quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Rubi, Kerstin Gier



Título Original: Rubinrot
Autoria: Kerstin Gier
Editora: Contraponto
Nº. Páginas: 269
Tradução: Marta Dias


Sinopse:

O que fazer quando alguém se dá conta de que subitamente está no passado – num passado longínquo, não de décadas, mas de séculos?

Bem, em primeiro lugar há que manter a calma – é o que Gwendolyn pensa. E vai-lhe ser necessária muita calma, quando descobre ter herdado da família um invulgar gene que lhe permite viajar no tempo.
Com o arrogante (mas muito giro!) Gideon como companheiro de viagem, daqui em diante as surpresas não param. Por ser a mais jovem portadora do gene, Gwendolyn é escolhida para uma missão muito importante: viajar por várias épocas para impedir alguns erros e, basicamente, pôr o passado em ordem!
Entre alguns acidentes de percurso e algumas discussões, esta dupla tão desigual envolve-se em aventuras de toda a espécie... e ao longo de todos os tempos. Pouco a pouco, vão descobrindo que seja em que século for os opostos sempre se hão-de atrair, e que o passado já não é o que era...


Opinião:

Rubi – O Amor Atravessa Todos os Tempos foi um livro que me divertiu imenso. A capa é lindíssima, muito propícia ao toque, e a organização dos capítulos está muito elucidativa, suscitando automaticamente interesse por todo o passado histórico que a narrativa alberga.
É um livro de muito, muito fácil leitura. Aliás, lê-se num instante!, e a gargalhada e o sorriso são inevitáveis. A história de Gwendolyn não é nova, pelo menos no que se refere a ser uma adolescente “normal” que, de um dia para o outro, descobre ser portadora de um dom (ou maldição). Neste aspecto, não há nada de novo. Contudo, isto são cerca de vinte a trinta páginas do livro, o que permite com que as restantes fluam com uma criatividade pura e divertida. Toda a questão do gene é interessante, talvez até um pouco confusa, e como vai sendo explicado ao longo da trama isso deixa sempre presente, no leitor, uma impulsividade inerente em descobrir mais e continuar a ler mais e mais. As peripécias e aventuras, após Gwendolyn conhecer Gideon, e as conversas que esta vai tendo com a sua melhor amiga, Leslie, são simplesmente divinais. Inclusive, o próprio conteúdo e desenvolvimento da narrativa está muito bem construído e por isso este é um daqueles livros que custa horrores fechar e colocar de lado. Ter tempo para a escola, para um possível romance a, ao mesmo tempo, viajar diariamente pelo tempo, conhecendo os seus antepassados e tudo o que foi alterado com o avançar para o futuro, é simplesmente de agarrar o leitor às páginas. Ainda para mais, não podia ter escolhido um melhor momento para a história deste primeiro volume terminar, deixando um bichinho super curioso a saltitar no estômago. 

É uma leitura direccionada para os jovens adultos mas penso que qualquer pessoa conseguirá tirar proveito dela, uma vez que se trata, de facto, de um livro giro e engraçado.  Um óptimo presente de natal, para quem já está a pensar nisso, e uma excelente e descontraída leitura de Outono. Uma história que recomendo sem reservas pois não tenho dúvidas de que proporcionará, a qualquer leitor, um bom momento de deleite e prazer.

Gostei muito. Uma autora e uma personagem principal que, com muito gosto, irei continuar a acompanhar.

21 comentários:

d311nh4 disse...

Este livro já está à venda?
Eu quero-o tanto....

Pedacinho Literário disse...

Está sim, Andreia x) E olha que é um livro que vale bem a pena!

Elphaba disse...

Já tinha lido algo sobre o livro mas agora fiquei com mais vontade ainda de o ler =)

Juanna disse...

Eu já li o livro e adorei mas queria saber se tem continuação porque fiquei sem saber muita coisa que gostava de saber...
Como é que a Lucy e o Paul conseguiam saber onde eles estavam? Como ficou o amor da Gwendolyn e do Gideon?

Pedacinho Literário disse...

