavam os iates, os jactos, as voltas ao mundo, as mulheres, as drogas – levava-o a gastar à noite os milhares que ganhava de dia. Chamavam-lhe «O Lobo de Wall Street», e a própria máfia colocou operacionais na sua empresa para aprenderem com os seus métodos. Uma leitura actual e aliciante que nos dá a conhecer os meandros do universo da bolsa nova-iorquina.


Opinião:

Se não soubesse, de antemão, que a narrativa que Jordan Belfort descreve neste fabuloso e intrigante livro é, de facto, real, então nunca acreditaria em tal possibilidade. A verdade é que, para uma aventura desta dimensão, com todas as suas peripécias, vícios e diversão pura, é difícil não se ficar boquiaberto ao pensar e, acima de tudo, ao relembrar que tudo o que foi escrito e tudo o que foi lido aconteceu mesmo. Jordan Belfort não foi só um corretor da bolsa, nem somente um manipulador, muito pouco apenas um homem cheio de complexos e manias … Jordan Belfort é, acima de tudo, uma personagem. Uma personagem única, real, de carne e osso e que experienciou, em poucos anos, uma vida inteira.

A história que nos é contada não é, de todo, estranha aos nossos ouvidos (e aos nossos olhos). Aliás, quem conhece minimamente a história do mercado bolsista norte-americano sabe identificar, sem qualquer dificuldade, o rosto deste senhor. O que esta narrativa traz de novo é a forma como está escrita, o honesto e desenfreado humor com que Belfort conta alguns dos anos mais austeros da sua vida. É tão fácil enganarmo-nos e sermos levados, enquanto leitores, a encarar este livro como ficção, uma história incrivelmente criativa inventada por um escritor de sucesso, mas não. Cada frase, cada palavra, cada letra representa um passado vivido por este homem e eu não consigo encontrar muitas pessoas que fossem capazes de passar pelo mesmo e, acima de tudo, sobreviverem para contar a história.

Um livro potente, poderoso. Belfort não está com rodeios enquanto nos conta a sua história. É tudo muito preto no branco, sem camadas de cinzento, e é essa realidade dura que nos prende à história até à última página. Um livro que recomendo, pois é a sua diferença que o torna apelativo.

Fabuloso. Intenso. Poderoso. Um livro que vinga pela sua honestidade. Uma leitura diferente de qualquer outra. Gostei muito. Mal posso esperar pelo filme.

Novidade Estrela Polar

Título: O Céu
Autoria: Lisa Miller
N.º Páginas: 336

ISBN: 978-989-8206-53-4
PVP.: 16,90€

Sinopse: Milhões de pessoas acreditam que o Céu é um lugar bem real. Tal como Lisa Milller demonstra neste seu absorvente livro, o desejo de uma outra vida celestial é universal – partilhado por fiéis em todo o mundo e por todas as religiões – e é tão antigo como a própria Bíblia. Embora existam muitas ideias acerca de como é exactamente o Céu e de como se chega lá, judeus, cristãos e muçulmanos concordam todos em que o Céu é a casa de Deus.
O Céu é uma viagem através da história fascinante e da geografia intelectual deste território intelectual. Desde as mais antigas concepções bíblicas da vida depois da morte até às histórias de extraordinários personagens teológicos, passando pelas convicções das pessoas comuns, Miller explora as raízes das nossas crenças sobre o Céu e como elas evoluíram através dos tempos.
Revela também como a noção de Céu tem sido usada como forma de manipulação – para disseminar o bem e o mal –, como inspiração para comportamentos altruístas e como justificação para o assassínio em massa.

Novidade Clube do Autor

Referência incontornável na vida cultural portuguesa, António Victorino d’ Almeida é conhecido sobretudo pela sua produção artística e literária (são muitas e variadas as suas incursões pelo mundo da música, do cinema, da literatura ou da televisão). Porém, Ao Princípio era Eu, a sua autobiografia, mais do que evocar todo esse percurso dá antes a conhecer o homem por detrás do profissional respeitado e multifacetado que é.
Mais do que revelar “o homem dos sete instrumentos”, como é conhecido, a autobiografia de António Victorino d’ Almeida mostra (em histórias e fotografias do seu álbum particular) o homem que era antes de se ter transformado naquilo que é hoje: uma das maiores figuras do panorama cultural português das últimas décadas. A infância, a juventude, a entrada na idade adulta, as primeiras paixões, está tudo nas mais de 600 páginas, fora extratextos, de Ao Princípio era Eu.


