sábado, 28 de fevereiro de 2015

Vou Amar-te Para Sempre, Monica Murphy [Opinião]




Título Original: Second Chance Boyfriend
Autoria: Monica Murphy
Editora: Topseller
N.º Páginas: 256


Sinopse:
Perder.
Tudo na minha vida se resume a esta palavra doentia. O meu treinador culpa-me por termos perdido os jogos decisivos da temporada. E o resto da equipa também. Passei os últimos dois meses completamente perdido e fechado sobre o meu desespero, como um autêntico fracassado. E perdi a minha namorada — Fable, a única rapariga que alguma vez mexeu comigo — por não me achar suficientemente bom para ela e por não querer magoá-la.
Agora sei que deixá-la foi um erro e, ao ser cobarde, fui eu quem mais perdeu. Mas, mesmo que ela finja que está tudo bem e que seguiu com a sua vida, sei que ainda pensa em mim. Conheco-a demasiado bem. Raios... Ela é tão fráfil que tudo o que eu mais quero é estar por perto para protegê-la... para abraçá-la... para amá-la.
Só preciso que ela me dê mais uma oportunidade. Estamos perdidos, um sem o outro, mas eu sei que juntos podemos viver um amor incomparável, para sempre.


Opinião:
Existem livros que nos tocam, nos atingem, sem a princípio darmos por isso. Livros que acabam por falar connosco através de uma linguagem muito especial, universal até, ao transmitirem emoções e sensações que nos são conhecidas ou que ansiamos sentir na pele. São esses livros que merecem a nossa atenção e todo o nosso amor. São esses livros que acabam por assentar raízes num local muito particular do meu coração, enquanto leitora ávida de romances, e que sei que voltarei a eles, mais cedo ou mais tarde, por este ou por aquele motivo.

Vou Amar-te Para Sempre inicia-se num ponto deixado em aberto pelo desabrochar repentino e inesperado da história de amor que lhe antecede. Drew não se sente digno do carinho e afecto de Fable, e por saber que muito de errado se passa consigo e que o seu passado pode tornar-se um tormento que já mais o deixará em paz, acaba por tomar a decisão de se afastar, de modo permanente, daquela que ama como nenhuma outra alguma vez amou. Fable, por seu lado, continua a lutar. A lutar por um presente melhor e um futuro mais risonho. A lutar contra um desgosto que a consome, que lhe rasga a carne por dentro. A lutar por sobreviver num mundo sem Drew, e onde marshmallow cessou de existir. Mas o destino, por vezes, tece as suas teias de forma curiosa, e o que ambos julgavam não mais poder ter, não mais usufruir, está mesmo ao virar da esquina...

É impressionante como sinto as palavras a escaparem-me por entre os dedos, a fugir para lugares escondidos onde sabem que não as conseguirei encontrar, de toda e cada vez que penso em escrever sobre este livro. Drew e Fable são um casal magnífico. Forte e altamente viciante. E o trabalho que Monica Murphy criou em redor de ambos, transformando-os em personagens palpáveis, quase à beira do real, só faz com que o meu fascínio por esta história seja ainda maior. Eles sofrem. Eles amam. Eles lutam, um contra o outro e um pelo outro. O amor que floresce destas duas figuras é belo, e extraordinário, e único, e Murphy retrata cada um desses momentos de forma excepcional. Os dramas, os dilemas, as dificuldades... nada na relação de Drew e Fable alguma vez foi fácil, e esse aspecto é particularmente perceptível em Vou Amar-te Para Sempre.

Os intervenientes secundários conferem, ainda, um gosto e toque muito distintos à narrativa. Desde a personalidade irreverente de Owen, passando pela inconstância e absoluta loucura de Adele, até ao acordar imprevisto para a realidade por parte do pai de Drew, cada personagem serve um propósito e tem um papel muito específico a desempenhar. O final de cada uma destas vidas pode não ser o mais feliz, ou o mais surpreendente, mas cada um é, sem dúvida, merecido.
Também de salientar que Jen e Colin surgem nesta segunda obra do quarteto tal e qual uma doce entrada num longo e muito entusiasmante jantar romântico. As peças do puzzle dedicado a estas duas personagens foram expostas, as matizes iniciais escolhidas, pelo que Three Broken Promises apresenta-se, desde já, como mais uma história a não perder. Prevêem-se muitas emoções fortes, muitos suspiros e ainda mais declarações de amor.

Expressar que adorei Vou Amar-te Para Sempre é um eufemismo, pois este é um daqueles enlaces narrativos que tudo tem para surpreender e agradar. A escrita de Murphy é maravilhosamente simples, mas as nuances que dá às suas histórias através de reviravoltas emocionais e surpresas inesperadas conferem-lhe uma particularidade muito especial e que eu, pessoalmente, gosto muito. Gostei imenso deste desfecho no romance de Drew e Fable, mas dúvidas não me restam que mesmo não assumindo os papéis principais, ainda muito teremos a ler sobre estes dois.

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.