quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Uma Noite de Amor, Mary Balogh [Opinião]




Título Original: One Night for Love
Autoria: Mary Balogh
Editora: ASA
Nº. Páginas: 368


Sinopse:

Numa manhã perfeita de Maio...
Neville Wyatt, conde de Kilbourne, aguarda a sua noiva no altar. Mas, para espanto geral, em vez da bela jovem que todos conhecem aparece uma mendiga andrajosa. Perante a nata da aristocracia, o perplexo conde olha para ela e declara que é Lily, a sua mulher! Ao olhar para aquela que em tempos desposou, que amou e perdeu nos campos de batalha de Portugal, ele compromete-se a honrar o seu compromisso… apesar do abismo que agora os separa.
Até que Lily fala com franqueza...
E afirma querer começar de novo… e que Neville a ame verdadeiramente. Para isso, sabe que terá de estar à altura das expectativas dele, o que a leva a aceitar ser dama de companhia da sua tia e aprender as boas maneiras. A determinada Lily rapidamente conquista a admiração da alta sociedade, demonstrando ser uma condessa à altura do seu conde. Por seu lado, Neville está disposto a tudo para provar à sua formidável mulher que o que sentiu por ela no campo de batalha foi muito mais que desejo, muito mais do que o arrebatamento de…


Opinião:

O amor é uma emoção que mata, que corrói por dentro. É um sentimento que gera controvérsia, alegria e desespero. É uma saudade inesgotável que se expande até ao possível reencontro de duas almas que se cruzaram num caminho comum, num caminho difícil e marcado pela violência e as mazelas da guerra, mas que em nada se deixaram abater, se deixaram minimizar.
O amor é a vida que brota de uma flor, é um beijo roubado que nos marca para sempre, é a companhia que persiste ao nosso lado, a presença que nos guia em direcção à felicidade. Na verdade, o amor é a loucura de se querer ter mais, de se querer ter tudo. E após uma inesquecível noite de amor, Lily ousou desejar... o mundo.

Uma Noite de Amor trata-se de um romance deslumbrante, sobre uma das mais fascinantes épocas da História onde as senhoras, mesmo não sendo vistas com os olhos mais liberais da sociedade, detinham uma elegância e beleza extremas, agraciando os seus maridos e amigos com as conversas mais delicadas e as suas presenças de enorme encanto. Sendo a minha estreia com a autora, foi com grande entusiasmo que parti para a leitura desta obra que antevê uma série maravilhosamente picante e provocadora, mas foi ainda com maior alvoroço que virei a última página. Grácil, suave e rico em conforto, pontuado por uma fogosidade e formosura muito especiais, este é um romance indispensável a todo o leitor que encontrar na vertente histórica da ficção uma boa fonte de entretenimento.
Mary Balogh é já uma autora de reportório respeitável e abundante mas não é por isso que apresenta uma escrita mais desleixada ou descuidada. Muito pelo contrário. Sejam obras recentes ou antigas, o estilo inconfundível de Balogh e a afabilidade da sua linguagem são notáveis em todos os sentidos, e é essa sensação de aconchego, esse realismo e imaginário singulares que transformam esta autora numa das mais conceituadas no seu género.

O universo ficcional por Balogh criado em tudo grita um faustoso contraste de abundância e temor, de serenidade e tirania. Tendo início nos longos períodos das guerras peninsulares, onde um amor invulgar nasceu por entre as metáteses da morte, e culminando num reencontro improvável, quase impossível e extremamente perturbador, este é um enredo que em muito surpreende e cativa. A força interior de Lily, qual leoa que luta pelo último pedaço de uma carcaça há muito ansiada, é de uma magnitude estonteante e a sua vontade em se tornar uma senhora respeitável, uma lady, é tal que o próprio leitor, mero espectador externo, não consegue evitar sensibilizar-se e, por ela, deixar gerar uma admiração profunda. Quanto a Neville, é a sua perseverança e insistência numa relação cujas bases se viram destruídas pelos «canhões» da guerra o factor que verdadeiramente apela à emoção do leitor. E mesmo tendo esta personagem, na minha opinião, um papel (quase) secundário face a destreza e obstáculos presentes na ascensão pessoal de Lily, dúvidas não restam de que é um autêntico herói – um cavalheiro apaixonado, paciente e carinhoso que de tudo fará para reconquistar aquela que lhe roubou o coração em Portugal.

Este é um enredo feito de pequenos pormenores. A subtileza que assiste todo o romance e os pontuais momentos de paixão e prazer puro partilhados pelo casal principal são, somente, alguns dos elementos mais interessantes desta obra e nos quais Balogh conseguiu atingir a perfeição. Nota-se, claramente, a inteligência depositada nos diálogos, a avidez das descrições, a entoação dos sentimentos em cada página, cada frase de Uma Noite de Amor. Mas, também, numa trama onde o elemento de maior importância é o amor, é a aventura de amar e ser amado, a confiança que essa troca de confidências, de amizade e companheirismo requer, que outro tipo de história se poderia esperar? E ainda que seja palpável a desilusão, a raiva e a dor da traição, da sensação de vermos o nosso mundo virar do avesso, a esperança mantém-se presente, mantém-se firme e luta pela felicidade, e pelas novas oportunidades, que o futuro certamente trará.

Quanto a mim, esta foi uma estreia infinitamente arrepiante e deleitável – como se tal já não se notasse na restante opinião. Venerei a essência subtil, e quente, com que a autora preenche e constrói a sua trama. Apaixonei-me pela delicadeza das suas personagens, pela tenacidade com que estas enfrentam um relacionamento à partida condenado, pelo salto de fé, pelo risco que tomam perante uma sociedade feita de costumes e regras. E deliciei-me, é um facto, com a voz única de Balogh, o seu estilo soberano, o seu cuidado, a sua atenção para com os pequenos detalhes que, no fundo, permitem ao leitor sentir, com realismo, a acção assente nas páginas. Simplesmente, adorei.

Uma exímia aposta por parte de uma das mais aclamadas editoras nacionais, ASA, numa autora impecavelmente atenciosa e agradável, numa autora que merece ser apresentada aos leitores portugueses. Um romance absolutamente maravilhoso e divinal que não podem perder. Atrevam-se!

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.