António Victorino Goulart de Medeiros e Almeida nasceu em Lisboa a 21 de Maio de 1940. Aluno de Campos Coelho, finalizou o Curso Superior de Piano do Conservatório Nacional de Lisboa com 19 valores e diplomou-se em Composição pela Escola Superior de Música da cidade de Viena.
Pianista, compositor e maestro, é ainda autor da adaptação para teatro musicado de A Relíquia, de Eça de Queirós, e realizou o filme A Culpa - primeira longa-metragem portuguesa a vencer um festival de cinema no estrangeiro (Huelva, 1980).
Como escritor, publicou, entre outros, Histórias de Lamento e Regozijo, Coca-Cola Killer, Um Caso de Biografia, Polissário, Tubarão 2000, Memória da Terra Esquecida, O Que é a Música, Toda a Música que eu Conheço (2 vols.), Os Devoradores de Livros e Músicas da Minha Vida.
Escreveu, apresentou e realizou mais de uma centena de documentários culturais para a televisão, foi membro do júri do Concurso de Piano de Moscovo e é actualmente Presidente do Sindicato dos Músicos Portugueses.

Presença: Livro da Semana

Durante a semana de 25 a 31 de Outubro:


Título: Manhattan Transfer
Autoria: John dos Passos
Colecção: Obras Literárias Escolhidas
N.º na Colecção: 5
N.º Páginas: 416

Data 1ª Edição: 21/04/2009
ISBN: 978-972-23-4122-6
PVP.: 20,19€
PVP.: 11,90€

Sinopse: John Dos Passos é sem dúvida um nome incontornável da literatura norte-americana do século XX. Responsável pela introdução de técnicas literárias inovadoras e originais, inspirou toda uma nova geração de escritores e mereceu a crítica elogiosa dos seus contemporâneos. Manhattan Transfer, publicado pela primeira vez em 1925, é justamente considerado por muitos a obra mais importante do autor. Através deste livro John Dos Passos esboça um retrato fiel da América, captando o verdadeiro espírito da cidade de Nova Iorque pelo olhar, bastante próximo do registo cinematográfico, daqueles que a habitam.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Novidade Quinta Essência

Título: Paixão numa noite de Inverno
Autoria: Eloisa James
N-º Páginas: 386

ISBN: 978-989-8228-37-6
PVP.: 16,00€

Sinopse: Poppy casou sob uma chuva de pétalas de rosa depois de conhecer o seu duque em Paris... o casamento mais romântico que se possa imaginar. Quatro anos depois… as pétalas de rosa transformaram-se em pó. Mas só depois de sair de casa do marido é que Poppy começa realmente a compreender o que é o romance…
Num Natal fabuloso, Lady Perdita Selby, Poppy para amigos e família, conheceu o homem que pensou que iria amar para sempre. O diabolicamente atraente duque de Fletcher era o marido perfeito para a inocente e bela inglesa, e o seu casamento foi o mais romântico que ela alguma vez vira. Quatro anos mais tarde, Poppy e o duque tornaram-se o alvo das atenções da alta sociedade... mas, por trás de portas fechadas, a chama do seu amor extinguia-se.
Relutante em perder a mulher que continua a desejar, o duque está determinado a voltar a conquistar os deleitáveis afectos da sua encantadora noiva... e a ultrapassar os dias impetuosos do primeiro amor com uma sedução verdadeiramente pecaminosa.

Novidade Planeta

Ainda este mês de Outubro, teremos:

Título: Anjo Caído
Autoria: Lauren Kate
N.º Páginas: 328

Lançamento: 28 de Outubro
PVP.: 17,75€

Sinopse: E se a pessoa que lhe estava destinada nunca pudesse ser sua?

Luce Price reconhece-o de algum lado, de algum momento... Daniel Grigori evita-a ao máximo, mas há qualquer coisa de dolorosamente familiar nele... e Luce não irá desistir até descobrir o seu segredo.
Misterioso e absorto, Daniel chama a atenção de Luce assim que o vê no primeiro dia de aulas no colégio interno Sword & Cross, em Savannah. Neste lugar em que os telemóveis são proibidos, os outros alunos parecem ter todos um parafuso a menos e em que câmaras de segurança filmam todos os seus movimentos. Daniel é o único a roubar-lhe a atenção... e o coração. 