Olá, Juanna

Sim, este livro tem continuação. É uma questão de se esperar que seja publicado em Portugal. :)

Juanna disse...

Obrigada pela informação...
Espero que seja publicado rapidamente :D

Raquel disse...

A minha mãe deu-mo no Natal e ainda não tive oportunidade de o ler!..e só agora é que reparei que tinhas aqui a tua opinião!

Aguçou-me ainda mais a curiosidade! :D

Mariana disse...

ola! podem me dizer como se chama livro que dara continuaçao a esta maravilhosa historia?
e que eu tenho imença coriusidade em saber como sera este amor entre gwendolyn e gideon! adorei mesmo este livro!

Pedacinho Literário disse...

Olá, Mariana

Por enquanto, ainda não existe um título em português para o segundo volume desta série. Esperemos um pouco mais ... Quando houver novidades, de certo que as conseguirá encontrar aqui. :)

De resto, continuação de excelentes leituras!

Papaiach disse...

Eu gostava de saber como se chama o segundo livro da trilogia Rubi. Gostava de saber como fica o amor de Gwendolyn e Gideon.

Pedacinho Literário disse...

Olá, Mariana

Ainda é muito cedo para um título em português e consequente edição. No original o título é: «Saphirblau».

Papaiach disse...

Eu gostava de saber quando é que vai sair o Safira em Portugal, estou ansiosa. Quero mesmo saber como é que fica o amor de Gwendolyn e Giden.

Papaiach disse...

Eu gostava de saber quando é que é lançado o Safira em Portugal, estou ansiosa por lê-lo já vou ler o Rubi pela terceira vez e nunca me canso de o ler, é simplesmente lindo.

Pedacinho Literário disse...

Olá, Mariana

Ainda bem que gostou tanto de “Rubi”. Infelizmente, continua a não surgir qualquer novidade relativamente à publicação do segundo volume da trilogia de Kerstin Gier. Aconselho-a a ir lendo outras séries enquanto fica à espera, sempre pode ir conhecendo mundos igualmente fascinantes como o deste romance.

Papaiach disse...

Olá outra vez Pedacinho Literário, eu vim, em Outubro saber, se havia novidades sobre o Livro 2Safira", e cá estou eu para saber se à mais informações, por favor responda-me ficarei à espera.
muito obrigada, por me escrever.
Mariana

Pedacinho Literário disse...

Olá, Mariana, boa noite

Entrei em contacto com a editora para finalmente conseguir uma resposta mais concreta à sua questão. “Safira” está previsto ser lançado em Junho de 2012 mas, como deve imaginar, é, somente, uma data provisória passível de ser alterada (tendo em conta que, pela frente, passarão ainda seis meses). De qualquer das formas, fica já com uma ideia de quanto tempo mais terá de aguardar e a altura/mês em que a editora está a contar lançar o livro.

Obrigada.
Patrícia

Spirit disse...

gostava de saber se já saiu o livro safira ou esmeralda ?

Pedacinho Literário disse...

Olá. Cláudia

O novo livro da autora Kerstin Gier, com o título de «Safira», será lançado ainda este mês, no dia 29 de junho.

Unknown disse...

Olá meninas.
O filme baseado no livro já saiu.

Maria disse...

Olá! :) Gostaria muito de saber quando sai o 3º livro "Esmeralda" em Portugal! Acabei de ler "Rubi" e "Safira" e mal posso esperar pelo último, ainda por cima o 2º livro deixa imensa coisa em aberto! Aguardo alguma resposta :)

Pedacinho Literário disse...

Olá, Maria =)

Infelizmente, essa é uma pergunta para a qual não tenho resposta. =( A Kerstin Gier encontrava-se a ser publicada pela Contraponto mas já há muitos meses que a editora não dá sinais de vida — suponho, inclusive, que tenha acabado. O que quer dizer que é bastante incerto o que vai acontecer às séries/autores/livros que estavam a ser editados por lá — Kerstin Gier incluida. O único conselho que te posso dar, caso queiras mesmo terminar a trilogia, é ler o último livro em Inglês.

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.