terça-feira, 2 de dezembro de 2014

As Páginas Percorridas em Novembro



Sabem quando estão à espera que um mês seja excelente em (quantidade) de leituras, e depois chegam à contagem final e depararam-se com um número bem inferior ao que tinham planeado? Outubro foi um mês mau e embora Novembro tenha sido bastante melhor, até em termos de qualidade, ainda assim não foi suficiente — maldita reading slump que me atacou nos últimos dias do mês! Ainda assim, consegui devorar seis livros... o que não foi mau mas também não foi excelente.

Este é, para mim, uma das grandes surpresas do ano. Já andava para pegar na obra de Rick Yancey há bastante tempo mas desmotivada pela temática alienígena — que não é, de todo, a minha praia — acabei por adiar, e adiar, e adiar mais um bocadinho... até agora. Deixem-me que vos resuma este livro numa só palavra: WOW! Curiosos? 

Não sei se estão recordados mas aqui há uns tempos — um ano, dois talvez? — publiquei a opinião deste livro em inglês. Com a publicação de A Seleção por parte da Marcador, foi-me dada a oportunidade de voltar a reler esta história e sim... continuo a adorá-la! Uma distopia muito, muito leve com um conceito algo inovador e muito, muito televisivo. Adorava ver esta série adaptada ao grande ou ao pequeno ecrã — é um dos meus guilty pleasures. 

Depois de ter feito um trabalho com a aparição deste espectacular autor e comediante britânico para a faculdade, confesso que a vontade de folhear as suas obras, por mais infantis que sejam, era gigantesca. E graças à Porto Editora isso tornou-se possível — penso que realmente só precisava de um empurrãozito para passar do ‘tenho vontade’ para o ‘é hoje que o vou ler’. Avozinha Gângster foi uma belíssima surpresa, e é também um livro que recomendo vivamente — tanto aos mais novos como aos graúdos. Muito giro. 

Colin Bridgerton — preciso dizer mais? Este quarto volume da série Bridgerton de Julia Quinn foi tudo e ainda mais do que eu poderia alguma vez esperar. Adorei a história de Colin — o meu Bridgerton favorito — e de Penelope. Há qualquer coisa nos romances desta autora que me fascinam em absoluto... e talvez por isso este foi um dos grandes favoritos do mês. 

Protagonista excelente. História excelente. Escrita excelente. Tudo é excelente neste romance contemporâneo. Já antes havia lido uma obra da autora, em co-autoria com Siobhan Vivian, Burn for Burn, e não tinha saído desiludida por isso quando vi que este ia ser lançado por terras lusas não tive como lhe resistir. Opinião em breve. 

Holly Black não é nenhuma estranha na minha estante. Recentemente li o seu Doll Bones — do qual, embora seja mais infantil, gostei bastante — e por isso, quando surgiu a oportunidade de devorar este seu Gata Branca simplesmente não tive como resistir. E uau, que bela surpresa. Gostei imenso pela peculiaridade da história e intensidade do protagonista, e mal posso esperar por ler a sua continuação. Muito, muito bom. Opinião em breve.

E em Novembro foi isto — seis histórias muito boas, seis autores espectaculares e seis mundos que me deram um enorme prazer conhecer. Somente posso desejar que Dezembro seja igualmente bom...

E vocês, que páginas percorrem no penúltimo mês do ano?

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.