«A atmosfera gótica do sul... está tão bem construída que os leitores podem facilmente imaginar a Luce a caminhar pelos pântanos e edifícios em ruínas.» - Kirkus Reviews

Convite

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Liga-me, Sarah Mlynowski



Título Original: Gimme a Call
Autoria: Sarah Mlynowski
Editora: Chá das Cinco
Nº. Páginas: 233
Tradução: Susana Martins


Sinopse:

Devi desperdiçou três anos da sua vida a namorar com Bryan – o bonito, adorável e pulha do Bryan. Devi afastou-se dos amigos, desleixou-se nos estudos, não se juntou a clubes… e como o Bryan acabou com ela mesmo antes do baile de finalistas, não lhe sobrou nada. Nem mesmo um telemóvel – deixou cair o seu numa fonte. Agora só liga para um número… o seu! E quem atende é ela própria… três anos mais nova!
Mal recupera do choque e convence a sua versão mais nova de que não está doida, Devi apercebe-se que tem uma oportunidade de ouro. Pode dizer ao seu “eu” mais jovem todas as coisas certas a fazer… porque ela própria já fez todas as erradas! Se a jovem Devi aceitar os seus conselhos, pode manter os amigos, candidatar-se a uma boa universidade, tornar-se uma estrela, e mais importante, poupar-se ai desgosto amoroso de Bryan!
Mas a Devi de 14 anos já não tem tantas certezas. Ela gosta de Bryan. É feliz. Mas a quem melhor dar ouvidos do que ao seu futuro “eu”?


Opinião:

Para mim, Liga-me é daqueles livros que apresenta uma sinopse quase impossível de resistir! Assim que tive conhecimento do lançamento deste livro, apaixonei-me perdidamente por ele, e uma coisa é certa, adorei esta leitura!

Devi é uma rapariga de dezoito anos, desgostosa pelo rumo que a sua vida amorosa (ou a recente falta dela) sofreu. Por isso, numa ida ao centro comercial, pensa para si o quanto gostaria de alterar as suas decisões do passado, o quanto daria por uma oportunidade de voltar atrás três anos e meio ou então, de alguma forma, conseguir transmitir todos os caminhos correctos a percorrer à sua “eu” mais nova. Quando, a meio de uma mensagem de voz, o seu telemóvel cai numa fonte dos desejos, e ela finalmente o recupera, o resultado é estrondoso: não só ficou com o telemóvel imobilizado como, ao mesmo tempo, o único número que consegue marcar é o seu! E para melhorar, apercebe-se de que o destinatário dessa chamada não só é ela própria como, é ela própria três anos e meio mais nova!

Uma leitura mais que frenética e impulsiva. Um livro que prende logo desde as primeiras páginas, levando o leitor numa aventura extremamente divertida, com muitas gargalhadas pelo meio, através de um presente em constante transformação e um passado que luta por alguma independência.
A mais velha Devi Banks é simplesmente uma força da natureza. Incrivelmente fácil para o leitor, as emoções que esta personagem transmite são tão reais e tão próximas que facilmente nos conseguimos identificar nelas. Quando à jovem Devi Banks, uma personagem fascinante, ficamos a conhecer um lado mais humano mas, ao mesmo tempo, um pouco mais juvenil e inocente. Achei que as duas protagonistas (ou devo dizer, uma só?) se complementavam uma a outra, mostrando uma só pessoa forte e destemida. Acima de tudo, encontrei neste romance um apelo ao “abrir os olhos”, porque antes de se tratar de uma história de ficção, é uma narrativa que nos faz pensar em todos os erros que cometemos no passado e que nos ensina não só a ponderar um pouco nas nossas decisões mas também a não nos preocuparmos assim tanto com o futuro e a vivermos um dia de cada vez.

Com personagens bonitas, uma trama divertida e situações deslumbrantes, este é um livro que devia de ser lido por toda a mulher. Um romance feminino, caloroso, encantador e único.
Adorei esta leitura e quem me dera ter uns quantos capítulos mais para ler. Definitivamente, quero perder-me em mais histórias escritas por esta autora.
Recomendo, avidamente!

