terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O que 2013 trouxe, e o que ficou...



Oh, que desalento.
2013 não foi um ano nada, nada bom em leituras, e, ao que parece, os planos tecidos nas doze badaladas do ano anterior não se viram, de todo, concretizados — literariamente falando. É com grande pesar que constato, então, que foram opinados menos 27 livros que no ano de 2012, o que não quer dizer que foram somente 57 as leituras feitas durante este ano corrente (foram mais, muitas não estão contabilizadas neste tão pequeno número mas dada a falta de opinião escrita, vou deixá-las para a contagem de 2014). Em páginas, foram devorados menos 10,943 ‘virares literários’ perfazendo então um total de 16,242.
Infelizmente, não posso dizer que esteja inteiramente surpreendida. 2013 pode não ter sido um ano muito frutífero a nível de histórias percorridas, narrativas folheadas, mas foi, e isso sim, um ano extremamente rico em novas experiências e desafios. Com a mudança para um país novo e o recomeço académico incrivelmente puxado em termos de trabalho árduo, não posso afirmar, por completo, que é com tristeza que apresento estes valores. Aliás, mesmo nos momentos mais difíceis, posso dizer que sou muito afortunada por estar a viver o que estou a viver. Assim, e em jeito de conclusão, deixo-vos com aqueles que considero os melhores do ano (novamente, não irei incluir leituras que não estão opinadas no blogue, ainda que existam uma ou duas que definitivamente fariam parte deste leque que apresentarei de seguida—mas, hey, para o ano faço um top mais alargado).

 Os melhores do ano

    
Review                        Review                      Review

    
Opinião                         Opinião                         Opinião

  
Opinião                     Opinião

  
Opinião                     Opinião


Menções Honrosas

    
Review                         Opinião                        Opinião

  
Opinião                                     Opinião

Algo que me deixa contente é ver que o número de opiniões em inglês (e, consequentemente, leituras) aumentou e isso nota-se pelo top e pelas menções honrosas. É impressionante a quantidade de obras de qualidade e a diversidade das mesmas quando se aposta no original... Outro dos planos para 2014, para além de publicar as opiniões (e ler, claro) de mais de 57 livros, e de terminar umas quantas séries/trilogias que tenho em mãos, é também apostar, e cada vez mais, em obras no original. =)

Boas Leituras & Feliz Ano Novo!


Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.