quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Ainda bem que estás aqui, Maria Daniela Reinari



Título Original: Meno Male Che Ci Sei
Autoria: Maria Daniela Raineri
Editora: Bertrand Editora
Nº. Páginas: 236
Tradução: Jessica Falconi


Sinopse:

Aos dezassete anos, Allegra sente-se invisível: os pais ignoram-na, os colegas da escola nova não socializa com ela e o belo Gabriele, com quem sonha de noite, trata-a como se ela fosse sua irmã.
Por outro lado, Luisa, de trinta e cinco anos, sente-se sufocada. É solteira, vive a crise dos trinta anos e divide o seu afecto entre as duas únicas amigas e o amante. Em part-time, claro, porque ele é casado.
Allegra e Luisa não se conhecem, até que um acidente vem juntá-las. E se ao princípio a convivência é tempestuosa, acabam por tornar-se melhores amigas.
Com a sua escrita cinematográfica, envolvente e directa, Maria Daniela Raineri conta-nos a história de duas mulheres de gerações diferentes, com as suas lágrimas e os seus sorrisos.


Opinião:

Ainda bem que estás aqui é um romance divertido e bastante humorístico. Em poucas palavras, Maria Daniela Raineri consegue arrancar, com facilidade, gargalhada atrás de gargalhada ainda que o foco do livro seja uma inevitável tragédia e a lição que se pode retirar dela.

Allegra é uma adolescente típica. Está apaixonada, é incompreendida pelos pais e a mudança de escola fazem com que fique entre grupos, sem saber bem para onde se virar. No lado aposto aparece Luisa, uma mulher sofisticada, perdida de amores por um homem casado e que se vê a viver o resto dos seus dias ao lado desse mesmo homem. O que não está à espera? Que um terrível acidente mude a sua vida por completo, abalando o seu mundo e fazendo-a descer aos confins da amargura, confiando somente nas suas duas melhores amigas como apoio, Barbara e Silvia. O que esta jovem rapariga e esta mulher não sabem é que, num futuro muito próximo e devido às circunstâncias naturais do destino, as duas irão partilhar mais que um membro comum; entre elas nascerá uma amizade impossível e, acima de tudo, uma familiaridade a que nenhuma delas alguma vez teve acesso.

Este foi um livro que, sem dúvida, me deu um grande prazer ler. Folheei as suas páginas de forma frenética, presenciando o desenvolvimento perturbado de Allegra enquanto, sozinha e em sofrimento, se tenta compreender e conhecer a si própria e a aceitação do inevitável e continuação de vida por parte de Luisa. Esta última, em conjunto com Barbara e Silvia, formam o trio perfeito, pois enquanto uma é realista em demasia, não tendo papas na língua e por isso provocando no leitor um divertimento muito puro (Silvia), a outra é a eterna optimista e senhora de bem, sempre atrás do que é correcto e com uma vida completa (Barbara) e com Luia no meio, que não é nem uma coisa nem outra, é impossível não nos sentirmos automaticamente agradados e atraídos por ela. Com Allegra, é o seu pensamento e atitude adolescente que subitamente se vê obrigada a crescer, caminhando por estradas perigosas e cometendo erros desastrosos, mas também a sua simpatia, o seu ciúme e a sua personalidade um pouco séria e tímida que vai de encontro ao que o leitor procura numa personagem jovem principal.

Maria Daniela Reinari foi uma divertida descoberta para mim. Com um livro que já andava debaixo de olho à algum tempo, assim que tive a oportunidade de lhe pegar não hesitei um segundo. Escrito de uma forma envolvente, sempre com um tom humorístico e recheado de peripécias e reviravoltas, Ainda bem que estás aqui vem dar um novo significado ao que o próprio título indica, mostrando-nos o quão importante é termos alguém presente na nossa vida com quem podemos incondicionalmente contar. Para além disso, é um romance que tanto vai agradar a jovens adolescentes como a adultos, sequiosos de uma história mais profunda e inebriante. 
Um livro que recomendo. 

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.