sábado, 31 de dezembro de 2011

Balanço 2011!

Com o ano de 2011 prestes a terminar, chega aquela altura do ano em que os vários blogues da blogosfera dedicam algumas horas do seu tempo a escrever textos e mensagens de cariz mais pessoal, a fazer balanço de leituras, de filmes vistos, de desafios cumpridos e de uma ou outra resolução para o ano seguinte. O Pedacinho, não é excepção.

Infelizmente, 2011 não foi um ano de excelentes leituras. Li mais – relativamente ao ano passado –, li melhor, li com mais afinco, com mais curiosidade e vontade mas, ainda assim, não foi o suficiente. Olhando para trás, poucas são as obras que deixaram algum tipo de marca ou recordação na minha memória... e muitas as que tinha decidido ler este ano – e que acreditava serem magníficas – mas que ficaram por ler.
2012 será um ano de mudanças, tanto na minha vida pessoal como aqui no blogue. Começarei a ler em inglês – o que se traduzirá em algumas opiniões nesse idioma –, tentarei concluir mais desafios literários, farei os possíveis por ultrapassar as 112 leituras deste ano (110 + 2 que ainda estão por comentar) e darei o meu máximo para manter o blogue sempre actualizado.
Antes de entrar em jeito de balanço, quero desejar a todos os leitores, seguidores, amigos, companheiros de leitura e editoras (principalmente a estas últimas uma vez que possibilitaram que o Pedacinho tivesse muitas e novas leituras neste ano de 2011), uma excelente saída e uma ainda melhor entrada no ano que aí vem. Para mim, é um final e começo de ano algo agridoce, com muita tristeza e mágoa, mas com a qual espero aprender, crescer e recuperar em breve. Para vocês... que a esperança por algo melhor continue.

Balanço 2011

Os livros (e autores) que mais gostei:


Grande parte do género fantástico, estas foram as obras que mais me chamaram a atenção, que me cativaram sobremaneira e que me roubaram incontáveis sorrisos, suspiros e até algumas lágrimas. Destaco, em particular, Patricia Briggs – uma autora que nunca esperei que se tornasse a minha favorita de 2011; Quando Sopr@ o Vento Norte – uma leitura frenética num romance delicado e actual, que me levou às gargalhadas e que pelo qual aguardo a publicação da continuação; e O Ladrão de Sombras – uma estreia que adorei, com a qual vibrei, em que derramei lágrimas e que me deixou o coração apertado.

Estatisticamente:
Livros lidos: 112

Fantasia/Terror: 56
Romance: 32
Romance Histórico/de Época: 11
Policial/Thriller: 8
Outros: 5

Autores conhecidos: 10
Novos autores: 65
Autores Portugueses: 7

Autores mais lidos
Gabrielle Lord (7)
Patricia Briggs (4)
Sarah Addison Allen (4)
Laurell K. Hamilton (3)
Sherrilyn Kenyon (3)

Editora mais lida
Saída de Emergência (21)
Quinta Essência (21)

Os objectivos literários traçados para 2011 foram cumpridos. Li mais de 75 livros e o desafio Fantasia foi superado com sucesso. Para melhorar, descobri 65 novos autores, que segui durante o ano e que quero (pelo menos grande parte) continuar a seguir nos anos que vierem.

P.S.- Já viram que 3, dos meus 5, autores mais lidos este ano são do género fantástico? Eu bem tento dispersar-me por outras terras, mas volto sempre a casa. Ah, e são todas mulheres!

Resta-me somente desejar-vos continuação de um excelente dia, umas boas entradas e que o melhor de 2011 seja o pior de 2012.

Beijinhos, Boas Leituras e... até para o ano!

6 comentários:

Morrighan disse...

Feliz 2012 :)
Que possas concretizar todos os teus objectivos!

p7 disse...

Boas entradas, e que o ano que entra seja fantástico. Espero sinceramente que as coisas melhorem. ;)

Também gostei imenso da Patricia Briggs e da Kim Harrison... adoro ler as aventuras da Mercy e da Rachel. :)

Acho que fazes muito bem em começar a ler e a escrever as tuas opiniões em inglês... falando por mim, houve uma altura este ano em que dei por mim a conseguir exprimir melhor uma ideia em inglês do que em português. xD

Rita disse...

Desejo-te um ano cheio de coisas boas e que todos os teus objectivos se tornem realidade.

Beijinhos e tudo de bom. :)

Jojo disse...

Bom Ano Novo!

Elphaba disse...

Partilho muitas das tuas leituras amiga e adoro-as claro. Mas também partilho a tua opinião de que li muito e nem sempre da melhor qualidade.
Mas o ano que vem será melhor, verás :)

Beijinhos e boas leituras. Há e claro, BOM ANO!

Pedacinho Literário disse...

Sofia,
Obrigada! O mesmo para ti, já sabes. :)

p7,
Também eu! E desejo-te igualmente tudo de bom. :)
Sem dúvida. Briggs transformou-se na minha heroína favorita de 2011 e Rachel não está muito atrás! Só tenho pena de, relativamente a esta última, ainda não ter conseguido pegar no “Antes Bruxa Que Morta”, mas a ver se resolvo essa questão.
É, claramente, uma boa maneira de treinar o inglês. De vez em quando dá-me para falar sozinha em casa, como os maluquinhos (lol) e quando dou conta já passei do português para o inglês... mas não há nada como passar isso igualmente para o papel. Até porque ler em inglês tem as suas vantagens... nomeadamente, a diversidade de géneros e autores que não existem publicados em PT. :)

Rita,
Muito, muito obrigada! Desejo o mesmo para ti, com um ano cheio de saúde, alegria e excelentes leituras!

Jojo,
Igualmente. Que tenhas em ano em grande!

Elphaba, miga,
O ano que entrou tem, decididamente, de ser melhor! Acho que temos de começar a seleccionar um pouco mais as leituras, não achas? Falo por mim, como bem sabes, fartei-me de ler este ano e metade ou mais de metade das leituras não foram assim nada de especial, o que não quer dizer que não tenham sido bons livros, etc., simplesmente não me tocaram.

Beijinhos para todas! E votos de um grandioso 2012!

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.