Novidade Planeta

Aqui fica mais uma das novidades da Planeta para o mês de Outubro:

Título: Aurora Boreal
Autoria: Asa Larsson
N.º Páginas: 328

ISBN: 978-989-657-132-0
PVP.: 18,80€

Sinopse: O corpo de Viktor Strandgård, o pregador mais famoso da Suécia, jaz mutilado numa remota igreja de Kiruna, uma cidade do Norte submersa na eterna noite polar. A irmã da vítima encontrou o cadáver, e a sombra da suspeita paira sobre ela. Desesperada, pede ajuda à sua amiga de adolescência, a advogada Rebecka Martinsson, que vive em Estocolmo e regressa à sua cidade natal disposta a descobrir quem é o culpado. No decurso da investigação conta apenas com a cumplicidade de Anna-Maria Mella, uma inteligente e peculiar polícia grávida. Em Kiruna, muita gente tem algo a ocultar e a neve não tardará a tingir-se de sangue.
A protagonista, Rebecka Martinsson, uma advogada que trabalha com a inspectora mais competente da brigada de Kiruna, Anna-Maria Mella. Um dos poucos casos na literatura policial onde as principais protagonistas são mulheres.
A atmosfera de Kiruna envolve-nos por completo. Kiruna é uma povoação rural extremamente fria, onde durante seis meses ao ano fica envolvida pela obscuridade e o efeito que este frio e esta obscuridade tem nas personagens são descritos de forma fascinante.
A grande dose de suspense que nos oferece o argumento do livro, aumentado pelo solitário e frio da paisagem.
Uma escrita muito especial, enigmática e sugestiva.

Em Novembro... !

E já foi revelada a capa do volume que se segue a Eternidade, de Alyson Nöel, da série Os Imortais. Aqui fica ela:


Em breve, mais informações. 
Estejam atentos!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Ainda em Outubro... !

Preparem-se!, pois a 26 de Outubro chega-nos:

Novidade Vogais & Companhia

Em Outubro:

Título: Perfeitos
Autoria: Scott Westerfeld
N.º Páginas: 296

Lançamento: 21 de Outubro
ISBN: 978-989-668-013-8
PVP.: 17,06€

Sinopse: ATRAENTE, POPULAR, PERFEITA. OU UMA PERFEITA ABERRAÇÃO?

Finalmente Tally Youngblood é Perfeita. Tem um rosto e um corpo absolutamente fantásticos, o seu guarda-roupa é o máximo, o seu namorado é lindo e a sua popularidade está no auge. Tem tudo o que sempre quis! Mas por que será que apesar das festas constantes, do luxo da alta tecnologia e da liberdade completa subsiste a sensação de que algo não bate certo? Algo… importante! É então que Tally recebe uma mensagem do seu passado imperfeito e se lembra de tudo. A diversão acaba de imediato. Agora, ela tem de escolher entre lutar para esquecer o que sabe e lutar pela própria vida. É que as autoridades não pretendem deixar vivo alguém que saiba o que ela sabe.

Em Novembro... !

Convite - Império Terra

Convite - Os Sítios da Memória

Novidades Presença

Aqui ficam as novidades da Editorial Presença para a segunda quinzena de Outubro:

Título: O Registo dos Mortos
Autoria: Patricia Cornwell
Colecção: O Fio da Navalha
N.º na Colecção: 109
N.º Páginas: 352

ISBN: 978-972-23-4441-8
PVP.: 17,90€

Sinopse: Quando a Dr.ª Kay Scarpetta se instala em Charleston, na Carolina do Sul, para abrir um serviço de medicina legal, pensa que vai conseguir começar uma nova vida. Mas as coisas estão longe de correrem de acordo com os seus planos, pois um criminoso inteligente e perverso promete pôr à prova todas as suas forças. O novo romance de Patricia Cornwell combina ciência forense e suspense para criar um thriller poderoso que desafia a imaginação.

