segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A Paixão, Nicole Jordan



Título Original: The Passion
Autoria: Nicole Jordan
Colecção: Tiara
Editora: Livros d’Hoje
Nº. Páginas: 413
Tradução: Ana Reis


Sinopse:

Para escapar a um matrimónio com um homem desprezível com o dobro da sua idade, Lady Aurora Demming faz um acordo escandaloso com Nicholas Sabine, um americano perigosamente atraente, acusado de pirataria e assassínio. Ela concorda em tornar-se sua esposa por um dia... e uma noite gloriosa e inebriante. Aurora regressa à sociedade londrina como viúva de Nicholas Sabine, acompanhada pela sua irmã órfã para enfrentar uma vida sem amor... até que o seu «falecido» marido regressa e insiste que ela honre os votos de matrimónio e povoa os seus sonhos com promessas de um desejo proibido...


Opinião:

Deslumbrantemente luxurioso, apaixonadamente magnetizante e assombrosamente viciante, são somente alguns dos conceitos que definem o segundo romance editado pela recentemente criada colectânea feminina TIARA, da editora Livros d’Hoje. Mais do que uma colecção que rouba suspiros, TIARA afirma-se pela profundidade dos sentimentos que retrata, fazendo toda e qualquer leitora deleitar-se com sonhos recheados de possibilidades infinitas e de amores proibidos e incessantes.
Em A Paixão, Nicole Jordan concretiza as mais escondidas e íntimas fantasias femininas ao apresentar um romance desprovido de pudor e timidez, inebriando as leitoras com a mais intensa e impulsiva das paixões alguma vez partilhada entre um homem e uma mulher. Com dois protagonistas de peso que não têm qualquer problema em fazer as delícias até da leitora mais exigente, A Paixão é uma obra obrigatória no reportório de leituras de toda a real apreciadora de um bom romance histórico que não só apresente a invariável vertente sensual como também um enredo que, no final, deixará saudades.

Lady Aurora Demming é uma mulher infeliz não só por ter recentemente perdido o seu noivo numa missão de guerra mas, principalmente, por se ver forçada a voltar a Londres sob a tutela de um pai pouco ou nada extremoso mas em tudo convicto dos seus ideais e que contra a vontade de Aurora decidiu ligar o seu nome de família a outro cavalheiro inglês oferecendo assim a mão da sua filha em casamento. Encurralada entre a espada e a parede, Aurora faz o maior proveito da sua estada com o primo que tanto adora... até ao momento em que surge a sua oportunidade de libertação.
Nicholas Sabine é um libertino de renome e um pirata implacável que, ao tentar chegar àquela que tanta preocupação lhe rouba, se vê subitamente encurralado numa armadilha inimiga. Acorrentado e feito prisioneiro dos ingleses, é visto por uma jovem e bela dama exactamente no preciso instante em que a sua salvação está longe de ser encontrada. E no entanto...
Uma simples troca de olhares entre Aurora e Nicholas e o inferno sobe à Terra, nas mais variadas formas. Para ela, ele é a encarnação física do seu falecido noivo e para ele, ela é a mulher mais bonita e corajosa que alguma vez viu. Para os dois, aquele único olhar, aquela primeira hesitação será a perdição... e o primeiro passo para uma paixão avassaladora. 

Sendo esta a minha estreia em Nicole Jordan, num registo literário que verdadeiramente aprecio nomeadamente como um intercalar mais light entre leituras extensas e dominadoras, posso afirmar ser impossível ter ficado mais satisfeita e agradada, tanto com o estilo de escrita da autora como pela conduta que proporcionou à sua trama e às suas personagens.
Aurora é magnífica no seu papel de donzela que fervorosamente busca a sua independência e que, após uma reviravolta do destino e do doce sabor da liberdade, se recusa a compartilhar uma convivência matrimonial que de forma alguma tinha sido previamente acordada. Ela é frívola quando necessário e acolhedora nas circunstâncias em que não mais consegue resistir. Destemida, protectora e muito senhora de si, Aurora destaca-se pela simplicidade e desejo de ter aquilo que mais anseia – um pouco de si, da concretização da sua própria vontade.
Nicholas capta igualmente a atenção das leitoras sobretudo pelo seu charme, perseverança e instinto de sobrevivência. Embora esteja longe de compreender o coração ou a dádiva do amor incondicional, encontra em Aurora, sua esposa por um dia e uma gloriosa noite, o calor que julgara ser capaz de receber unicamente de mãos experientes. Será a inocência de Aurora e a incessante vontade de descoberta que despertará em Nicholas um tipo de sentimento para si temeroso e assustador e, no entanto, distintamente ciumento e possessivo.

Em termos de personagens secundárias, Nicole Jordan mostra um leque diversificado de personalidades inteligentes e intrigantes, especialmente no que diz respeito às masculinas. É intolerável a leitora não se deixar enternecer pelos sonhos do pequeno Lorde March de seguir as passadas marítimas do seu irmão mais velho, ou pela protecção que Lorde Wycliff tão facilmente presta à viúva de um parente afastado que está às portas da morte ou até mesmo pela faceta de mulherengo capaz de arrasar o coração até da mais prudente das leitoras, de Lorde Clune. E porém, não poderia deixar de parte a selvagem Raven que, com um nome tão seu característico, ora deixa todos embevecidos à sua passagem como protege, de garras e dentes, a demanda que o seu irmão empreende desde o primeiro dia em que colocou os olhos em Aurora.

O enredo é altamente viciante fazendo, inclusive, a leitora prosseguir viagem em terras londrinas por horas intermináveis e sem qualquer noção de tempo ou espaço real. Pontuado por situações de hesitação, dúvidas e surpresas mas, de igual modo, por intensas descrições de paixão no seu mais puro estado e de um amor em vias de crescimento, A Paixão é um romance que vale a pena desfrutar nem que seja pela mensagem que alberga de que, por vezes, o melhor é aproveitar o presente pois este, no futuro, pode apresentar inúmeras possibilidades de felicidade.

Com uma escrita cuidada e adequada à época, apelativa nas descrições de sentimentos e paisagens e emocionante nas acções narradas, A Paixão retrata, de uma forma belíssima, o que de mais puro um coração pode sentir. Dotado de companheirismo, adulação e muito charme, este é um romance que a vai fazer gritar promessas aos sete ventos em troca de somente uma pequena fracção do que estes dois protagonistas partilham entre si, nestas páginas.
Atreva-se a sentir o êxtase da paixão... garanto que não se vai arrepender. 

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.