terça-feira, 8 de setembro de 2009

Salva-me, Guillaume Musso




Título Original: Sauve-moi
Autoria: Guillaume Musso
Editora: 11x17
Nº. Páginas: 384
Tradução: Sérgio Coelho


Sinopse:


Há um anjo nesta história. Mas negro ou salvador?
Sobrenatural ou apenas humano?
Um livro em que encontramos um pouco de tudo: amor, perda, morte, esperança.

Sam é um pediatra famoso e infeliz: a sua mulher suicidou-se há um ano e todas as manhãs vai falar com ela ao cemitério. Juliette é uma jovem francesa que, depois de ter falhado o seu sonho americano, está prestes a regressar a casa, em França. Cruzam-se quando o carro de Sam quase atropela Juliette, na Broadway, e foi amor à primeira vista. Vivem um fim-de-semana de paixão súbita e incontrolável. E, por uma razão ou por outra, não contam a verdade sobre as suas identidades. Na segunda-feira Juliette parte para Paris e Sam acompanha-a ao aeroporto, mas na hora da despedida falta-lhes a coragem para repor a verdade. Meia hora depois anunciam que o avião que partiu de Nova Iorque com destino a Paris se despenhou no mar. Desolado, Sam não imagina que a história de ambos está ainda longe de chegar ao fim.


Opinião:
Salva-me foi a primeira obra que li do autor, antes de me ser recomendada por uma tia apaixonada por romances, não fazia a menor ideia de quem Guillaume Musso era. Mesmo quando comecei a ler o livro pensei “não, este livro não é para mim”, mas enganei-me. Sou viciada em literatura fantástica e mudar para um romance/drama, após tentar ler outras obras do género sem sucesso, acreditei mesmo que esta edição de bolso se ia ficar pela metade, porém, tenho de admitir que adorei o livro.

É uma história comovente com uma escrita muito acessível, agradável e simples. As personagens estão muito bem construídas e desenvolvidas, com excelentes descrições de locais e situações, e maravilhosos diálogos. Não apenas no caso de Sam e Juliette, mas também nos casos de Grace Costello (uma alma vinda do céu) e Mark Rutelli (um agente da polícia que não encontra qualquer esperança na vida actual que leva), que acabam por exercer um grande ponto de ruptura e desenvolvimento inesperado na história.
Um romance com algumas pitadas de suspense, o que é sempre maravilhoso. Por diversas vezes senti o coração apertar-se e a mente questionar-se se seria possível a história destes dois personagens, Sam e Juliette, terminar assim... E de todas elas fui positivamente surpreendida. Claramente, uma obra a ler.

Tenho outro livro do autor, E Depois..., espero muito em breve ler.

4 comentários:

Paula disse...

Nunca li nada do autor, mas confesso que estou a ficar curiosa, já li comentários dos seus livros e parecem ser realmente bons!

Sara Inês disse...

Tal como a Paula, nunca li nada deste autor, mas cada vez mais tenho curiosidade. Só vejo boas criticas ao livro... O primeiro que gostaria de experimentar era este: Guillaume Musso - Estarás Aí?

Mas vamos lá ver ;)

Jojo disse...

Olá!...
Descobri este teu Pedacinho Literário e rendi-me...
Continua o bom trabalho!

Quanto ao Guillaume Musso, eu só li Estarás aí? e gostei muito. Tenho este Salva-me na pilha de livros para ler. Mas resolvi fazer um intervalo dos livros de Musso e ler outros primeiro. Gosto de diversificar ao máximo nos autores.

Jojo disse...

Já o li. Concordo com tudo o que disseste na tua opinião. Os diálogos maravilhosos, as excelentes descrições. Gostei mesmo muito. Já li dois de Musso. Estou a pensar seriamente ler os restantes.

Bjinho*

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.