Título: Num Breve Fechar de Olhos
Autoria: Abbie Taylor
Colecção: Grandes Narrativas
N.º na Colecção: 481
N.º Páginas: 320

ISBN: 978-972-23-4444-9
PVP.: 17,90€

Sinopse: Quando as portas da carruagem do metro se fecharam, separando o pequeno Ritchie, de treze meses, da sua jovem mãe, começava para Emma o pior pesadelo de toda a sua vida - ver o seu bebé ser levado sem conseguir fazer nada para o impedir. E quando tenta convencer a polícia de que Ritchie foi raptado, Emma só encontra incompreensão e suspeita, vendo-se obrigada a encetar uma investigação por conta própria. Romance de estreia da autora, Num Breve Fechar de Olhos oferece-nos uma narrativa de grande intensidade dramática, realismo e suspense.

Título: M@il de um Louco
Autoria: João Pinto Costa
Colecção: Diversos
N.º na Colecção: 49
N.º Páginas: 188

ISBN: 978-972-23-4439-5
PVP.: 13,60€

Sinopse: Durante os últimos dois anos, Mário Augusto Dias, personagem criada por João Pinto Costa, dedicou-se a enviar e-mails a todo o tipo de entidades nos quais expunha situações ou pedidos insólitos e hilariantes. Estes, juntamente com as respostas, foram depois publicados num blogue que se tornou um dos mais recentes fenómenos da internet. A Presença reúne agora 40 destas histórias e inclui ainda dez inéditas e outras dez que nunca obtiveram resposta, num livro que o deixará rendido ao bom humor.

Título: O Grande Capital - Trilogia U.S.A. Vol. 3
Autoria: John dos Passos
Colecção: Obras Literárias Escolhidas
N.º na Colecção: 14
N.º Páginas: 572

ISBN: 978-972-23-4440-1
PVP.: 22,90€

Sinopse: Este volume, que encerra a monumental trilogia U.S.A., reconstitui o período que se segue à guerra de 1914-1918, acompanhando a recuperação económica a fundação das grandes empresas e os mercados de acções. Além das personagens que já conhecemos nos dois primeiros volumes surgem figuras típicas desta época, como Henry Ford, William Randolph Hearst, ou Margo Dowling. A febre da riqueza torna-se contagiante; multiplicam-se os escândalos, as grandes festas e os grandes negócios; uma vertigem que terminará com o crash de 1929. A singular técnica de escrita de John dos Passos mantém a forma e o ritmo únicos, indissolúveis da essência do próprio romance.

Título: O Valor de Nada
Autoria: Raj Patel
Colecção: Sociedade Global
N.º na Colecção: 44
N.º Páginas: 244

ISBN: 978-972-23-4437-1
PVP.: 15,90€

Sinopse: Num momento em que nos confrontamos com uma crise global sem precedentes - em termos económicos, ambientais e de recursos -, Raj Patel vem suscitar-nos uma reflexão inadiável sobre as mudanças que temos de levar a cabo para salvarmos o planeta da insanidade financeira e construirmos uma economia e uma sociedade sustentadas. Com grande lucidez e inteligência argumentativa, Patel expõe os pressupostos operativos da sociedade de mercado em que vivemos, a forma como o capitalismo estabelece os termos de valor, e aponta as suas falhas, oferecendo-nos uma forma totalmente inovadora de pensar a economia. Uma obra oportuna e inspiradora.

Título: Dicionário Essencial de História de Portugal
Autoria: José Manuel Garcia
Colecção: Dicionários
N.º na Colecção: 11
N.º Páginas: 300

ISBN: 978-972-23-4436-4
PVP.: 22,90€

Sinopse: Este dicionário reúne, numa obra acessível e prática, as principais referências que constituem a nossa história enquanto nação. Em entradas breves e claras, poderá encontrar as personalidades, os acontecimentos e os conceitos que ao longo de nove séculos contribuíram para a construção da nossa identidade e do nosso património colectivo de uma forma que pretende contextualizar e dar a conhecer o passado de Portugal. Dicionário Essencial de História de Portugal assume-se assim como um instrumento de consulta essencial, dirigido a um público amplo que privilegia o rigor e a concisão.

