domingo, 14 de fevereiro de 2016

P. S. Ainda te Amo, Jenny Han [Opinião]





Título Original: P.S. I Still Love You
Autora: Jenny Han 
Série: To All The Boys I Loved Before, #2
Editora: Topseller 
N.º Páginas: 272

Sinopse
Ele é o único homem que a fez sentir-se viva.
Mas também é aquele que a poderá destruir.
Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito atribulada, pelo menos na sua imaginação. Ela jamais imaginou que as cartas que escreveu a despedir-se dos rapazes por quem se apaixonou, mas a quem nunca teve coragem de confessar o seu amor, chegassem às mãos dos seus destinatários. E por causa disso meteu-se numa grande confusão. Para escapar à vergonha, começou um namoro a fingir com o Peter Kavinsky.
Lara nunca esperou apaixonar-se a sério pelo Peter. E por isso está mais confusa do que nunca.
Agora, ela terá de aprender a estar num relacionamento que, pela primeira vez, não é a fingir. Porém, quando um outro rapaz do seu passado reaparece na sua vida, Lara percebe que também nutre por ele sentimentos mais profundos. Será possível uma rapariga estar apaixonada por dois rapazes ao mesmo tempo?
Uma história dedicada e encantadora, que nos mostra que o amor não é fácil, mas que é por isso mesmo que é tão fascinante apaixonarmo-nos.


Opinião
Há muito tempo que aguardava com ansiedade a publicação da continuação de A Todos os Rapazes que Amei – um romance young adult que me arrebatou por completo e me encheu o coração de ternura e conforto. As expectativas estavam irremediavelmente altas e quando me apercebi que P.S. Ainda te Amo trazia consigo um triângulo amoroso confesso que o receio de não gostar ou de a autora seguir por caminhos em tudo errados tomou assim um bocadinho conta de mim. Mas já devia de saber que Jenny Han não desilude e com ou sem triângulo amoroso, foi um absoluto prazer voltar ao mundo romanticamente atribulado de Lara Jean e de toda a família Song Covey. 

A história começa precisamente no ponto em que terminou no romance anterior, com uma carta direccionada a Peter, mas desta vez com o seu conteúdo revelado ao leitor – ainda me lembro demasiado bem do desespero que senti ao virar a última página de A Todos os Rapazes que Amei! O coração está destroçado, o medo encontra-se à flor da pele e a vontade de ver estas duas figuras novamente juntas é mais intensa, mais sufocante, que qualquer outra coisa. Mas Jenny Han tem várias surpresas dentro da manga, truques que aparentemente seriam clichés mas que nas suas mãos ganham um novo dinamismo e entusiasmo, e esta será, sem dúvida, uma viagem inesquecível para Lara Jean. 

Quase que não tenho palavras para descrever este livro de tão bom que é – e do quanto gostei dele. Lara Jean é uma das minhas protagonistas favoritas dentro do contemporâneo young adult e a sua doçura e simplicidade transformam toda a narrativa em algo extremamente especial, e único, e incomparável. O seu percurso amoroso ao longo destas páginas não é fácil e está cheio de ramificações inesperadas mas a sua postura para com o presente, e a vida, é fabulosa e, no mínimo, inspiradora – doce, até, muito devido a todos os bolos e bolachas que confecciona. 

Adorei ver mais de Peter, descobrir um lado seu que desconhecia e que se viu camuflado por uma atitude mais popular e egocêntrica no romance anterior. Mas gostei igualmente de John, da sua personalidade genuína e afectuosa. Confesso que não gosto de triângulos amorosos mas este... esta é absolutamente imperdível e tão, tão conflituoso pois ainda agora não consigo dizer que preferi um ao outro. Gosto de ambos, sempre gostarei de ambos, e acho que Jenny Han foi bastante perspicaz e inovadora na forma como desenvolver esta componente da narrativa. 
Kitty foi a alma de P.S. Ainda te Amo. Adoro esta pequena peste de coração gigante, e adoraria ainda mais que a autora escrevesse uma sequela em que uma Kitty adolescente fosse a personagem principal. Ah, consigo já antever a sucessão de gargalhadas que seria! 

Este é um daqueles livros com sabor a presente de natal cuidadosamente embrulhado. Com gosto a pipocas numa tarde de cinema em casa. Ou de chocolate quente em frente à lareira enquanto chove, troveja ou neva lá fora. P.S. Ainda te Amo é um romance perfeito para qualquer ocasião e uma continuação que esteve mais do que à altura da maravilhosa, e reconfortante, e verdadeiramente doce obra que o antecede. Um daqueles livros incapaz de apagar o contínuo sorriso nos lábios, P.S. Ainda te Amo aborda temáticas importantes na vida de uma adolescente – o primeiro amor, o primeiro desgosto, o primeiro até breve, o primeiro reencontro com o passado – sem nunca descurar a ligeireza e o divertimento próprios deste tipo de história. Adorei. E quero mais. Muito mais. 

2 comentários:

redonda disse...

Já li os dois e gostei muito.

Pedacinho Literário disse...

Confesso que adorei ambos. Acho que a autora tem uma forma magnifica de escrever que se embrenha em nós durante a leitura. Nem se dá pelo virar das paginas. =)

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.