quinta-feira, 3 de maio de 2012

Alex 9 - A Guardiã da Espada, Martin S. Braun [Opinião]


Título: Alex 9 - A Guardiã da Espada
Autoria: Martin S. Braun
Editora: Saída de Emergencia
Nº. Páginas: 239


Sinopse:

A caminho da frente de batalha contra os invasores, o Príncipe Dael de Brodom descansava com a sua guarda junto às margens de um lago quando se dá um estranho fenómeno: uma estrela despenha-se nas águas e de lá emerge uma mulher quase nua que cai inconsciente nos seus braços. Será este o sinal de que uma antiga profecia se está a realizar?
Sem saber porquê, a Tenente-Coronel Alex 9, da 3.ª Unidade de Comandos de Elite, é projectada para um planeta muito parecido com a Terra, onde uma guerra entre impérios medievais se está a travar. Aparentemente, a chegada de Alex à Segunda terra despoletou uma miríade de consequências políticas que estão ainda longe de fazer sentido.
Ao longo deste volume, repleto de batalhas com espadas e armas magnéticas, as linhas da trama começam a cruzar-se e descobrimos um conflito que se prepara há séculos. Mas para onde levará?


Opinião:

Dita a lenda que... um dia, uma estrela descerá dos céus e repousará nas águas solenes de um lago distante. Com ela, trará uma magnífica e poderosa espada, uma arma que enfrentará mil e um corações pulsantes, mil e uma tentativas de destruição. Mas também com ela virá a paz, a salvação para uma disputa que se tem vindo a intensificar com a guerra constante, o sangue derramado e o fervor que corre nas veias de cada um dos impérios. A esperança é algo que não pode morrer, e a profecia... a profecia é algo pelo qual se tem de lutar. E acreditar.

Alex 9 – A Guardiã da Espada não poderia ter sido uma maior surpresa. Recheada de acção, adrenalina e força humana, esta obra transpira actos heróicos e decisões difíceis, batalhas sangrentas e um intelecto moderno imenso. Martin S. Braun, ou melhor dizendo, Bruno Martins Soares, soube como pegar num enredo aparentemente simples e, preenchendo-o com pequenos conflitos aqui e outras tantas maquinações ali, criar uma história apelativa, que se lê com relativa rapidez e entusiasmo e que, acima de tudo, se mostra criativa, epicamente bela e emocionante. Não só indicado para um público mais jovem que, nos dias de hoje, sofre por encontrar um certo tipo de fantasia medieval que se adeqúe à sua faixa etária, Alex 9 – A Guardiã da Espada é, em igual medida, uma narrativa que agradará à camada adulta dos apaixonados de literatura fantástica que, verão neste livro, uma abordagem menos bruta e cruel a um universo imaginativo que, sem dúvida, muito tem a oferecer.

«Algo está errado», é uma das sensações mais sentidas ao longo da trama. No ar, respira-se o mau agoiro, as dificuldades presenciadas em ambos os lados do Universo e a vastidão que percorre a recentemente renovada vida de uma personagem cujo futuro – e passado menos distante – se encontra camuflado por uma confusa névoa de obscuridade, insegurança e incerteza. Alex 9, uma das protagonistas deste livro, trata-se de uma mulher física e mentalmente forte, dotada de um treino marcial inigualável, mas que, em certa medida, se sente feliz por encontrar uma Segunda Terra desprovida do artificialismo e modernismo a que se habituou em casa.
Por entre os artifícios da guerra, um príncipe guerreiro descansa sob um luar estrelado. Esta personalidade, de inteligência arguta e destreza passiva, nunca será capaz de esquecer a fascinante mulher que acolheu nos seus braços, que ajudou a cuidar e que manteve bem perto e fundo no seu pensamento. Talvez os seus destinos se voltem a cruzar... talvez consiga sobreviver à pungente batalha que se aproxima, mas seja o que for, a partir do momento em que a viu, Dael de Brodom pressente que nada voltará a ser igual.

Um livro de contrastes, de opostos, Alex 9 – A Guardiã da Espada caracteriza-se por conseguir balançar, na perfeição, o mundo mecânico e artificialmente inteligente de Pierre Bach com a sociedade medieval e extremamente humana de Garic de Cary. A alternância entre estas duas realidades, entre as duas Terras, é um dos aspectos que confere uma enorme beleza e envolvência à narrativa e que, em exacta medida, atiça a fogueira da curiosidade do leitor. Acrescenta-se a clara pesquisa e conhecimento diversificado que S. Braun teve de compilar para a escrita desta obra, desde as peculiaridades da Astronomia, passando pela intensidade da cultura japonesa e pela experiência literária na arte da guerra, e o resultado não poderia ser outro – um enredo inesperado, povoado de personagens exibicionistas e espirituosas, que alicia à leitura da continuação e que, mesmo com um ou outro detalhe menos apreciado (por mim), ainda assim consegue motivar e surpreender.

A escrita do autor, no entanto, foi o elemento que tanto odiei como amei. Se por um lado S. Braun descreve os vários movimentos e consequências de um confronto físico, as sensações que pairam no ar ainda que por breves instantes ou até mesmo o simples decorrer das acções de forma singela e objectiva, por outro senti a falta de algumas pausas nessas mesmas narrações e de uma maior atenção ao desenvolvimento das personagens. Quem sabe por se tratar de uma obra teen não tenha sido esse mesmo o propósito do autor, ou seja, não «maçar» o leitor com pormenores e aspectos menos «interessantes» e enérgicos, passando assim, e logo, para a acção mas, de qualquer das formas, continuo a acreditar que este livro só beneficiaria com um pouco mais de informação e cuidado a um dos factores mais importantes deste primeiro vislumbre criativo, as personagens.

Mesmo tendo sido uma leitura agradável e bastante interessante, creio que o autor ainda tem muito por onde explorar, por onde crescer e por onde causar admiração. O que me leva a esperar que Alex 9 – A Coroa dos Deuses – a continuação que, tendo em conta o final deste livro e o título escolhido deixa muita expectativa em aberto – seja ainda mais surpreendente, emocional e impulsivo. Uma boa aposta da Saída de Emergência não só no que é nacional – e que pode ser bom! – como também numa «onda» mais jovem. Gostei. 

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.