sexta-feira, 16 de julho de 2010

Planeta: Cremes, Óculos de Sol, Roupa, Sapatos e? Livros!


Às voltas com a mala de viagem?

Entre a roupa de banho, o pijama, os produtos de higiene pessoal, os calções, os vestidos e os chinelos há sempre espaço para os livros na mala de viagem. Companhia ideal na praia ou no campo, qualquer que seja o país de destino ou a duração das férias, os livros nunca ficam de fora. Agradável entre banhos, de manhã cedo ou à noitinha, a leitura complementa o lazer e aumenta o deleite dos merecidos dias de descanso.
Porém, como a mala de viagem não tem o tamanho da estante lá de casa, há que seleccionar bem os livros que se levam. Mas se para escolher a roupa e o calçado é preciso conhecer o tempo e as características climáticas do local para onde vai, seleccionar os livros é menos complicado.
E para que se torne ainda mais fácil, a Planeta sugere alguns títulos infalíveis:

Provas Manipuladas
A Aia da Rainha
O Vermelho e o Verde
A Coragem de Uma Mãe
O Livro de Feitiços de Deliverance Dane
O Livro Inacabado de Dickens
Contra o Vento


POLICIAL
Provas Manipuladas é um policial da autoria de Donna Leon que parte do assassinato de uma veneziana idosa em circunstâncias suspeitas e o mais recente livro da autora. Partindo do mesmo acontecimento (uma morte misteriosa), e tendo como detective uma menina de 11 anos com um feitio muito especial e um invulgar talento para fórmulas químicas, A Talentosa Flavia de Luce (premiado com Agatha e Debbut Dagger Awards) e Flavia de Luce e o Mistério do Bosque de Gibbet são duas escolhas seguras de puro entretenimento.

ROMANCE HISTÓRICO
A Aia da Rainha, de Barbara Kyle, é um romance histórico situado no tempo de Henrique VIII. Também dentro do romance histórico e em ano de comemorações do centenário da República, O Vermelho e o Verde, de José Jorge Letria, é ao mesmo tempo o retrato de uma família portuguesa nos primeiros anos da república e uma breve lição de história.

ROMANCE FEMININO
A história de Marie-Laure Picat, A Coragem de Uma Mãe, um dos livros do momento, será sem dúvida uma leitura dura mas repleta de esperança.

THRILLER
Situado num dos períodos mais conturbados da História da Europa, A Abadia Profanada, de Montserrat Rico Góngora, mergulha o leitor num romance baseado em factos reais que o fazem recuar no tempo e conhecer os meandros do regime nazi.

LITERATURA
O Livro de Feitiços de Deliverance Dane proporcionará ao leitor uma viagem no tempo até ao período dos julgamentos de Salem e a um dos capítulos mais tenebrosos da história dos EUA. Katherine Howe, a autora, é descendente directa de duas mulheres condenadas à morte sob acusações de bruxaria.
O Livro Inacabado de Dickens, por sua vez, baseado em factos e em personagens reais fará o leitor viajar mais uma vez, até à Londres vitoriana, onde se ouvem os cascos dos cavalos na ruas empedradas e onde se sente o cheiro dos candeeiros a gás.
De Ángeles Caso, vencedora do Prémio Planeta, um dos mais importantes galardões literários em Espanha, Contra o Vento propiciará aos leitores uma história simultaneamente dura mas apaixonante, rica em sabores e cheiros e muito enriquecedora ao nível do conhecimento da realidade cabo-verdiana.

INFANTIL
E para os mais pequenos, claro, tanto as aventuras de Geronimo e Tea Stilton (em BD) como as divertidíssimas histórias de BAT PAT, o morcego que tem medo do escuro, são escolhas acertadas para os miúdos.

FANTASIA
Para os fans de literatura repleta de fantasia, por sua vez, a vasta oferta da Planeta ao nível do Fantástico e Romances Sobrenaturais, de Cassandra Clare e L.J. Smith, passando por Pamela Freeman (Laços de Sangue) ou Trudi Canavan (A Sacerdotisa da Luz) serão uma companhia apaixonante.


Com tanto livro só não prometo que caiba tudo numa só mala…
Boas Férias, Boas Leituras!

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.