Título: Auto da Índia
Autoria: Gil Vicente
Colecção: Biblioteca do Aluno
N.º na Colecção: 1
N.º Páginas: 76

ISBN: 978-972-23-4312-1
PVP.: 8,50€

Sinopse: Dirigido maioritariamente a alunos do 3.º ciclo do ensino básico, este livro vem apresentar o «pai do teatro português» e o seu Auto da Índia de uma forma que se pretende acessível e apelativa. Através de uma contextualização histórica e social e de uma análise introdutória da obra em estudo, proporciona aos alunos as ferramentas que lhes permitirão aprofundar a compreensão do universo vicentino - o que este autor escreveu, porque o escreveu, qual o seu impacto no panorama literário português e porque continua a ser pertinente lê-lo nos dias de hoje. Para além do texto integral, este livro inclui também um glossário, bibliografia e breves questionários e exercícios que se debruçam sobre os conteúdos abordados, constituindo assim um importante auxiliar de estudo.

Título: O Regresso de Paddington
Autoria: Michael Bond
Colecção: Diversos
N.º na Colecção: 99
N.º Páginas: 180

ISBN: 978-972-23-4434-0
PVP.: 8,50€

Sinopse: O Urso Paddington apareceu pela primeira vez em 1958. Acabado de chegar do longínquo Peru, é adoptado pela família Brown, que o encontra numa estação de caminhos-de-ferro. Cheio de boa vontade, mas propenso a meter-se em trapalhadas, as suas histórias encantaram várias gerações e tornou-se um clássico da literatura infantil. Em O Regresso de Paddington, escrito para comemorar os seus 50 anos, o corajoso ursinho continua a surpreender-nos com as suas divertidas aventuras.

Título: O Labirinto do Monstro
Autoria: Emily Rodda
Colecção: A Saga de Deltora
N.º na Colecção: 6
N.º Páginas: 160

ISBN: 978-972-23-4432-6
PVP.: 8,60€

Sinopse: O terrível Senhor das Trevas já sabe que Lief, Barda e Jasmim andam à procura das sete gemas perdidas do mágico Cinto de Deltora. Cinco gemas foram já encontradas. A sexta pedra encontra-se escondida no covil do hediondo e perigoso Glâze. Já muito exaustos e perseguidos pelos servos do Senhor das Trevas, os três companheiros vão precisar de todas as suas forças e de toda a sua coragem para enfrentar o Labirinto do Monstro.

Novidade Porto Editora

Título: A Rapariga Dinamarquesa
Autoria: David Ebershoff
N.º Páginas: 328

PVP.: 16,50€

Sinopse: Tudo começa com um simples pedido. A modelo que Greta está a pintar cancelou a sessão agendada, na altura em que faltam apenas alguns pormenores para a conclusão do quadro. A pintora pergunta então ao marido se ele se importa de calçar umas meias e sapatos de senhora por alguns momentos, para ela poder finalizar os últimos detalhes.
Este pequeno favor irá trazer consigo uma série de transformações na vida de Einar, que descobre possuir em si uma identidade até então desconhecida. Com elas, começa uma das mais apaixonantes e invulgares histórias de amor do século XX.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Imortal, Gillian Shields



Título Original: Immortal
Autoria: Gillian Shields
Editora: Planeta
Nº. Páginas: 292
Tradução: Maria Filomena Duarte


Sinopse:

O Colégio de Wyldcliffe Abbey para Raparigas, instalado uma mansão gótica nas charnecas desoladas do Norte, é elitista, caro e nada hospitaleiro. Quando Evie Johnson é afastada da sua terra à beira-mar e se torna a aluna mais recente com uma bolsa de estudos, fica mais isolada do que alguma vez imaginou. Professoras severas, alunas presunçosas e o ambiente opressivo de Wyldcliffe deixam Evie mergulhada na solidão.
O seu único consolo é Sebastian, um jovem rebelde, trocista e perigosamente atraente que conhece por acaso. À medida que os sentimentos de Evie por Sebastian se vão aprofundando, sempre que se encontram em segredo, ela começa a recear que ele esconda algo sobre o seu passado. E é assombrada por visões fantasmagóricas e angélicas de uma rapariga estranha, tão parecida com Evie que podia ser sua irmã. A pouco e pouco, Evie é arrastada para uma teia em que o passado e o presente se misturam a tal ponto que não consegue controlá-los. E quando as forças extraordinárias dos elementos se erguem em Wyldcliffe como o mar revolto, Evie é confrontada com uma verdade surpreendente acerca de Sebastian e do seu próprio destino.


