quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Breve História de Amor, Tiago Rebelo



Título: Breve História de Amor
Autoria: Tiago Rebelo
Editora: ASA
Nº. Páginas: 161


Sinopse:

Breve História de Amor é o desfile de retratos autênticos sobre relações quotidianas. Caminhos do acaso que levam homens e mulheres a cruzarem os seus destinos, por vezes, nas circunstâncias mais surpreendentes.
Pessoas que se encontram, ou se reencontram, que se unem ou se separam, sentimentos intensos e irreprimíveis que determinam as suas vidas e alteram bruscamente e sem aviso os seus destinos.
Através de uma descrição intensa e cirúrgica, Tiago Rebelo conduz-nos aos pensamentos mais íntimos das personagens que tantas vezes se confundem com os nossos.
Autor de romances bem conhecidos do público, como O Tempo dos Amores Perfeitos, O Último Ano em Luanda  ou Uma Noite em Nova Iorque, Tiago Rebelo oferece aos leitores a versão original das melhores histórias publicadas ao longo de mais de um ano na revista Domingo, do Correio da Manhã, e ainda o conto inédito Amores Indeléveis.


Opinião:

Extremamente emotivo e delicado, Breve História de Amor é uma compilação de pequenos textos onde, ao longo de 51 vislumbres de intenso amor, o leitor vai experienciando as amarguras e as alegrias que um sentimento tão único e especial é capaz de criar em torno daqueles afortunados que se arriscam a abrir-lhe os braços... e o coração.

Iniciando novos capítulos na vida do mais comum mortal e encerrando outros, Tiago Rebelo mostra mil e uma possibilidades para se atingir a felicidade, ao mesmo tempo que quebra o feitiço ao expor situações sofredoras muito mais recorrentes do que o esperado. O segredo? Viver a vida, um dia de cada vez. Aproveitar todos os momentos, todos os instantes, e torná-los, de alguma forma, memoráveis. Acima de tudo, não deixar escapar nenhuma oportunidade, por mais complicada ou enigmática que, à partida, possa parecer e, sempre, valorizar o que de mais importante temos – o amor. Todo o tipo de amor. Qualquer tipo de amor. Mas, sem dúvida, que seja amor.

De leitura rápida, este é um livro que engana pelo tamanho, escondendo a profundidade de sentimentos e situações que alberga, e transparecendo a ideia errada de se tratar de um romance leve desprovido de conteúdo e magnetismo. Muito pelo contrário. Embora breve, esta é uma obra que foi organizada para ser saboreada lentamente, de forma a que todas as mensagens possam ter tempo de assentar na mente e no coração do leitor, e de que todas as personagens possam ter oportunidade de fazer sentido.

Com alguns acasos mais marcantes que outros, passando por amores de uma vida inteira a ocasiões meramente fugazes, enganadoras e superficiais, Breve História de Amor surte efeito no seu todo, fazendo o leitor evidenciar-se por instantes de sorrisos soltos a lágrimas escondidas, despertando os sentidos de modo a que este se sinta mais predisposto a prestar atenção ao e a quem o rodeia. Destaco histórias como «O primeiro namorado» e «Vem sentar-te comigo na Lua» que, pela sua simplicidade e afabilidade, captaram a minha total adoração.
Uma faceta enternecedora e muito portuguesa da ASA, num livro verdadeiramente comovente que promete arrebatar o coração de muitas e muitas leitoras. Gostei imenso. 

4 comentários:

Anita de Castro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedacinho Literário disse...

Boa tarde, Anita

Posso ter ficado com a ideia errada, após ler o seu comentário, de que, na sua perspectiva, este blogue pertence ao escritor Tiago Rebelo? Lamento, mas tal não é o caso. Esta é a minha opinião pessoal, enquanto leitora ávida de vários géneros literários, sobre o mais recente trabalho do autor publicado em formato livro. Isto é, não existe qualquer ligação ao escritor Tiago Rebelo, sendo, desse modo, o Pedacinho Literário, um espaço pessoal meu.
Espero ter esclarecido o erro.

Obrigada.
Patrícia

Anita de Castro disse...

Confesso que gostei e pensei ser do Tiago Rebelo,mas mesmo assim desfeito o engano ,continuarei a vir cá ao Pedacinho Literário
Obrigada Patrícia pela atenção

Voltarei
Anita

Pedacinho Literário disse...

E será sempre bem vinda, Anita :)

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.