sexta-feira, 1 de maio de 2015

As Páginas Percorridas em Abril [Aquisições]


E a rúbrica Páginas Percorridas está... de volta!
A ausência tem sido significativa, eu sei, tanto a nível de publicações gerais como de curiosidades e opiniões, e talvez por isso mesmo deixei esta rúbrica mensal um pouco de parte – ao fim e ao cabo, quase que não se justificava quantificar as leituras que têm sido menos que poucas. E embora Abril não tenha sido nada de extraordinário – principalmente tendo em conta os últimos meses –, e esta venha a ser uma publicação algo incompleta e muito sucinta, achei que estava na altura de voltar ao ritmo e, consequentemente, ressuscitar esta bela rúbrica agora com uma estrutura melhorada e mais abrangente – muito ao estilo dos inúmeros blogues internacionais e alguns, poucos, nacionais.


Uh, até tenho medo de olhar para Abril – a sério! Quase que podia jurar que tinha corrido melhor, isto porque embora o trabalho tenha sido muito e o tempo livre pouco, a ideia que tenho do mês é de o ter passado sempre com um livro na mão – estarei enganada? Ao que parece...
O próximo mês não vai ser melhor mas uma coisa posso prometer, as férias em que me encontro agora vão ser parcialmente utilizadas para meter algumas coisas em ordem, nomeadamente leituras de livros que há muito anseio devorar, opiniões de leituras que há muito ando a programar escrever, e publicações de curiosidades que há muito vos quero mostrar. Mas antes de Maio, vem o resumo de Abril...

Novos na Estante


Não sou uma apaixonada por livros absolutamente feliz? Sou, sim senhora! Tenho a sorte, e o prazer, de receber miminhos por parte das editoras e acreditem quando vos digo que todos eles são histórias que quero muito, muito percorrer.
Estou particularmente curiosa com a estreia de Tessa Dare em terras lusas, já que Romance com o Duque é uma obra de época altamente aclamada e faz parte de um género que há muito não folheio – e pelo qual, me apercebo agora, nutro uma certa saudade.
Dias de Sangue e Glória é outro dos que mexem com esta vossa leitora visto A Quimera de Praga ter sido uma das leituras mais recentes – e leitura essa que adorei sobremaneira. Mal posso esperar por lhe pegar!
Patrick Rothfuss é presença assídua, e obrigatória, na estante e por isso A Música do Silêncio tinha de vir cá para casa, principalmente pela edição em si – que é divinal. Apaixonei-me pelas ilustrações e embora ainda não tenha lido O Medo do Homem Sábio, quero ver se meto as leituras deste escritor que é um dos meus grandes favoritos em ordem rapidamente.
Finalmente, destaco Erebos, de Ursula Poznanski, pela temática dos jogos de vídeo que é algo novo para mim e Slated, de Teri Terry, que tinha muita vontade em conhecer – e que é uma das minhas actuais leituras.

Excepcionalmente este mês não haverá fotografia das aquisições estrangeiras uma vez que o avião não perdoou e por isso não consegui tirar a foto antes de partir. Assim, as maravilhas inglesas e americanas que se juntaram à estante em Abril só vos poderei mostrar no próximo mês... Perdoem-me!

Páginas Percorridas

   

Cruel Beauty, Rosamund Hodge (Opinião)

Olhem bem a desgraça!
Abril foi mau – e eu que podia jurar que não tinha sido tão mau assim. Foram percorridas as páginas de dois livros, em língua inglesa, ainda que tenham sido iniciados tantos outros – nenhum efectivamente terminado. Um trata-se do registo escrito e ilustrado do discurso que uma das deusas da literatura infantil deu em Harvard e o outro trata-se de uma história que há muito queria conhecer, e de uma das capas que considero mais bonitas no mercado actualmente.

Excepcionalmente este mês, também, não haverá fotografia das leituras feitas uma vez que a situação referente às compras internacionais abrange também as páginas percorridas este mês. Oops!

O Eleito do Mês


Ainda que Abril só tenha tido duas leituras sinto que devo destacar uma por esta ter sido das grandes favoritas do ano até ao momento – falo de Cruel Beauty. Não consigo meter em palavras o quanto me apaixonei por esta história e suas personagens, foi uma sensação verdadeiramente extasiante. Rosamund Hodge passa assim para o meu leque de autoras de eleição, e que sempre farão parte da estante, pelo que Crimson Bound será, sem sombra de dúvida, também leitura deste ano.

Literatices Diversas


Uma das partes más do mês foi que o meu MacBook Pro velhinho morreu - com os seus longos sete anos e oito meses. Uma das partes boas do mês foi adquirir um boneco novo - outro MacBook Pro, of course. Este já foi baptizado. Chama-se Miles - perceberam a referência? Tenho a certeza que sim. =)

As Aventuras Que Se Seguem

   

Tenho algumas opiniões em atraso de leituras que fui fazendo aos poucos ao longo do ano e de outras que tenho já programadas para um futuro breve, pelo que, e até porque não quero ser demasiado ambiciosa, penso publicar opinião de pelo menos estas duas.

Sem comentários:

2009 Pedacinho Literário. All Rights Reserved.