Opinião:

Imortal foi um daqueles livros que, de certa forma, me induziram em erro. Com uma capa extremamente bonita e uma sinopse que promete, pensei sinceramente que seria uma história que retrataria, de alguma maneira, um passado angelical da personagem principal. Tendo, a rapariga da capa, todas as componentes físicas de Evie Johnson, seria pois então de esperar que as asas que lhe alongam o corpo fossem, também elas, parte da trama. Contudo, isso está longe de acontecer. Não só este livro não fala de anjos como, em vez disso, se centra num tema que eu acho fascinante: os quatro principais elementos, sendo eles, Água, Terra, Ar e Fogo.

A divisão de capítulos é muito interessante e apelativa ao olho, e o facto de estes serem pequenos, claros e objectivos, faz com que todo o livro seja de mais fácil e rápida leitura, ou seja, atrevo-me até a dizer que eu não li este livro, eu devorei-o!
A história em si é muito simples. Evie Johnson vê-se forçada a ingressar o Colégio de Wyldcliffe para Raparigas após a morte da sua mãe, partida do seu pai para o estrangeiro e consequente doença do único familiar que lhe resta, a sua avó Frankie. Assim, e sem ninguém, Evie prepara-se para uma estada que em nada lhe trará a paz e o sossego que ela tanto procura e ambiciona. Até encontrar Sebastian, a sua vida resume-se a fazer preparativos domésticos em agradecimento pela sua bolsa de estudos, e a tentar abstrair-se da malvadez de Celeste e do seu séquito de seguidoras. Quando finalmente o conhece, a sua vida sofre uma volta de 180º graus e ela deixa de conseguir perceber o que é real e o que é imaginário.

A narrativa é simples e fluida, sem grandes lapsos ou excessos descritivos. Aliás, penso que o modo de escrita da autora é bastante elucidativo e facilmente o leitor consegue visualizar o desenrolar da aventura de Evie. Contudo, penso que a história em si encontra-se dirigida a um público mais jovem, juvenil até, adolescente. Apesar de ser uma leitura interessante e frenética, a sua abordagem algo superficial no que diz respeito ao enquadramento dos Quatro Elementos na narrativa faz com que este seja um livro mais leve, mais suave, mais limpo. A relação de Evie e Sebastian está bem explorada embora eu gostasse de ter lido um pouco mais acerca dos encontros nocturnos entre os dois, fora isso, gostei. Em relação aos restantes personagens, penso que as Irmãs e professores do colégio virão a ser objectivo de detalhe em volumes próximos, ou pelo menos assim o espero. Confesso que fiquei curiosa em ler mais, quero, definitivamente, seguir esta autora e lerei, com certeza, o próximo volume desta série, no entanto, gostaria de ter encontrado uma leitura mais detalhada, ligeiramente mais negra, um tanto ou quanto mais adulta.

Um livro cativante, uma história de amor bonita e um poder que deixa a querer ler mais e mais. Uma escrita encantadora e uma protagonista forte. Vou seguir esta série. Recomendo que o façam também, especialmente se procuram um livro mais descontraído e, digamos que, mais soft.

Gostei. 

Novidade Porto Editora

Aqui fica uma das novidades da Porto Editora:

Título: Na Sombra do Pai
Autoria: Richard Russo
N.º Páginas: 560

PVP.: 19,50€

Sinopse: Depois do seu regresso da guerra na Europa, Sam Hall só tem um desejo: gozar a vida, jogar, andar nos copos com os amigos. Quando lhes nasce um filho, Ned, a mulher pede o divórcio, que ele recusa, embora abandone a casa.
Durante muitos anos, Ned dirá aos amigos que o seu pai morreu. Até que Nelly, a mãe, é vítima de uma profunda depressão e Ned vai viver com o pai, iniciando uma vida completamente diferente, partilhada entre a escola e os bares que Sam frequenta.
É essa história de iniciação à idade adulta, na sombra de um pai disfuncional mas generoso, que Richard Russo nos conta neste que foi o seu segundo romance e que marcou a sua consagração como escritor.

