Título Original: Tales From Outer Suburbia
Autoria: Shaun Tan
Editora: Contraponto
Nº. Páginas: 95
Tradução: Maria Lúcia Lima
Sinopse:
Contos dos Subúrbios é uma antologia de 15 contos ilustrados. Cada conto é sobre um estranho evento que ocorre no mundo normal suburbano: a visita de um estudante estrangeiro que é na verdade um extraterrestre, a descoberta de uma criatura marinha no jardim fronteiro de uma casa, um novo quarto recheado de mistérios numa casa de família, uma máquina sinistra instalada num parque ou um búfalo sábio que vive num lote vazio, são alguns dos pormenores incríveis destas histórias que crescem e ganham vida própria numa escrita subtil e em ilustrações deliciosas que leitores de todas as idades irão adorar.
Opinião:
Os Subúrbios são um lugar estranho, onde, por vezes, ocorrem as situações mais fantásticas e inesperadas. Pegando em acontecimentos comuns, Shaun Tan confere-lhes magia através das magníficas ilustrações que acompanham este título, e proporciona-lhes um quê de sobrenatural, ao dar vida a determinadas personagens e ao enfatizar certos finais que, de outra forma, nunca poderiam acontecer.
Contos dos Subúrbios é, para mim, um livro em que o texto passa para segundo plano, servindo de enquadramento e suplemento às imagens. A beleza desta obra reside, precisamente, na componente visual que a leitura transpõe, permitindo ao leitor perder-se nas incontáveis paisagens improváveis retratadas – ora com deslumbrantes debruados de cor, ora com a agradável sensação que a combinação do preto e branco transmite. Porém, isso não quer dizer que o texto esteja desprovido de força ou sentido, muito pelo contrário. É na simplicidade e naturalidade com que o autor conjuga as palavras, formando assim contos directos e poderosos na propagação das suas mensagens, em conjunto com a magnificência das imagens, que Contos dos Subúrbios verdadeiramente se enaltece enquanto obra, num conjunto exímio de cor e sentimentos.
Poderia dizer-se que este é um livro para crianças. Tal afirmação, a meu ver, não estaria totalmente errada. Dadas as imagens fantasiosas e os textos de linguagem simples e fluida, Contos dos Subúrbios seria, certamente, uma obra espantosa para alegrar e transcender as crianças entre a hora do sono e do sonho. Contudo, e devido a essas mesmas características, faz-me crer que é igualmente um livro perfeito para adultos que, conscientes da realidade da vida, encontrariam aqui um escape decididamente interessante com várias e diferentes visões desses mesmos acontecimentos “normais”.
Uma deliciosa aposta da Contraponto que, como já se vem tornando hábito, marca os seus leitores pela diferença, numa edição de luxo de um livro que todos deveriam de ler. Simplesmente, único e indescritível.
Sem comentários:
Enviar um comentário