segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Novidade Planeta - "O Paradoxo Sexual"

Apoiada em dados científicos e estudos sociológicos, a autora conclui que homens e mulheres não são iguais. Isso já se sabe, mas Susan Pinker explica porquê neste ensaio.

O Paradoxo Sexual, obra escolhida pelo diário espanhol El País para os melhores de 2009, é uma análise provocadora sobre como e porque as diferenças de género influenciam as nossas escolhas profissionais e a ambição pessoal.


Título: O Paradoxo Sexual - Rapazes traquinas, Raparigas dotadas e a verdadeira diferença entre os sexos
Autoria: Susan Pinker
N.º Páginas: 368

Lançamento: 22 de Janeiro
PVP.: 24,40€

Sinopse: Após quatro décadas de erradicação das barreiras sexuais a nível laboral e social, por que razão continuam os homens a dominar os cargos de topo, políticos, administrativos... além de serem mais bem pagos pelas mesmas funções? Fundamentada na sua observância, Susan Pinker explica por que as diferenças se mantêm, comparando as vidas de rapazes frágeis e raparigas prometedoras.
A autora deita por terra os estigmas: os sexos são biologicamente equivalentes, os mais inteligentes têm sempre êxito; os homens e mulheres têm idênticas metas. Argumenta também que o homem e a mulher não são clones e que o domínio masculino deve-se apenas a uma sociedade que continua a ser machista, sobretudo quando os homens descobriram que as mulheres são mais inteligentes e combativas e se começaram a sentir ameaçados.

Sobre a autora:
Susan Pinker é psicóloga do desenvolvimento cognitivo e jornalista premiada, que escreve sobre Psicologia e Ciências Sociais para o The Globe and Mail. Exerceu psicologia clínica mais de vinte e cinco anos e é professora no Departamento de Educação e Psicologia da McGill Counselling University. Vive em Montreal com o marido e três filhos.

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.