No ano em que celebra 30 anos de carreira literária e depois de 14 anos sem publicar um romance, Teolinda Gersão regressa com A Cidade de Ulisses, que chega às livrarias no dia 10 de Março.
Sob a forma de homenagem a Lisboa, A Cidade de Ulisses é um romance narrado por um artista plástico que conta a sua história de amor por uma mulher e por uma cidade.
A apresentação pública deste romance estará a cargo de Inês Pedrosa e vai acontecer no dia 30 de Março, pelas 19:00, na Casa Fernando Pessoa. Seguir-se-á um cocktail celebrando os 30 anos de vida literária de Teolinda Gersão e o 4.º aniversário da Sextante.
Título: A Cidade de Ulisses
Autoria: Teolinda Gersão
N.º Páginas: 208
Lançamento: 10 de Março
PVP.: 15,50€
Sinopse: Um homem e uma mulher encontram-se em Lisboa. A sua história, que é também uma história de amor por uma cidade, levará o leitor a percorrer múltiplos caminhos, entre os mitos e a História, a realidade e o desejo, a literatura e as artes plásticas, o passado e o presente, as relações entre homens e mulheres, a crise civilizacional e a necessidade de repensar o mundo.
Sobre a autora:
Teolinda Gersão é autora de O silêncio (romance, Prémio Pen Club 1981), Paisagem com mulher e mar ao fundo (romance), Os guarda-chuvas cintilantes (diário ficcional), O cavalo de Sol (romance, Prémio Pen Club 1989), A casa da cabeça de cavalo (romance, Grande Prémio APE 1985; shortlisted para o Prémio Europeu de romance Aristeion), A árvore das palavras (romance), Os teclados (novela, Prémio da Associação Internacional dos Críticos Literários), Os anjos (novela), Histórias de ver e andar (contos, Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco 2002), O mensageiro e outras histórias com anjos (contos), A mulher que prendeu a chuva (contos, Prémio Máxima de Literatura 2008, Prémio de Literatura da Fundação Inês de Castro 2008) e A árvore das palavras (romance).
Está traduzida em onze línguas. A versão teatral de A casa da cabeça de cavalo ganhou o Grande Prémio do Festival Internacional de Teatro de Bucareste, em 2005. O conto «Um casaco de raposa vermelha» foi adaptado a peça radiofónica e transmitido pela BBC e pela New York Public Radio em 2008.
Sem comentários:
Enviar um comentário