quinta-feira, 1 de março de 2012

Esc@ndalo, Therese Fowler



Título Original: Exposure
Autoria: Therese Fowler
Editora: ASA
Nº. Páginas: 400
Tradução: Susana Serrão


Sinopse:

O controlador pai de Amelia Wilkes não permite que ela namore, mas isso não impede a talentosa finalista do liceu de manter um romance com o colega Anthony Winter. Desesperadamente apaixonados, os dois sonham com uma vida em conjunto e planeiam contar aos pais de Amelia apenas quando ela fizer dezoito anos e se tornar, legalmente, adulta. A mãe de Anthony, Kim, que lecciona na escola que ambos frequentam, sabe - e guarda - o segredo que os une. Mas a paixão deles é exposta mais cedo do que planeavam. O pai de Amelia, Harlan, fica chocado e furioso ao encontrar fotografias de Anthony, nu, no computador da filha. Meras horas depois Anthony é preso. Quando os acontecimentos começam a espiralar fora de controlo e o caso toma uma dimensão nacional, Amelia e Anthony arriscam tudo numa ousada e perigosa tentativa de limpar os seus nomes e terminar com a loucura em que tudo aquilo se tornou.


Opinião:

Um segredo profundo e enamorado possibilita o reencontro diário entre duas almas gémeas que nasceram para se acompanharem uma à outra, tanto no amor como na paixão que partilham pelas artes performativas. Mas um segredo desta importância, quando revelado, pode ser o gatilho que disparará a mais certeira e conflituosa das balas... uma bala capaz de encurralar o futuro de um rapaz inocente, de enfurecer um pai ultra protector e de, aos poucos, matar o interior de uma mulher apaixonada.

Esc@ndalo é um romance revolucionário na medida em que, com personagens fictícias mas dotado de sentimentos bem reais, consegue chegar ao coração do leitor sem este se dar conta do verdadeiro perigo e implicações que as acções descritas ao longo da trama provocarão numa sociedade que se preza em dar o exemplo, em duas famílias que, de raízes bem distintas, lutam pela sobrevivência pessoal e num casal de jovens que, na inocência da idade, procuram um no outro o companheirismo e conforto do primeiro grande amor.
Com um estilo fluente e naturalmente moderno, Therese Fowler exibe um enredo forte estruturalmente, com um contexto social algo controverso e num seio familiar primado pela ausência de uma relação de confiança e bem-estar, ao mesmo tempo que se permite expandir até à nossa própria realidade, provocando o leitor face a clara possibilidade de tamanho escândalo acontecer bem perto de si.

Amelia Wilkes tem tudo o que uma rapariga pode desejar: é bonita, estudiosa, sabe pesar as suas prioridades e, sem dúvida, de que é incrivelmente talentosa. Apaixonada pelas artes, Amelia adora subir ao palco e deixar o seu dom para o canto e para a representação fluir até ao público que, num jubiloso e emotivo final, não consegue evitar erguer-se dos assentos e congratulá-la com a mais entusiástica salva de palmas. Talvez por isso ela sonhe em ir estudar para Nova Iorque onde o teatro toma conta de grande parte da cultura citadina, ou talvez isso se deva ao amor que nutre por Anthony que, igualmente amante dessa arte representativa, partilha da mesma aspiração artística.
Anthony Winter é cobiçado por muitos, e ainda que não tenha as posses económicas dos seus colegas, não é por isso que tem olhos para alguém mais que não a sua Amelia. Rapaz inteligente, criativo e até romântico, Anthony é o típico estudante que não tem mãos a medir para o talento que possui. Assim, com a sua eterna amada, espera conseguir entrar na Tisch e, quem sabe, alcançar o sonho de ser um actor da Broadway. Mas os sentimentos que tem por Amelia irão colocá-lo em sérios problemas e, contra um pai preconceituoso e temperamental, as suas hipóteses de sucesso são extraordinariamente remotas. Conseguirá este casal atingir a felicidade por que tanto anseia?

A grande fatia do sucesso deste romance deve-se, sem objecções, à qualidade inegável das personagens que Fowler criou para embelezar uma mentira e um perigo extremamente reais. Estes são homens e mulheres com os quais lidamos diariamente, que fazem parte da nossa vida e que nos ajudaram, em algum momento da nossa vivência, a crescer e a aprender com os erros. Isso vê-se pelas diversas e inteiramente diferentes personalidades que – umas mais odiadas que outras – encontram sempre forma de chegar próximo do leitor e, num sussurro provocador, incitá-lo a explorar tanto a calúnia em si como o amor que, de modo abrasador, preenche estas páginas.

Pessoalmente, embora por um lado consiga compreender a posição e atitude de um pai que se vê, subitamente, diante de uma filha crescida e independente, Harlan foi uma personagem de que não gostei. Por cada entrada intrusiva, declaração parcial e visão entorpecida, algo raivoso crescia dentro de mim, ao ponto de ficar enfurecida de toda a vez que Harlan aparecia em cena. O mesmo aconteceu com a sua esposa, ainda que a um nível bastante inferior, no sentido em que esta era incapaz de se impor. Mesmo indo contra os ideais do marido, mesmo acreditando que Amelia deveria de seguir os seus sonhos, os seus desejos e vontades, esta foi uma mulher calada, receosa e submissa. Em contrapartida, gostei imenso do casal – principalmente de Anthony dada a sua força e controlo interior –, e de Kim, a mãe deste maravilhoso rapaz que, ao ver um simples relacionamento tomar proporções judiciais gigantescas, ainda assim foi corajosa e aguentou-se, apoiando e fazendo de tudo pelo filho que tanto ama.

O enredo está composto de forma interessante e curiosa, permitindo a que o leitor tenha acesso aos vários pontos de vista e opções decisivas. Assim, tanto acompanhamos o lado de Anthony e a luta de Kim por conseguir fundos e defesas para o seu caso, como o lado de Amelia e de Harlan que, impedindo a sua filha de estar com o suposto agressor e fechando os ouvidos ao que esta tem a dizer, combate em prol de uma segurança que de modo algum tinha sido quebrada.
Com uma escrita espontânea e singela, descrições assertivas que vão de encontro aos obstáculos presentes nas vidas destas personagens e com um romance muito ao estilo de um «Romeu e Julieta» dos tempos modernos, Esc@ndalo é um livro diferente, pessoal e que certamente despoletará toda uma imensidão e diversidade de emoções e sentimentos pois, não tenho dúvidas, de que cada leitor terá uma visão diferente, após a sua leitura. Uma obra dotada de uma mensagem muito forte e poderosa, que levará a uma reflexão intensa e consciente perante um assunto tão actual e «tecnológico». Mais uma boa aposta da ASA, que continua a surpreender pela positiva. 

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.