segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O Lobo de Wall Street, Jordan Belfort



Título Original: The Wolf of Wall Street
Autoria: Jordan Belfort
Editora: Editorial Presença
Colecção: Vidas d’Escritas, n.º 12
N.º Páginas: 628
Tradução: Fátima Andrade


Sinopse:

Esta é a autobiografia de Jordan Belfort, o jovem corretor de Wall Street que nos anos 90 se sobrepôs à lógica da economia, manipulou o mercado bolsista e ganhou uma fortuna incalculável. Uma história verídica e fulgurante, escrita num registo confessional a que não é alheio um apurado sentido de humor, onde Belfort relata ao pormenor a sua ascensão prodigiosa e inevitável queda. Como fundador e director da Stratton Oakmont, uma firma de investimentos de grande notoriedade, ganhou largas dezenas de milhões de dólares, mas o seu estilo de vida absurdamente megalómano – onde não faltavam os iates, os jactos, as voltas ao mundo, as mulheres, as drogas – levava-o a gastar à noite os milhares que ganhava de dia. Chamavam-lhe «O Lobo de Wall Street», e a própria máfia colocou operacionais na sua empresa para aprenderem com os seus métodos. Uma leitura actual e aliciante que nos dá a conhecer os meandros do universo da bolsa nova-iorquina.


Opinião:

Se não soubesse, de antemão, que a narrativa que Jordan Belfort descreve neste fabuloso e intrigante livro é, de facto, real, então nunca acreditaria em tal possibilidade. A verdade é que, para uma aventura desta dimensão, com todas as suas peripécias, vícios e diversão pura, é difícil não se ficar boquiaberto ao pensar e, acima de tudo, ao relembrar que tudo o que foi escrito e tudo o que foi lido aconteceu mesmo. Jordan Belfort não foi só um corretor da bolsa, nem somente um manipulador, muito pouco apenas um homem cheio de complexos e manias … Jordan Belfort é, acima de tudo, uma personagem. Uma personagem única, real, de carne e osso e que experienciou, em poucos anos, uma vida inteira.

A história que nos é contada não é, de todo, estranha aos nossos ouvidos (e aos nossos olhos). Aliás, quem conhece minimamente a história do mercado bolsista norte-americano sabe identificar, sem qualquer dificuldade, o rosto deste senhor. O que esta narrativa traz de novo é a forma como está escrita, o honesto e desenfreado humor com que Belfort conta alguns dos anos mais austeros da sua vida. É tão fácil enganarmo-nos e sermos levados, enquanto leitores, a encarar este livro como ficção, uma história incrivelmente criativa inventada por um escritor de sucesso, mas não. Cada frase, cada palavra, cada letra representa um passado vivido por este homem e eu não consigo encontrar muitas pessoas que fossem capazes de passar pelo mesmo e, acima de tudo, sobreviverem para contar a história.

Um livro potente, poderoso. Belfort não está com rodeios enquanto nos conta a sua história. É tudo muito preto no branco, sem camadas de cinzento, e é essa realidade dura que nos prende à história até à última página. Um livro que recomendo, pois é a sua diferença que o torna apelativo.

Fabuloso. Intenso. Poderoso. Um livro que vinga pela sua honestidade. Uma leitura diferente de qualquer outra. Gostei muito. Mal posso esperar pelo filme.

4 comentários:

Guerreiro disse...

Mais uma excelente opinião sobre esse livro... talvez o vá pegar, talvez... Depois decido! :)
olha, estão a chamar-te no forum do bookcrossing, por causa de um livro para te passar... ;-)
Continuação de boas leituras!
Beijinhos

Cat SaDiablo disse...

Fui ver este filme e adorei! Fiquei com enorme de vontade de comprovar a teoria "o livro é sempre melhor que o filme", e depois desta opinião tão intensa, fiquei decidida a dar-lhe uma oportunidade assim que poder!

Pedacinho Literário disse...

É um livro que vale mesmo a pena mas Cat ... Este ainda não foi adaptado ao cinema. O filme que se encontra actualmente a ser apresentado no grande ecrã é o Money Never Sleeps, não este. :)

Cat SaDiablo disse...

Obrigada pelo esclarecimento. Isso explica porque é que tenho ouvido opiniões diferentes, referiam-se a livros diferentes :)
Obrigada e boas leituras!

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.