quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Novidade Casa das Letras - "A Carta"

Três mulheres, uma guerra, uma carta não entregue,
um segredo por revelar

Título: A Carta
Autoria: Sarah Blake
N.º Páginas: 352

ISBN: 978-972-4620-01-5
PVP.: 17,50€

Sinopse: 1940. A França rendeu-se. As bombas caem sobre Londres. Roosevelt promete que não vai mandar os americanos lutar em «guerras estrangeiras». Mas a radialista americana Frankie Bard, a primeira mulher a fazer emissões radiofónicas da blitzkrieg em Londres, quer apenas levar a guerra até casa. Enquanto isso, em Franklin, Massachusetts, Iris James ouve as emissões radiofónicas e sabe que é apenas uma questão de tempo até a guerra chegar às margens da sua terra. Responsável pelo correio, Iris acredita que o seu trabalho é entregar e guardar os segredos das pessoas. A ouvir Frankie estão também Will e Emma Fitch, o médico da povoação e a sua mulher, ambos a tentarem escapar a uma infância frágil e a forjar um futuro mais risonho. Quando Will segue o canto da sereia de Frankie até à guerra, os piores receios de Emma tornam-se realidade. Will parte para Londres e as vidas das três mulheres entrelaçam-se.
Alternando entre uma América ainda resguardada no casulo da sua incapacidade em compreender o perigo próximo e uma Europa a ser dilacerada pela guerra, A Carta traz-nos duas mulheres que se descobrem incapazes de entregar correspondência, e uma terceira mulher desesperada por uma carta, mas com medo de a receber.
A Carta, de Sarah Blake, mostra como podemos suportar o facto de a guerra prosseguir à nossa volta enquanto a vida do dia-a-dia continua. Um romance extraordinário cheio de paralelismos surpreendentes com os dias de hoje.

Sobre a autora:
Sarah Blake nasceu em Nova Iorque. É autora de Full Turn (poesia), Runaway Girls (álbum) e estreou-se no romance com Grange House que teve, desde logo, as melhores críticas.
Escreve em variados jornais e revistas, nomeadamente Good Housekeeping, US News, World Report e The Chicago Tribune. Ensina Escrita Criativa na University of Maryland e na George Washington University. Vive em Washington, DC, com o marido, o poeta Josh Weiner, e os dois filhos.

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.