Novidades Civilização

Aqui ficam algumas das novidades da Civilização para Novembro:

Título: No Seu Mundo
Autoria: Jodi Picoult
N.º Páginas: 625

PVP.: 19,00€

Sinopse: Jacob Hunter é um adolescente: brilhante a Matemática, sentido de humor aguçado, extraordinariamente bem organizado, incapaz de seguir as regras sociais. Jacob tem síndrome de Asperger. Está preso no seu próprio mundo – consciente do mundo exterior e querendo relacionar-se com ele. Jacob tenta ser um rapaz como os outros mas não sabe como o conseguir. Quando o seu tutor é encontrado morto, todos os sinais típicos da síndrome de Asperger – não olhar as pessoas nos olhos, movimentos descontrolados, acções inapropriadas – são encarados pela Polícia como sinais de culpa. E a mãe de Jacob tem de fazer a si própria a pergunta mais difícil do mundo: será o filho capaz de matar?

Título: Uma Semana em Dezembro
Autoria: Sebastian Faulks
N.º Páginas: 424

PVP.: 18,50€

Sinopse: Londres, a semana antes do Natal de 2007. Durante sete dias, seguimos as vidas de sete personagens principais: o gestor de uma firma de investimentos que está a tentar fechar o melhor negócio da sua carreira; um futebolista profissional acabado de chegar da Polónia; um jovem advogado com pouco trabalho e demasiado tempo para pensar; um estudante que se deixou levar por teorias islâmicas; um crítico de literatura; um jovem estudante viciado em jogos e reality shows; e, finalmente, uma condutora de metro, cuja Linha Circular une estas vidas e muitas outras a cada dia.

Título: Centelhas
Autoria: Hyatt Bass
N.º Páginas: 352

PVP.: 17,00€

Sinopse: Bonitos, talentosos e com uma família adorável, os Aschers parecem ter tudo. Joe e Laura são celebridades em Nova Iorque – um dramaturgo bem-sucedido e uma actriz talentosa. Mas, numa noite de Inverno, Thomas, o filho do casal com apenas dezassete anos de idade, morre, e os Aschers perdem tudo.

Fnac: Livro da Semana

Para compras online, durante a semana de 18 a 24 de Outubro:

Título: As Regras da Sedução
Autoria: Madeline Hunter
Editora: Edições ASA
Nº. Páginas: 320

Edição/reimpressão: 2009
PVP.: 15,14€
Preço Fnac: 9,08€

Sinopse: As regras dele vão iniciá-la no mundo do prazer e da sensualidade... As regras dela vão subjugá-lo.
Hayden chega sem aviso e sem ser convidado – um estranho com motivações secretas e um forte carisma. Em poucas horas, Alexia Welbourne vê a sua vida mudar irremediavelmente. A relação entre ambos é tensa, agitada e incómoda. Para Alexia, Hayden é o culpado da sua desventura: sem dote, ela perdeu qualquer esperança de algum dia se casar. Mas tudo muda quando Hayden lhe rouba a inocência num acto impulsivo de paixão. As regras da sociedade obrigam-na a casar com o homem que arruinou a sua família. O que ela desconhece é que o seu autoritário e sensual marido é movido por uma intenção oculta e carrega consigo uma pesada dívida de honra. Para a poder pagar, ele arriscará tudo... excepto a mulher, que começa a jogar segundo as suas próprias regras…

Presença: Livro da Semana

Durante a semana de 18 a 24 de Outubro:

Título: Predador
Autoria: Patricia Cornwell
Colecção: O Fio da Navalha
N.º na Colecção: 93
N.º Páginas: 320

Data 1ª Edição: 07/11/2006
ISBN: 978-972-23-3669-7
PVP.: 17,67€
PVP.: 10,90€

Sinopse: Neste volume, Kay Scarpetta assume as funções de directora da Academia Nacional Forense, na Florida, onde se dá início a um estudo pioneiro de análise da mente de assassinos em série. Basil é o homem escolhido para ser a cobaia desta experiência e a sua confissão quanto a um crime passado e a revelação da existência de um cúmplice servem de pano de fundo a toda a trama, tão magnificamente engendrada pela autora. Entretanto, Marino tem em mãos o caso de um médico que se terá suicidado e Lucy revela um comportamento cada vez mais estranho… A juntar a toda a intriga surge o desaparecimento de uma família, uma jovem com distúrbios psicológicos, capaz de assumir personalidades distintas, e uma série de outras tantas descobertas macabras...

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.