quinta-feira, 14 de março de 2013

Bruxa de Elite, Kim Harrison [Opinião]





Título Original: A Fistful of Charms
Autoria: Kim Harrison
Editora: Chá das Cinco
Nº. Páginas: 481
Tradução: Rita Guerra


Sinopse:

As coisas maléficas que assombram as noites de Cincinnati desprezam a bruxa e caçadora de recompensas Rachel Morgan. A sua reputação de praticante de magia negra começa a fazer virar as cabeças de humanos e mortos-vivos, determinados a possuí-la, dormir com ela e matá-la... não necessariamente por essa ordem. E como se tudo isso não bastasse, um amante mortal que abandonara Rachel regressou, assombrado pelo seu passado secreto. E há quem queira deitar as mãos a algo que se encontra na poss dele: animais selvagens dispostos a destruir Hollows e todos os seus habitantes, se necessário. Obrigada a manter-se escondida ou a sofrer para sempre a ira de um demónio vingativo, Rachel deve, ainda assim, agir rapidamente. Pois pela primeira vez, em vários milénios, matilhas de estranhas criaturas estão a unir-se, preparadas para destruir e dominar. De súbito, há algo mais em jogo do que a alma de Rachel.


Opinião:

Se existe, no mundo da fantasia urbana, bruxa mais espectacularmente endiabrada, mais requintadamente desastrosa e mais fascinantemente problemática, essa bruxa terá então de ser, invariavelmente, Rachel Morgan. Das mãos de Kim Harrison, saem as personagens mais divertidas e singulares que se possa imaginar, mas ninguém, seja bruxo, vidente ou qualquer outra espécie sobrenatural, bate a excelência de Rachel Morgan.

Bruxa de Elite é já o quarto volume desta saga que folheio, e aquele que me fascinou por completo, a um ponto tal que não só me impediu de fazer o que quer que fosse—para além de ler—como me fez ultrapassar uma certa dificuldade que sinto sempre neste tipo de histórias, que é a de me ambientar e percorrer, de forma veloz, o quotidiano de personagens de que tanto gosto. Assim, esta história em particular,  transformou-me numa surpresa dupla: a de simplesmente não a conseguir largar, e a de me continuar a surpreender relativamente a acontecimentos narrativos.
Kim Harrison é uma deusa da escrita. As suas descrições são calorosas, precisas e absolutamente divinais, permitindo ao leitor familiarizar-se com os locais de acção e com os sentimentos e pensamentos das personagens. Mas também os seus diálogos são especiais, sempre extremamente inteligentes e com uma certa pontada de humor, que visa suavizar, muitas vezes, acontecimentos perigosos e de imensa emoção.

Muitos são os momentos de suspense, acção e fascínio ao longo deste enredo, mas maior ainda é a paixão que se continua a nutrir por intervenientes tão exímios e peculiares. Rachel permanece no papel de destaque, ao fim e ao cabo é ela a nossa bruxinha favorita, mas mais uma vez deixa-se levar pelo lado suave da sua personalidade que gosta de ajudar os outros, e, por isso, volta a meter-se nos mais variados e impressionantes sarilhos—sejam o centro dos mesmos um pixie muito especial que foi obrigado a ser grande, um animalomem que lhe pode beneficiar no seguro ou um bruxo humano que se viu devoto à arte de roubar. Seja qual for o problema, seja qual for a pessoa em sarilhos, Rachel não hesita em dar uma mãozinha, mas sempre descurando a sua própria segurança, o que transforma estes livros num autêntico bálsamo de leitura para a alma.
Mas desta vez também Jenks partilhou a estrelado com Rachel, tornando-se n’a personagem de todo o livro. Tratando-se de uma figura que sempre captou a minha atenção, foi bastante agradável e divertido ver os seus movimentos traduzidos numa graça adulta e quase totalmente humana, ao invés das pequenas asas e pó de pixie que o caracterizam. Contudo, não posso deixar de referir mais uns quantos intervenientes que não só foram imprescindíveis a Bruxa de Elite, como souberam espalhar a sua magia e cativar inteiramente o leitor, sendo eles a pequena e delicada Ceri, Kisten e a eternamente torturada Ivy. Um leque muito, muito especial e... único.

Em termos de enredo, muito pouco tenho a apontar, até porque Harrison entrega sempre o que promete, e muito, muito mais, deixando o seu leitor completamente boquiaberto e esfomeado por mais aventuras, mais instantes velozes, mais perigos. No entanto, julgo que a autora tem vindo a preparar um acontecimento que irá, certamente, marcar não só a história como os seus leitores, e penso que isso se nota particularmente neste livro. Julgo saber do que se trata—embora, por enquanto, só me reste especular—e talvez por isso esteja bastante receosa em pegar em Bruxa Endiabrada, com medo de ver os meus maiores pesadelos realizados. Ainda assim, é algo que faz parte de uma saga tão complexa e rica quanto esta, e, por isso mesmo, é respirar fundo e avançar, a todo o turbo, na mesma.

É-me quase impossível expressar o quanto admiro esta autora e esta série. Dentro da fantasia urbana, é, sem sombra de dúvidas, do melhor que se vê publicado por cá, e, por isso mesmo, só posso recomendá-la a leitores que procurem ver as suas criaturas favoritas interpretadas por personagens sem igual e caracterizadas de forma tão espectacular, tão diferente e completa, que rapidamente lhes é muito complicado resistir. Harrison partilha já um lugar muito especial neste coração de leitora, e, por isso mesmo, esta é uma saga da qual me é muito difícil expressar o quão fabulosa e alucinante verdadeiramente é. A quem o bichinho ainda não atacou, que se atire na mesma. A quem já faz efeito, somente resta esperar pelo próximo.

Uma brilhante aposta da Saída de Emergência, numa saga que tem vindo a cativar e a crescer a olhos vistos com cada volume publicado. Não lhe resisto nem o tentarei fazer. Absolutamente genial. Adorei.

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.