quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Novidade Europa-América - «O Hobbit», J. R. R. Tolkien


Esta é a história da aventura de Baggins, que deu consigo a fazer e a dizer coisas completamente impensáveis...

Título: O Hobbit
Autoria: J. R. R. Tolkien
N.º Páginas: 264

Lançamento: Já disponível
PVP.: 22,75€

Sinopse: Bilbo Baggins é um hobbit que desfruta de uma vida confortável e sem qualquer ambição. Ele raramente se aventura em viagens, não indo mais longe do que até à dispensa da sua casa, no Fundo do Saco. Mas este conforto será perturbado por Gandalf, o feiticeiro, e por um grupo de treze anões, que num belo dia chegam para o levar numa viagem «de ida e volta». Eles têm um plano para pilhar o espantoso tesouro de Smaug, o Magnífico, um dragão enorme e extremamente perigoso.
Encontros inesperados com elfos, gnomos e aranhas gigantes, um dragão que fala, e ainda a presença involuntária na Batalha dos Cinco Exércitos, são apenas algumas das experiências por que Bilbo passará. 

O Hobbit é o prelúdio de O Senhor dos Anéis e já vendeu milhões de cópias desde a sua publicação, em 1937. É claramente um dos livros mais amados e influentes do Século XX.

Sobre o autor:
John Ronald Reuel Tolkien nasceu na África do Sul, de pais ingleses, em 1982. Tinha 4 anos quando o pai morreu e foi já em Inglaterra que fez os seus estudos, concluídos em 1915 na Universidade de Oxford. Alistado no Exército Inglês, combateu na Primeira Grande Guerra e foi vítima da «febre-das-trincheiras», que o levou a estar hospitalizado durante um ano. A seguir à guerra trabalhou na equipa que organizou o Dicionário Inglês de Oxford e começou a leccionar, primeiro na Universidade de Leeds, depois na de Oxford. Tolkien era um especialista do Old English (que vai do séc. VIII a.C. ao séc. XII d.C.) e do Middle English (que vai do séc. XII ao XVI).
O Hobbit, seu primeiro livro (já publicara textos académicos, noemadamente, em colaboração com E. V. Gordon, Sir Gawain and the Green Knight) escreveu-o em 1937, e a trilogia de O Senhor dos Anéis foi publicada nos anos de 1954 e 55. J. R. R. Tolkien viria a morrer em 1973, com 81 anos. 

Imprensa:
«Uma obra-prima incomparável.»
The Times

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.